Comentários sobre a Questão 2181

Disciplina: Português | Comentários: 84

  • Questão 2181. Português - Crase - Nível Médio - BD

  • Aquela candidata _____ rainha de beleza, quando foi _____ televisão, pôs-se _____ roer as unhas.

Gabarito: e


Questão relacionada a um simulado publicado nesta categoria: Simulados para Concursos


Comentários Questão

    Fernandes Marinho Júnior

    Por fernandess em 16/04/2011 às 17:04:51

    Parece-me mais correta a letra A e não E.

    Adriano Pereira Rocha

    Por almenara em 03/05/2011 às 21:32:47

    Apesar de ter errado essa não sei por que motivo, o sinal indicador de crase não ocorrerá antes de "rainha" por que não ocorre o artigo a, mas sim e apenas a preposição "a", o que impossibilita a fusão - ou contração, como afirmam alguns - das duas classes gramaticais (artigo e preposição). Porém, é arriscado lançar uma questão dessas em provas e esperar que não haja recursos, pois pode-se levar a frase para o masculino utilizando "concorre ao título de rainha", ocorrendo artigo + preposição

    Jurandi carlos

    Por jurandi em 12/07/2011 às 14:03:52

    Quem pôs-se a roer as unhas? encontramos o sujeito: Aquela candidata a rainha de beleza. Núcleo do sujeito: Aquela candidata. Mas, candidata a quê? a rainha de beleza, que a meu ver, funcionaria como Complemento Nominal.

    SEAPAO

    Por seaprj em 4/8/2011 às 14:52:38

    Letra E? Impossível !

    Thais Alves da Silva Cabral

    Por thacab em 03/04/2013 às 18:12:29

    A letra A me parece mais adequada, uma vez que, sempre que pudermos substituir - no caso - rainha, por rei, e conseguir encaixar "AO", a versão feminina deverá ter crase.

    Outra explicação: Quem se candidata, se candidata A alguma coisa, logo, juntamente com a palavra feminina rainha, estaria certo emprego da crase. Portanto, letra A.

    Eder Elias

    Por arteirocb em 08/04/2013 às 17:18:30

    A resposta certa é a letra A, pois quem se cadidata, se candidata A algo.

    Ana Paula Felix Costa Ferreira

    Por anafelix em 09/04/2013 às 14:26:59

    Do mesmo modo que não sou candidato "ao presidente", mas sim "a presidente", sendo "à" o feminino de "ao", não posso ser candidato "à rainha de beleza", mas sim "a (preposição sozinha) rainha de beleza". Também é válido pensar da seguinte forma: sou candidato "ao cargo de", "ao posto de" presidente, rainha, diretor... Essas expressões entre aspas estão implícitas quando digo que sou candidato a presidente ou a rainha de beleza. O artigo que existe é relacionado às palavras "posto", "cargo" e não a "presidente" ou "rainha". Assim, ele já está presente, mas oculto em meio a tais expressões implícitas.
    A candidata foi "para a televisão" ou "a (preposição) a (artigo) televisão" = "à televisão". "Para" é preposição e muitas vezes tem exatamente o mesmo valor da preposição "a".
    "Roer" é verbo e... Nem preciso dizer o resto, né?

    Marinheiro

    Por marinheiromb em 12/05/2013 às 20:35:25

    Acredito que o sujeito nunca pode ser preposicionado. Por este motivo o gabarito e letra E.

    claudson rocha etelvino

    Por klaudsonrocha em 26/06/2013 às 06:49:06

    Não pode ser a E.
    A mais correta seria letra A, porque quem é candidata é candidata À alguma coisa

    Tamiris Damiao Machado

    Por tatazinha20 em 10/07/2013 às 03:49:30

    acredito que a opção A seja a correta

    Tamiris Damiao Machado

    Por tatazinha20 em 11/09/2013 às 00:58:13

    impossível, a correta, na minha opinião é a opção A.

