Concurso Técnico Necropsia da Polícia Civil-RJ 2019: Edital pode sair até dezembro

Edital do Concurso pode sair ainda em dezembro deste ano. Saiba o que faz um Técnico de Necropsia da Polícia Civil-RJ e o que estudar.

Publicado por Sumaia Santana em 23/10/2019 às 17:49:49

Excelente notícia para quem busca informações sobre o concurso da Polícia Civil-RJ 2019 para Técnico de Necropsia! A previsão de divulgação do edital do concurso é para dezembro deste ano.

Estão confirmadas 100 vagas de nível médio para Técnico de Necropsia com salário de R$5.809,58. Se faz tempo que você está de olho nesta oportunidade, pare agora o que você está fazendo e confira as novidades deste concurso. 

O que faz o Técnico de Necropsia?

As funções do técnico de necropsia são lavar, abrir e fechar o cadáver, retirar e manusear os órgãos, além de fazer o embalsamento e formalização se receber orientação para tal.

Existem três tipos de necropsia: para mortes violentas, mortes sem causas aparentes e a “necropsia da escola” quando os técnicos de necropsia estudam as causas do óbito, desde que recebam autorização da família. 

O passo após a necropsia é fazer a identificação para liberar o corpo à família. Caso o cadáver não não for possível fazer a identificação, ele fica em uma câmara fria no IML (Instituto Médico Legal) por 30 dias.

Durante este período é feita coleta de material genético para o caso de algum parente reclamar o corpo. Se após tudo isso nenhum parente aparecer o corpo é enterrado como indigente.

Os requisitos listados nos editais são ter no mínimo 18 anos, ser brasileiro nato ou naturalizado, estar em dia com as obrigações eleitorais, não ter pendências com o Serviço Militar (homens), não ter antecedentes criminais e não ter sido dispensado de serviço público com justa causa ou não nos últimos cinco anos. Em relação à escolaridade, os requisitos para técnico de necropsia são possuir ensino médio completo e conhecimentos em informática, visto que precisará redigir documentos em plataforma de escritório.

Haverá vagas para portadores de deficiência?

O edital do último concurso para Técnico de Necropsia trouxe a informação que 5% das vagas eram destinadas aos portadores de deficiência. O documento informou ainda que esses candidatos seriam submetidos a perícia médica, a fim de verificar se a limitação era compatível com o cargo. É preciso aguardar a publicação do edital do Concurso Polícia-RJ 2019 para saber se haverá reserva de vagas para portadores de deficiência.

O que estudar para o Concurso Polícia Civil-RJ 2019?

As provas dos concursos para técnico de necropsia trazem questões de Língua Portuguesa, Matemática, Noções de Informática, Políticas de Saúde e Conhecimentos Específicos.

Listamos abaixo os assuntos que costumeiramente são cobrados nos concursos para este cargo e que ajudarão você a se preparar para o Concurso Polícia Civil-RJ 2019:

  • Língua Portuguesa: Interpretação de textos literários e não literários, Sentido próprio e figurado, Pontuação, Sinônimos e antônimos, Crase, Colocação pronominal, Classes de palavras (substantivo, artigo, numeral, pronome, verbo, advérbio), Concordância nominal e verbal, Regência nominal e verbal;
  • Matemática: Porcentagem, Razão e proporção, Regra de três simples e composta, Problemas com adição, subtração, multiplicação, divisão, radiciação e potenciação com números racionais nas formas decimal ou fracionária, Equações de 1º e 2º grau, Sistemas de equação de 1º e 2º grau, Média aritmética simples, Gráficos e tabelas, Geometria (área, volume, perímetro e área), Teorema de Pitágoras, Teorema de Tales;
  • Noções de Informática: Windows 7, Pacote Office 2010, Correio eletrônico (preparo e envio de mensagens, anexação de arquivos), Internet (conceitos de URL, busca, sites e impressão de páginas);
  • Políticas de Saúde: Diretrizes e bases do SUS, Artigos sobre saúde da Constituição Federal, Reforma sanitária e modelos de assistência à saúde, Epidemiologia (história e prevenção de doenças), Doenças de notificação compulsória;
  • Conhecimentos Específicos: Noções de anatomia e fisiologia, Sistema nervoso, Sistema muscular, Sistema respiratório, Sistema esquelético, Bases da necropsia forense, Técnicas de necropsia, Normas de biossegurança em necropsia, Traumatologia forense, Tanatologia forense, Técnicas de embalsamento, Armazenamento de materiais.

Demais etapas dos concursos para Técnico de Necropsia

Além da prova, os candidatos são submetidos à Avaliação Psicológica, Investigação Social, Prova de Capacidade Física, Exame Médico e o Avaliação de Títulos e o Concurso Polícia Civil-RJ 2019 certamente haverá tais etapas. Por isso, leia atentamente o edital para entender o andamento de todas as etapas.

Lembrando que você pode testar seus conhecimentos sobre vários assuntos usando nossos simulados. É totalmente online e gratuito. Treine quantas vezes quiser! Acesse os Simulados Gabarite.