Concurso público AL-CE 2020: Cebraspe anuncia EDITAL!

O edital não tem data para ser divulgado, porque, de acordo com o deputado José Sarto, presidente da AL-CE é preciso que a Mesa Diretora aprove a proposta de concurso.

Publicado por Sumaia Santana em 26/10/2019 às 15:54:16

Atenção concurseiros do Ceará! A agenda de concursos no Ceará para 2020 renderá muitas notícias e a primeira você confere agora.

O Estado poderá ter muitos concursos, dentre eles o Concurso público AL-CE 2020. O anúncio deste certame foi anunciado na quarta-feira (23).

O edital não tem data para ser divulgado, porque, de acordo com o deputado José Sarto, presidente da AL-CE é preciso que a Mesa Diretora aprove a proposta de concurso.

Havendo aprovação é criada comissão para produção do edital e licitação para escolha da banca organizadora do concurso público. E por falar em banca, o Cebraspe foi quem organizou o último concurso em 2011.

Serão 100 vagas, sendo 70 para ensino superior e 30 para ensino médio. Para ensino superior, a maioria das vagas serão na área do Direito, as demais são para Contabilidade, Economia, Administração, Arquitetura, Jornalismo, Publicidade e Tecnologia da Informação. As remunerações serão de R$4.500 para ensino superior e R$2.200 para ensino médio.

Por que terá concurso público AL-CE 2020?

O concurso da Assembleia Legislativa Ceará faz parte do pacote de modernização da casa.

O presidente da AL-CE afirma que o concurso é necessário, devido ao surgimento de órgãos relacionados à assembleia como a Escola Superior do Parlamento, TV Assembléia, Procuradoria, Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos e Escritório Frei Tito.

O Concurso AL-CE 2020 também será acompanhado por uma nova política salarial e nova proposta de trabalho.

Como foi a última prova do concurso AL-CE?

A prova do último Concurso AL-CE foi no dia 18 de dezembro de 2011.

De acordo com o edital foram 4224 disputando o cargo de Analista Legislativo nas seguintes especialidades:  Administração, Ciências Contábeis, Ciências Atuariais, Ciências Econômicas, Direito, Estatística, Design, Informática, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Sociologia e Língua Portuguesa (Gramática Normativa e Revisão Ortográfica). 

O número de candidatos por cargo foi: Administração (733), Ciências Atuariais (16), Ciências Contábeis (296), Ciências Econômicos (75), Design Gráfico (37), Direito (1638), Estatística (18), Informática (256), Jornalismo (119), Língua Portuguesa (628), Publicidade e Propaganda (139) e Sociologia (269).

A prova foi composta por 120 questões: 50 de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos. O valor total foi de 120 pontos.

Confira os assuntos de Conhecimentos Gerais que foram abordados na última prova e que poderão ser cobrados na possível prova do Concurso  AL-CE 2020:

  • Língua Portuguesa: Interpretação de textos, Tipos e gêneros textuais, Coesão e coerência textual, Emprego das letras, Acentuação, Crase, Tempos e modos verbais, Relações de coordenação e subordinação entre os termos da oração, Emprego de pronomes átonos,  Concordância nominal e verbal, Correspondência oficial (adequação da linguagem ao tipo de documento, adequação do formato do texto ao gênero);
  • Atualidades: Assuntos relacionados à saúde, transporte, educação, cultura, tecnologia, desenvolvimento sustentável, ecologia em seus contextos atuais e históricos;
  • Informática: Sistemas operacionais (Windows e Linux), Uso de plataformas de escritório (Pacote Office e BrOffice), Redes de computadores, Navegadores (Microsoft Office, Google Chrome e Internet Explorer), Correio eletrônico, Busca e pesquisa na internet, Redes sociais, Armazenamento na nuvem, Procedimentos de segurança;
  • Raciocínio Lógico: Estruturas lógicas, Lógica de argumentação (analogias, inferências, deduções e conclusões), Lógica sentencial ou proposicional (tabelas-verdade, equivalências, diagramas lógicos, Leis de Morgan, proposições simples e compostas), Lógica de primeira ordem, Operações com conjuntos, Contagem e probabilidade, Problemas de raciocínio lógico com aritmética e geometria;
  • Organização do Poder Legislativo Estadual: Constituição Estadual do Ceará, Organização do Estado, Organização dos Poderes, Plano de cargos e carreiras, Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado do Ceará, Regimento Interno da Assembleia Legislativa.

Outros concursos previstos no Ceará em 2020

Além do Concurso AL-CE 2020, os certames previstos são:

  • Secretaria de Turismo (Setur);
  • Secretaria de Esporte e Juventude (Sejuv);
  • Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-CE);
  • Secretaria de Planejamento e Gestão;
  • Procuradoria Geral do Estado (PGE);
  • Procuradoria Geral de Justiça (PGJ);
  • Secretaria de Recursos Hídricos (SRH);
  • Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace);
  • Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE);
  • Fundação Universidade Estadual do Ceará (FUNECE);
  • Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA);
  • Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec);
  • Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP);
  • Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE);
  • Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas-CE);
  • Secretaria de Administração Penitenciária (SAP).

Lembrando que você pode testar seus conhecimentos sobre vários assuntos usando nossos simulados. É totalmente online e gratuito. Treine quantas vezes quiser! Acesse os Simulados Gabarite.