    Gildete Soares

    Por gildetesoares em 07/10/2013 às 09:24:21

    Letra A e a correta

    LEANDRO GOMES VALENTIM

    Por le0 em 30/05/2014 às 16:10:57

    Pessoal se passarmos o enunciado para o masculino teremos: AQUELE CANDIDATO A REI...
    não caberia aqui CANDIDATO AO REI...

    PORTANTO NESSE CASO HÁ APENAS A PREPOSIÇÃO!!! BLZ!

    Thiago Fernandes Fiaux

    Por tfiaux em 17/06/2014 às 11:07:50

    Interessante sua explicação Leo, mas ainda estou na dúvida dessa questão, marquei a letra (a) também, e ainda não consegue chegar a conclusão da letra correta. se (a) ou (e)

    Emilia Cristina

    Por emiliacristina em 18/06/2014 às 17:39:54

    Concordo com Leo, Tfiaux. Tive o mesmo raciocínio e marquei a E.

    Antonio Geoge

    Por antoniogeoge em 07/08/2014 às 15:43:24

    Acho que foi uma pergunta maliciosa e teria muitos recursos, inclusive com embasamentos teóricos dizendo que a letra A seria também uma resposta correta.

    ALLAN ROGERIO ALVES DE LIMA

    Por allanlima em 08/09/2014 às 23:29:46

    Marquei a letra: A . Onde foi que eu errei??

    Paula Nunes

    Por paula2012 em 29/10/2014 às 16:25:03

    Eu marquei a letra A também, estranho parece ser realmente a mais adequada, se for levar em consideração as regras gramaticais.

    Daniele Cristina Castilho Santos

    Por danielecastilho em 11/12/2014 às 14:39:08

    Errei, coloquei a letra "A", mas depois consultei uma professora de português e realmente foi muito maliciosa a questão mas a resposta correta é a letra "E". mas em alguns casos a letra "A" também seria considerada correta e dentro de um concurso haveria inúmeros recursos.

    SONAIRA PEREIRA DA SILVA

    Por arianos em 12/12/2014 às 18:45:12

    Também marquei "A" e continuo sem entender porque "E".

    NAIRANY PAULA BATISTA DE CARVALHO

    Por nana11 em 21/12/2014 às 20:18:54

    Acho que é um caso de paralelismo sintático. Com foi utilizado o "de" ( preposição sozinha) então não poderia ser utilizado "à"( prep + artigo) e sim a preposição sozinha ( a)

    Erinete Abrantes

    Por erineteas em 10/02/2015 às 21:53:06

    marquei a letra A e me lasquei kkkkk

    Márcia Paixão Bispo

    Por mbispobandeira em 08/03/2015 às 17:26:21

    Concordo com Leo tbm,foi o raciocínio que utilizei para chegar a resposta correta.

    caio

    Por musa150 em 19/03/2015 às 11:05:05

    poise também achei que fosse a letra A pois substitui , ao rei da beleza logo ocorre a crase em Á rainha da beleza :s que treta o.O

    Rosana Mattos

    Por rosanamattos em 25/03/2015 às 12:52:40

    marquei a letra A tb....estranho nao?!

    Rosana Mattos

    Por rosanamattos em 25/03/2015 às 12:57:22

    realmente eh letra E, nao se usa crase quando funcionam como sujeito

    semaias de araujo simoes

    Por fragata em 04/04/2015 às 15:09:51

    atrapalhou meu gabarito essa questao safada.

    Gustavo Brum

    Por gustavopm em 08/04/2015 às 04:01:52

    vocês tem que prestar mais atenção. É Letra E e está na cara...

    Roberio jesus santos

    Por rjs em 10/04/2015 às 23:09:34

    candidato a rainha
    candidato a rei e não ao rei.
    rainha é o sujeito da frase e não pode ser preposicionado.
    sem duvida é a letrar `e´.
    Foi o que disse o meu professor do cursingo

    Emerson Nunes da Silva

    Por emerson86 em 13/04/2015 às 21:44:02

    rainha é um pronome de tratamento e não aceita crase, apenas dona , senhora e senhorita aceitam crase.

