Questão 1210: Preserva-se a coerência na argumentação do texto, incluin...

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Questão 1210 | Português, Técnico Administrativo, Ministério da Saúde, CESPE, Ensino Médio

Texto associado.
      Como discurso que implementa e constrói
significados para as diferenças sexuais, por meio de
processos de diferenciação conflituosos e hierarquizados,
gênero é a instância onde e por meio da qual os seres
humanos aprendem a se converter em e a se reconhecer como
homens e mulheres, nos diferentes contextos históricos,
culturais e sociais. Porque referida a um corpo físico,
portanto natural, a diferença sexual assume um estatuto de
fixidez e universalidade, que oculta as clivagens,
reagrupamentos e ressignificações produzidas na dinâmica
de relações de poder e resistência, específicas e particulares,
que constroem e reconstroem o sujeito sexuado. Isso quer
dizer que a diferença biológica não se inscreve em apenas um
significado natural ou social que lhe é inerente. Ao contrário,
seus significados são construídos e reconstruídos no
entrecruzamento de uma gama de discursos, tais como os da
Medicina, da Biologia, da Psicanálise, da Educação, das
Ciências Sociais, da Política e da Religião, entre outros.

Dagmar E. Meyer. Do poder ao gênero: uma articulação
teórico-analítica. In: Gênero e Saúde
, Marta Lopes et al. (Orgs.).
Porto Alegre: Artes Médicas, 1996, p. 48 (com adaptações).

A respeito das ideias expressas no texto acima e de suas
estruturas linguísticas, julgue os itens a seguir.
Preserva-se a coerência na argumentação do texto, incluindo autor e leitores na construção dos sentidos, se, em lugar de "Isso quer dizer que" (L.12-13), fosse empregada a expressão "A partir disso podemos dizer que".