← Mais questões

Questão 362668: Uma mulher de 22 anos de idade deu entrada no hospital...

Responda abaixo: Uma mulher de 22 anos de idade deu entrada no hospital com quadro de nefrolitíase associado à hidronefrose e pielonefrite. Ela tem, há 4 anos, quadro de dor lombar à esquerda, com cólica episódi...


Uma mulher de 22 anos de idade deu entrada no hospital com quadro de nefrolitíase associado à hidronefrose e pielonefrite. Ela tem, há 4 anos, quadro de dor lombar à esquerda, com cólica episódica, de grande intensidade, associada a náuseas, vômitos e perda de peso. Há seis meses, foi realizado ultrassom de rins e vias urinárias que apontou litíase, hidronefrose no rim esquerdo e nefropatia parenquimatosa no rim direito. O quadro evoluiu com piora da função renal, alterações na urinálise de 24 horas para o clearance de creatinina, e uremia. Refere último episódio de cólica nefrética há 15 dias. Nessa admissão, ela nega náuseas, vômitos, dores ou febre, e encontra-se em regular estado geral, hipocorada, hidratada, acianótica, lúcida, orientada, sem anormalidades na ausculta cardíaca e pulmonar. A frequência cardíaca avaliada foi de 80 batimentos por minuto, a frequência respiratória de 16 movimentos por minuto e a pressão arterial de 130 mmHg x 80 mmHg. Peso corporal de 50,5kg e altura de 1,56 metros. O abdome mostra-se plano, indolor à palpação, normotenso, sem sinais de peritonite ou visceromegalias. Não há queixas gastrointestinais. Os exames laboratoriais indicaram taxas elevadas de uréia e creatinina, leucocitose e anemia. Iniciado antibioticoterapia – ceftriaxona. Com o agravamento da condição, a paciente foi submetida à hemodiálise. Instalado um cateter de duplo lúmen em veia subclávia direita. Programada realização de fístula arteriovenosa. Queixa-se de fadiga, falta de ar, dificuldades para dormir e refere estar preocupada com sua situação e a perspectiva de vir a se submeter à procedimento cirúrgico.

Acerca dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

Deve-se encorajar a paciente a expressar seus sentimentos e fornecer explicações acerca da sua função renal, da doença e do procedimento a ser realizado, no nível de compreensão da paciente.