    Vitor Oliveira Kulman

    Por vitorkulman em 02/05/2015 às 21:36:41

    Marquei a A, : ( pelo menos eu sei que muita gente cometeu o mesmo vacilo.
    Candidata nesse caso não esta nem como verbo ,não tem como fazer pergunta, não a crase antes de pronome de tratamento .E o jeito mais fácil de entender é realmente , ligando os pontos que O candidato a advogado da receita morre. O problema mesmo é que caberia recursos alegando ,por exemplo que O candidato ao cargo de advogado ... funcionária perfeitamente, acredito que o principal motivo mesmo é o fato da crase não ser permitida antes de pronome de tratamento, com apenas 2 exceções como Emerson citou acima.

    tania serrao

    Por nyuni em 28/05/2015 às 15:33:23

    A RAINHA A REI E POSSIVEL O RECURSO DE TROCA DE GENEROS SO E VALIDO QUANDO O A NAO FOR POSSIVEL SO O AO O QUE NAO OCORRE...RAINHA PRON. DE TRATAMENTO? NAO SERIA VOSSA MAJESTADE???

    André Luis Siqueira Campos

    Por campos87 em 09/06/2015 às 23:40:45

    Léo,segundo o vídeo que aprendi,se trocarmos a palavra por masculino e ficar (ao ou a) se faz um segundo teste,nesse segundo teste se escreve: eu gosto da (usa-se a palavra,no caso rainha)

    Por isso eu coloquei a letra (A).

    Coloque no youtube o título:Crase fácil e descomplicada,nele o professor explica melhor.

    Pollyanne Rodrigues Lopes

    Por pollys em 11/06/2015 às 19:50:41

    Galera, atenção!!! Já foi mencionado em vários comentários, mas para reforçar: Não se diz "Aquele candidato ao rei..." mas sim "Aquele candidato a rei" a crase é resultado da fusão do A artigo com o A preposição, nesse caso só temos um A preposição, portanto sem crase. Espero ter ajudado. Bons Estudos!!!

    NIVEA ROCHA DA SILVA

    Por nivearochas em 12/06/2015 às 10:54:26

    Haveria sim vários recursos se fosse o caso de um concurso... Veja: "Aquele candidato AO trono" Se trocarmos por essa frase, caberia SIM o acento da crase. Pode ser tanto a letra E quanto a letra A.

    Antonio pereira de sousa junior

    Por szajr4 em 01/07/2015 às 16:13:00

    candidato a rei. não há crase.

    KILSON ARRUDA

    Por ttipoa em 06/07/2015 às 16:01:42

    Pessoal, a rainha e à rainha precisam ser diferenciados para saber quem realiza a ação; ambiguidade. Questão altamente maldosa, nem sempre a regra do (a e ao) pode ser usada sem uma analise minuciosa. Lembrem-se quem faz as questões são os mesmos que nos ensinam em cursinhos, ou seja, sabem como pensamos.

    Sabrina Biffi Trindade

    Por arlena em 27/07/2015 às 21:58:44

    A letra A esta incorreta pois "a" não pode leva crase pois "rainha" é um nome de tratamento.

    Eliana de Aquino Oliveira Lima

    Por eliaquino05 em 07/08/2015 às 11:48:22

    Quem se candidata, candidata-se a algo ou a alguma coisa, logo, preposicionado.

    cristiano carvalho dos santos

    Por cristiano1c1 em 24/08/2015 às 15:29:21

    Pessoal! Resposta certa é A! Sem dúvidas!
    Se for sem crase significaria que ela já é rainha! hahaha
    Ela é candidata, então é com crase!

    Rainha é preposicionada ou mudo meus conceitos hahaha

    Valéria Amud

    Por valzita em 28/08/2015 às 13:40:12

    Com crase!Letra A é a resposta certa!
    "a rainha de beleza" sem crase nos remete a um aposto:
    "Aquela candidata,a rainha de beleza", e não "aquela candidata (AO posto de )rainha de beleza"

    Moises Monteiro

    Por gprison em 28/08/2015 às 18:39:58

    Acho que a banca, nesse caso, cometeu um erro porque quem se candidata se candidata a alguma coisa, e se colocássemos essa frase no masculino ficaria "candidato ao rei da beleza" e NÃO
    "Aquele candidato o rei da beleza".
    Por essa eu não gabaritei, sacanagem..

