Prefeitura de Goiânia: Previsão de vagas para sete secretarias em 2020

A Prefeitura de Goiânia terá vagas em concurso para sete secretarias em 2020. Ainda não há previsão para divulgação do edital. Fique atento!

Publicado por Sumaia Santana em 27/10/2019 às 12:14:53

Na lista dos concursos em Goiás o Concurso Prefeitura de Goiânia 2020 é um dos concursos previstos mais aguardados da Região Centro Oeste.

Esse concurso para o próximo ano, na verdade era para ser em 2019 porque o Tribunal de Contas do Município de Goiás determinou que um processo seletivo fosse finalizado este ano para que a posse acontecesse em 2020.

Mas, como edital não foi publicado, não há definição sobre a banca e já estamos quase em novembro, é pouco provável que o concurso tenha início este ano. 

Concurso Prefeitura de Goiânia 2020: quantas vagas?

O concurso terá vagas para: 

  • Secretaria Municipal de Saúde,
  • Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria de Turismo,
  • Eventos e Lazer, Secretaria de Educação e Esporte,
  • Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos,
  • Secretaria de Desenvolvimento Econômico,
  • Trabalho, Ciência e Tecnologia e
  • Agência da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia. 

Ainda não há consenso sobre o número de vagas.

Mas, estima-se que só para a Secretaria Municipal de Assistência Social sejam 505 vagas distribuídas entre os cargos de Assistente Social, Psicólogo, Nutricionista, para funções da Área Administrativa e Entrevistador.

Então, tudo leva a crer que para as demais secretarias o número de vagas também seja expressivo.

Vagas oferecidas nos últimos concursos das secretarias municipais?

O último concurso da pasta da Assistência Social foi em 2019 e foram ofertadas 303 vagas mais formação de cadastro reserva.

Foram 50 vagas para Assistente Social, 24 vagas para Pedagogo, 90 para Educador Social, 2 vagas para Nutricionista, 78 vagas para Assistente Administrativo, 11 vagas para Manipulador de Alimentos e 28 vagas para Auxiliar de Serviços Gerais. 

Para a Secretaria Municipal de Educação e Esporte também há expectativa de alto número de vagas.

O último concurso da área foi em 2016 e foram mais de 4 mil vagas e, depois disso, o número de funcionários ficou condicionada à contratações temporárias.

Esse concurso teve vagas para Agente de Apoio Operacional, Auxiliar de Atividades Educacionais, Assistente Administrativo Educacional e Profissional de Educação I e II.

Por que o Concurso Prefeitura de Goiânia 2020 contemplará tantos órgãos?

O motivo para um concurso público com vagas para sete órgãos municipais é que eles focaram em Processos Seletivos Simplificados nos últimos anos, ou seja, as vagas eram por tempo determinado e agora esses órgãos precisam completar ou reformular seus quadros de servidores. 

Uma curiosidade sobre a Secretaria Municipal de Assistência Social é que o concurso em 2020 será o primeiro para contratação de servidores efetivos.

A pasta sempre recrutou funcionários por meio de Processos Seletivos Simplificados, cuja característica é a contratação temporária.

O que estudar para Concurso Prefeitura de Goiânia 2020?

Se você mora em Goiânia e busca oportunidade de ingressar em um cargo municipal precisa começar a se preparar agora!

Mesmo sem a definição sobre a organizadora para o concurso é fundamental que você concurseiro comece sua preparação o quanto antes.

Nossa dica é que você se prepare resolvendo simulados exclusivos para a vaga pretendida e provas anteriores. Por exemplo, se você é Assistente Social, resolva simulados para Assistente Social.

Para ajudar você listamos os assuntos que foram abordados no último concurso da Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia realizado em 2016.

A prova teve de 60 a 70 questões sobre Língua Portuguesa, Matemática, Informática, Conhecimentos Específicos e de Geografia, História e Conhecimentos gerais de Goiânia e Goiás. Os tópicos abordados foram:

  • Língua Portuguesa: Interpretação de textos, Sentido próprio e figurado, Pontuação, Acentuação, Crase, Ortografia, Classes de palavras (artigos, substantivos, numeral, pronome, verbo, advérbio), Concordância nominal e verbal, Regência nominal e verbal;
  • Matemática: Números naturais (divisibilidade, máximo divisor comum, mínimo divisor comum, decomposição em fatores primos), Números racionais e irracionais (operações, relação de ordem e valor absoluto), Progressão aritmética e geométrica, Matemática Financeira, Equações, inequações e sistemas de equações, Estatística, Geometria;
  • Informática: Sistema operacional Windows, Pacote Office, Navegadores (Internet Explorer, Google Chrome e Mozilla Firefox), Hardware e software;;
  • Geografia, História e Conhecimentos Gerais de Goiás e Goiânia: Saúde, educação, transporte e segurança na Goiás contemporânea, Aspectos históricos, geográficos, culturais, sociais, econômicos, políticos e administrativos de Goiás e de Goiânia, Atualidades históricas, administrativas, políticas, sociais, científicas, culturais e ambientais de Goiás e de Goiânia.

Lembrando que você pode testar seus conhecimentos sobre vários assuntos usando nossos simulados. É totalmente online e gratuito. Treine quantas vezes quiser! Acesse os Simulados Gabarite.