UFPR divulga ensalamento da primeira fase do vestibular 2019/2020

UFPR divulgou na noite da quarta-feira (23), o ensalamento dos candidatos que irão prestar a primeira fase do vestibular. As provas estão marcadas para o próximo domingo 27 a partir das 14h.

Publicado por Rafael Thomas em 24/10/2019 às 13:57:25

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), divulgou na noite da quarta-feira (23), o ensalamento dos candidatos que irão prestar a primeira fase do vestibular da instituição para o ano de 2019/2020. 

Para ter acesso ao seu comprovante de ensalamento clique aqui.

Primeira fase terá prova aplicada neste domingo (27)

As provas estão marcadas para o próximo domingo (27) a partir às 14h e os comprovantes estão disponíveis no site do Núcleo de Concursos. Ao todo 38 mil candidatos se inscreveram para disputar as 5.628 vagas de graduação em 129 cursos.

As provas acontecerão nas cidades de Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Pontal do Paraná e Toledo.

Os candidatos devem chegar ao local indicado a partir das 12h40, horário em que os portões serão abertos e terão acesso até às 13h30, quando os portões serão fechados. Vale lembrar que o comprovante de ensalamento é obrigatório e deve estar impresso.

O candidato deve também estar munido do documento oficial de identidade original com foto recente ou fotocópia autenticada em cartório.

Os vestibulandos também deverão estar de posse de lápis, apontador, caneta esferográfica de escrita grossa preta e de borracha. Lapiseiras não serão aceitas nos locais de prova.

As provas terão duração total de 5h30 e será aplicada a partir das 14h, encerrando às 19h30. O candidato terá direito a se alimentar dentro da sala de provas, porém líquido só será aceito se as embalagem for transparente e sem rótulo.

O candidato também só poderá deixar o local de prova depois de uma hora e meia do início do concurso.

Para esta primeira fase do vestibular a prova será constituída de 90 questões objetivas sobre conhecimentos gerais divididas em (12 de português, 6 de literatura, 5 de filosofia, 5 de sociologia, 8 de língua estrangeira, 9 de matemática, 9 de física, 9 de química, 9 de biologia, 9 de história e 9 de geografia).

O gabarito provisório deverá ser divulgado no mesmo dia logo depois do fim da prova. O gabarito oficial deve ser liberado no dia 13 de novembro. Para tratar de questionamentos o candidato terá até o dia 30 de outubro.

Segunda fase e vagas disponíveis através do SISU

A instituição informou ainda que disponibilizará mais 1.298 vagas através do Sistema de Seleção Unificado (SISU) e contará com vagas para ampla concorrência. 

Dentro das vagas destinadas a alunos de escola pública, estarão disponíveis  também para pessoas de baixa renda, negros (pardos e pretos), indígenas e com deficiência, reservadas conforme a Lei n.º 12.711/12.

A segunda fase da UFPR acontece no dia 24 de novembro e as provas específicas no dia seguinte (25), para algumas opções de curso. O ensalamento da segunda fase será divulgado no dia 20 de novembro.

Lembrando que você pode testar seus conhecimentos sobre vários assuntos usando nossos simulados. É totalmente online e gratuito. Treine quantas vezes quiser! Acesse os Simulados Gabarite.