    Alan do Nascimento Costa

    Por alancostarj em 29/08/2015 às 12:20:31

    Ao substituir "Aquela candidata a rainha de beleza" por "Aquele candidato ao rei da beleza" nos remete a utilizar a crase nessa proposição.Portanto a questão correta seria a alternativa A.

    Debora Cristina

    Por deusadeby em 13/09/2015 às 07:00:38

    A dúvida com relação a 1° frase ," a candidata a rainha" claro que nao tem crase, quem é candidata é candidata e pronto então não exige preposição sempre devemos olhar o termo anterior e posterior o termo anterior deve exigir preposição e o termo posterior deve aceitar o artigo.

    Ricardo Moura

    Por paveri10 em 16/09/2015 às 00:34:46

    então pessoal, nos pronomes de tratamento, só é aceitável em, À senhora, À senhorita, e À madame, todos os demais pronomes de tratamento não aceita a crase. por isso uma boa galera errou, por que simplesmente trocaram a rainha por ao rei. e esta errado.

    kasusclay amorim de mlo

    Por kasusclay em 20/09/2015 às 15:51:02

    Confesso que também coloquei o item "A", mas analisando com mais calma, constatei que não verbo na primeira sentença " Aquela candidata a rainha de beleza", podemos usar o chamado paralelismo sintático. Vejam: "a" rainha "de" beleza, foi fosse "a" rainha "da" beleza, assim poderia haver crase.

    Fernando V M Pereira

    Por fvmp em 22/09/2015 às 10:00:50

    Antes de verbos, não se usa crase, portanto, letra E

    Paulo Victor Araújo da Silva

    Por pvictor10 em 09/10/2015 às 17:47:46

    Eu vou é levantar um recurso para essa questão 7), contra esse simulado. Pois faz mais sentido ser a a) do que ser a e).

    marcio paixao

    Por marciochacal em 13/10/2015 às 16:33:44

    ERREI ESSA, MAS SEGUE UM RACIOCÍNIO SIMPLES...
    CANDIDATA A RAINHA
    CANDIDATO A REI
    REALMENTE NÃO TEM CRASE!
    LETRA (E) GABARITO CORRETO

    cristiano frança

    Por francaclf em 25/10/2015 às 02:05:37

    letra "A" e não "E". acertar ai.
    obrigado

    cristiano frança

    Por francaclf em 25/10/2015 às 02:08:07

    acabei de "matar" a questão. Realmente é "E".

    Leandro Portioli

    Por sampaio23 em 29/10/2015 às 15:37:18

    Questão polêmica. Marquei letra A, mas como já explicaram, realmente a letra E é a mais adequada.


    Gustavo Gularte Pereira Brum

    Por g55brum em 30/11/2015 às 02:38:11

    questão errada, correta é A.

    edison mariano

    Por mariano22 em 11/12/2015 às 13:21:13

    Está correta a E porque se trocarmos rainha por rei(canditato a rei) não vai crase.Troca se televisão pro concurso(palavra masculina fica AO que é preposição mais o.E roer e verbo não pode ser antecedido por crase.Fácil!

    Felipe Appolinario

    Por appolinario em 06/01/2016 às 20:08:37

    Questão Errada!!!!!!!

    Natalia Alves Nascimento

    Por natalia0702 em 13/01/2016 às 12:45:22

    A questão não esta errada...

    AQUELE CANDIDATO A REI...
    não caberia aqui CANDIDATO AO REI...

    Na vídeo aula abaixo, o professor explica que: é preciso tomar cuidado com a definição de se precisar de preposição tem crase e etc... nem sempre é assim! Questão com pegadinha.
    https://www.youtube.com/watch?v=FOBS1mY5KjQ

    Francinilda Bezerra

    Por fanin em 04/02/2016 às 00:14:45

    não está errada, falta de atenção msm boba eu ter errado essa, galera não viaja....quem se candidata se candidata a algo, certo? tá. colocando pro masculino ...aquele candidato (a ) rei de beleza.....então...cabe AO???? não cabe.Então... é provável que não muda de maneira alguma, e o o A é sem crase.

