Concurso Soldado Fuzileiro Naval: Curso de formação e testes físicos

Rafael Thomas em 30/01/2020 às 07:27:44 Comunicar erro!

Saiba como participar do concurso para Soldado Fuzileiro Naval: Como é o curso de formação no CIAMPA e como é o teste físico.

Concurso Soldado Fuzileiro Naval: Curso de formação e testes físicos

Para quem deseja ingressar na carreira militar a Marinha do Brasil em breve abrirá seu certame para o corpo de Soldados Fuzileiros Navais. Você sabe o que faz um fuzileiro naval?

O concurso anual é aberto para jovens brasileiros, com idade entre 18 e 21 anos completos até 1 de janeiro de 2021, do sexo masculino, altura entre 1,54m e 2,00m, ensino médio completo e conta com as seguintes etapas:

  • Exame de Escolaridade: Língua Portuguesa e Matemática.;
  • Verificação de Dados Biográficos;
  • Verificação de Documentos;
  • Inspeção de Saúde;
  • Teste de Aptidão Física; e
  • Exame Psicológico.

Como é o curso de formação para fuzileiro naval no CIAMPA?

O certame é realizado a nível nacional e o curso de formação ocorre no Centro de instrução e Adestramento de Brasília e no Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela (CIAMPA), no Rio de Janeiro.

Ao ingressar o jovem deve estar ciente de que o Corpo de Fuzileiros Navais serve a Pátria Brasileira e que valores morais e éticos são primordiais dentro da corporação.

Durante as 17 semanas  que duram o período de formação, os alunos recebem moradia, alimentação, uniforme, ensino de qualidade e salário inicial no valor de R$1.5 mil.

Ao término do curso caso seja aprovado, o aluno será nomeado Fuzileiro Naval com todas os benefícios da carreira militar e futuramente poderá seguir a carreira na Marinha e subir a sua patente para cabo, através do Curso de Especialização (C-Espc), com proventos de mais de R$ 2,6 mil.

É importante começar a intensificar os estudos já que as provas ocorrem normalmente no primeiro semestre do ano e o conteúdo programático contempla as disciplinas de língua portuguesa e matemática através de prova objetiva com duração de 3 horas.

Portanto, não espere o edital sair primeiro, saia na frente, e estude resolvendo o máximo de questões de concursos anteriores que você puder. Indicamos nossos simulados para fuzileiro naval.

Como é o teste físico para o concurso de fuzileiro naval?

Se aprovado no exame objetivo o candidato passará para a segunda fase onde acontece a inspeção de saúde e logo depois os testes físicos de corrida, natação, flexão na barra e abdominal também de caráter classificatório e eliminatório.

  • Corrida -  o candidato deverá correr a distância de 3,2 km em 19 minutos.
  • Natação - a banca exige que o jovem nade pelo menos 50 metros em dois minutos sem pausa e sem apoio nas bordas, raias ou fundo da piscina. O candidato pode usar o nado livre sendo aceito estilos como craw, costas, peito ou borboleta. Vale ressaltar que não é permitido o uso do nado “cachorrinho”.
  • Flexão de barra - será exigido que o futuro fuzileiro faça pelo menos três repetições nas barras. A contagem é feita desde a distensão total dos braços até que o queixo ultrapasse a barra. O estilo também é livre, podendo ser utilizado a forma supinada, com as mãos voltadas para trás ou pronada, com as mãos voltadas para a frente. Para candidatos mais baixos, não importa a forma que o mesmo utilizará para alcançar a barra. Mas o impulso tomado não conta para a primeira execução.
  • Abdominal - serão cobradas 38 repetições do estilo remador. O candidato iniciará com as pernas dobradas, os joelhos unidos, os braços cruzados sobre o peito, com o auxílio de um companheiro, prestando apoio sobre pés e joelhos. Serão contadas entre o toque do dorso no solo e o toque dos antebraços nas coxas. O tempo de execução do exercício é de um minuto.

Vagas do último concurso de fuzileiro naval da Marinha do Brasil?

No último concurso realizado em 2019, a Marinha do Brasil disponibilizou o total de 960 vagas e as provas foram aplicadas nas seguintes cidades:

  • Aracaju - SE; Belém - PA; Brasília - DF; Cuiabá - MT; Florianópolis - SC; Fortaleza - CE; Foz do Iguaçu - PR; João Pessoa - PB; Ladário - MS; Maceió - AL; Manaus - AM; Natal - RN; Paranaguá - PR; Porto Alegre - RS; Recife - PE; Rio de Janeiro - RJ; Rio Grande - RS; Rio Novo - MG; Salvador - BA; São Luís - MA; São Paulo - SP; Uruguaiana - RS; Vila Velha - ES.

Sendo assim, é preciso também estar atento caso precise se dirigir a outra cidade para realizar a prova, caso seja sua escolha na hora da inscrição. Fique atento as próximas inscrições no site da Marinha do Brasil. 

Novo concurso: Concurso Soldado Fuzileiro Naval 2020: Inscrições, vagas e requisitos