Concurso Fuzileiro Naval 2020: Edital em breve! Saiba como participar!

Concurso deve acontecer no primeiro semestre do próximo ano (2020) e selecionará jovens entre 18 e 21 anos de idade. Você sabe como funciona o teste físico?

Publicado por Rafael Thomas em 26/10/2019 às 16:31:17

Para quem deseja ingressar na carreira militar a Marinha do Brasil em breve abrirá seu certame para o corpo de Soldados Fuzileiros Navais. Você sabe o que faz um fuzileiro naval?

O concurso anual é aberto para jovens brasileiros, com idade entre 18 e 21 anos completos até 1 de janeiro de 2021, do sexo masculino, altura entre 1,54m e 2,00m, ensino médio completo e conta com as seguintes etapas:

  • Exame de Escolaridade: Língua Portuguesa e Matemática.;
  • Verificação de Dados Biográficos;
  • Verificação de Documentos;
  • Inspeção de Saúde;
  • Teste de Aptidão Física; e
  • Exame Psicológico.

Como é o curso de formação para fuzileiro naval no CIAMPA?

O certame é realizado a nível nacional e o curso de formação ocorre no Centro de instrução e Adestramento de Brasília e no Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela (CIAMPA), no Rio de Janeiro.

Ao ingressar o jovem deve estar ciente de que o Corpo de Fuzileiros Navais serve a Pátria Brasileira e que valores morais e éticos são primordiais dentro da corporação.

Durante as 17 semanas  que duram o período de formação, os alunos recebem moradia, alimentação, uniforme, ensino de qualidade e salário inicial no valor de R$1.5 mil.

Ao término do curso caso seja aprovado, o aluno será nomeado Fuzileiro Naval com todas os benefícios da carreira militar e futuramente poderá seguir a carreira na Marinha e subir a sua patente para cabo, através do Curso de Especialização (C-Espc), com proventos de mais de R$ 2,6 mil.

É importante começar a intensificar os estudos já que as provas ocorrem normalmente no primeiro semestre do ano e o conteúdo programático contempla as disciplinas de língua portuguesa e matemática através de prova objetiva com duração de 3 horas.

Portanto, não espere o edital sair primeiro, saia na frente, e estude resolvendo o máximo de questões de concursos anteriores que você puder. Indicamos nossos simulados para fuzileiro naval.

Como é o teste físico para o concurso de fuzileiro naval?

Se aprovado no exame objetivo o candidato passará para a segunda fase onde acontece a inspeção de saúde e logo depois os testes físicos de corrida, natação, flexão na barra e abdominal também de caráter classificatório e eliminatório.

  • Corrida -  o candidato deverá correr a distância de 3,2 km em 19 minutos.
  • Natação - a banca exige que o jovem nade pelo menos 50 metros em dois minutos sem pausa e sem apoio nas bordas, raias ou fundo da piscina. O candidato pode usar o nado livre sendo aceito estilos como craw, costas, peito ou borboleta. Vale ressaltar que não é permitido o uso do nado “cachorrinho”.
  • Flexão de barra - será exigido que o futuro fuzileiro faça pelo menos três repetições nas barras. A contagem é feita desde a distensão total dos braços até que o queixo ultrapasse a barra. O estilo também é livre, podendo ser utilizado a forma supinada, com as mãos voltadas para trás ou pronada, com as mãos voltadas para a frente. Para candidatos mais baixos, não importa a forma que o mesmo utilizará para alcançar a barra. Mas o impulso tomado não conta para a primeira execução.
  • Abdominal - serão cobradas 38 repetições do estilo remador. O candidato iniciará com as pernas dobradas, os joelhos unidos, os braços cruzados sobre o peito, com o auxílio de um companheiro, prestando apoio sobre pés e joelhos. Serão contadas entre o toque do dorso no solo e o toque dos antebraços nas coxas. O tempo de execução do exercício é de um minuto.

Vagas do último concurso de fuzileiro naval da Marinha do Brasil?

No último concurso realizado em 2019, a Marinha do Brasil disponibilizou o total de 960 vagas e as provas foram aplicadas nas seguintes cidades:

  • Aracaju - SE; Belém - PA; Brasília - DF; Cuiabá - MT; Florianópolis - SC; Fortaleza - CE; Foz do Iguaçu - PR; João Pessoa - PB; Ladário - MS; Maceió - AL; Manaus - AM; Natal - RN; Paranaguá - PR; Porto Alegre - RS; Recife - PE; Rio de Janeiro - RJ; Rio Grande - RS; Rio Novo - MG; Salvador - BA; São Luís - MA; São Paulo - SP; Uruguaiana - RS; Vila Velha - ES.

Sendo assim, é preciso também estar atento caso precise se dirigir a outra cidade para realizar a prova, caso seja sua escolha na hora da inscrição. Fique atento as próximas inscrições no site da Marinha do Brasil. 

Lembrando que você pode testar seus conhecimentos sobre vários assuntos usando nossos simulados. É totalmente online e gratuito. Treine quantas vezes quiser! Acesse os Simulados Gabarite.