    Fernando Maia mineiro

    Por fernandomaiamineiro em 10/02/2016 às 19:45:23

    Eu errei tbm, pórem estou revendo e está correto o gabarito;

    Aquele candidato ao rei de beleza. não há concordância.
    Aquele candidato a rei de beleza. logo não usa crase.

    Junior

    Por altn em 14/02/2016 às 18:47:09

    Gente "candidata" no texto é substantivo e não verbo. Candidatar-se. Por isso não leva crase.

    CARMEN GONCALVES

    Por carmen53 em 22/03/2016 às 12:09:21

    Quem é candidato é candidato a algo, portanto a resposta correta esta na alternativa A

    Marcelino D Avila

    Por marcelinomdv em 25/03/2016 às 17:16:46

    Ganhou a Letra A pela quantia de Votos... hehe

    Alisson Lindemberg Campos

    Por jada2015 em 14/04/2016 às 16:14:43

    se trocarmos a palavra rainha pelo seu correspondente masculino saberemos que a locução não é passível de crase. "Aquele candidato (a) rei da beleza..."
    Quem vai vai a algum lugar; portanto: "à televisão";
    "roer" é verbo.

    Roger Eliel

    Por rogersargento em 16/09/2016 às 17:49:51

    Rainha é pronome de tratamento,portanto,não leva crase !

    Olimpio muniz

    Por omtsampaio10 em 18/09/2016 às 11:44:37

    Letra E está correta, pois além de CANDIDATO A REI, temos esta regrinha abaixo:

    Antes de nome feminino tomado em sentido genérico ou indeterminado NÃO PODE HAVER CRASE.

    Ela é candidata a rainha do carnaval.

    João Klber Nobre

    Por jksnobre13 em 28/09/2016 às 16:47:08

    Quando se trata do emprego do: A ou HÁ, sabemos que, grifado com HÁ é quando temos tempo passado; e quando grifado com A normal, estamos falando de tempo futuro... Como foi o casa dessa frase em questão;
    Aquela candidata_____ rainha de beleza,...
    Repare que ela ainda concorre ao futuro posto de rainha... portanto, tempo futuro, sem o sinal indicativo de crase.
    Quem sabe não seja esse o motivo ou um deles; já citaram vários aí.

    João Klber Nobre

    Por jksnobre13 em 06/10/2016 às 22:13:11

    Tem que substituir assim amigos para o masculino:
    "Aquele candidato a rei de beleza, quando foi ao radio, pôs-se o baton as unhas."

    O caso mais complicado é o caso da "rainha de beleza", é parecido com:

    Refiro-me a meninas.
    Passando para o masculino temos:
    Refiro-me a meninos.
    Sendo assim sem o acento indicativo de crase...

    (rainha, menina... pronome de tratamento, ok... somente antes de: senhora, senhorita, madame, dona, mesma, propria)

    Venilton Rosa

    Por veniltonrosa em 01/11/2016 às 15:09:59

    Talvez tenha ocorrido um erro de acentuação na questão, desse modo que a frase está marquei a "A" e não entendo pq está errada...

    keila monteiro

    Por kekita em 08/11/2016 às 23:40:33

    Dica: troque o feminino por uma palavra masculina e verifique se temos: "ao" se tiver se usa a crase.
    Aquele candidato ao rei de beleza (não convém)
    Aquele candidato a rei de beleza (convém)
    Nesse caso temos apenas a preposição "a", exigida pelo verbo mas não o artigo "a", logo não existe contração.

    Denise do Valle Bueno

    Por denisebueno em 25/12/2016 às 18:52:09

    tem 3 regras básicas para crase, trocar o feminino por masculino,se tem AO então tem crase
    trocar o A por PARA ou PARA A se tiver que por PARA A e não só PARA tem crase
    substituir o IR por VOLTAR se ficar por exemplo , voltar DA Bahia então tem crase

    Claudio Pessanha

    Por claudio1 em 02/02/2017 às 11:28:36

    Do mesmo modo que vc, Orfeu não é candidato "AO presidente", mas sim "A presidente", sendo "À" (com crase) o feminino de "AO", ela não pode ser candidata "À rainha de beleza", mas sim "A (preposição sozinha) rainha de beleza".

