Questão 1074: Preservam-se a coerência textual e a correção gramatical ...

Responda abaixo: Preservam-se a coerência textual e a correção gramatical ao se retirar do texto a expressão "até mesmo" (l.12); mas, nesse caso, prejudica-se a argumentação, devido ao enfraquecimento da ênfase nas...

Questão 1074 | Português, Técnico Administrativo, ANATEL, CESPE, Ensino Médio

Texto associado.
Até meados do século XX, prevalecia, entre os antropólogos, a ideia de que a família nuclear era uma instituição apenas cultural. Hoje se acredita que a família nuclear tenha-se estabelecido por trazer vantagens evolutivas. Várias hipóteses apontam nesse sentido. A relação estável também ganhou espaço porque, entre humanos, criar um filho não é fácil. O bebê exige cuidados especiais por mais tempo que outros primatas. Sob a ótica do pai, estar por perto, para arranjar comida, manter as onças afastadas e garantir a sobrevivência da prole, representava uma superioridade evolutiva. Estima-se que a consolidação da família nuclear tenha deixado marcas até mesmo na anatomia e na fisiologia humanas.

Veja, 10/12/2008 (com adaptações).

Julgue os seguintes itens, a respeito da organização das ideias no texto acima.
Preservam-se a coerência textual e a correção gramatical ao se retirar do texto a expressão "até mesmo" (l.12); mas, nesse caso, prejudica-se a argumentação, devido ao enfraquecimento da ênfase nas consequências da consolidação da família nuclear.