    Entendeu???

    Sempre use o masculino como um todo para verificar se pode trocar pelo AO.

    Vc deve ter trocado dessa forma:
    - candidato "ao cargo de", "ao posto de" presidente, diretor, etc.
    - candidata "ao título de", rainha, miss Brasil, etc.

    Note, que vc incluiu outras palavras na frente de rainha, e portanto, o correto é sempre substituí-las por palavras masculinas, e que nesse caso a frase inteira deve ir para o masculino, onde apenas a preposição "A" é aceita.

    LOGO: SEM CRASE

    ==============================

    Substitua por uma palavra masculina e verifique o uso da preposição AO

    A candidata foi AO clube, show, etc. (COM CRASE)


    ==============================

    "Roer" é verbo no infinitivo. Não se usa crase antes de verbo no infinitivo. (SEM CRASE)

    ==============================

    André Noschang Branco

    Por noschang em 17/03/2017 às 21:01:22

    Aquela candidata A rainha de beleza.
    Se fosse : Aquela candidata à rainha da beleza. (OK)

    LILIAN

    Por lilinhaaa em 17/05/2017 às 10:53:31

    Errei esta questão, coloquei a resposta A.

    Descobri o motivo do erro:
    Em "Aquela candidata a rainha... " não possui crase porque o substantivo antes da palavra feminina ( rainha ) está no sentido genérico, então ela não tem o artigo definido, alterando para REI, fica assim:

    Aquele candidato a rei .... ( não coloca o artigo "O" ).

    CLAUDEMIR MACIEL

    Por maciel2017 em 07/08/2017 às 21:06:16

    Quanta resposta sem sentido!
    observem as virgulas!
    rainha de beleza é sujeito!
    não existe sujeito preposicionado!!!

    Luiz Felipe de Souza Mendes

    Por luizfelipe2210 em 25/08/2017 às 19:41:19

    Fui na Letra A tbm, não entendi a parte da rainha :/

    Carlos Eduardo

    Por kdueddy em 31/08/2017 às 13:41:38

    Não entendi porque não tem crase em "Aquelas candidatas a rainha de beleza", Se trocarmos por rei teremos "ao".

    Mariana santos ferreira

    Por arthur2801 em 01/09/2017 às 15:42:54

    Também marquei letra A,

    fabricio

    Por swfabricio em 22/09/2017 às 19:17:26

    Quem se candidata, se candidata A alguma coisa. se candidata A que ? A rainha de beleza. ( a ) é a correta.

    eliane maria nogueira silva

    Por fam04 em 14/11/2017 às 10:33:31

    Candidata a rainha, candidato a rei...

    Paulo Hipólito Chiarentin Bida

    Por paulinhogios em 13/01/2018 às 22:51:37

    Eu errei essa, marquei a letra A, porém é a letra E, porque ao fazer o teste com uma palavra masculina, percebe-se de que não ocorre crase: Aquele candidato ao rei? Como o correto é: Aquele candidato a rei, não ocorre crase!!!

    helon inacio da silva

    Por heloninacio em 24/01/2018 às 23:04:39

    rainha não é sujeito, o sujeito da frase é , aquela candidata., quem foi a televisão foi a candidata e não a rainha. resposta certa é a letra (A). a crase sim preposição (A) pedida pelo nome candidata e artigo antes de substantivo feminino rainha.

    Thais Santos Dunningham

    Por tatai1 em 01/03/2018 às 08:51:16

    Letra A

    izabel ferreira

    Por izabel1962 em 21/03/2018 às 12:44:29

    marquei a letra A e ate agora não encontrei resposta para me convencer do contrario....


Comentar Questão

Para comentar é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples e rápido!

Não elaboramos as questões, apenas as transcrevemos de provas já aplicadas em concursos públicos anteriores.