← Mais questões

Questão 366005: Uma mulher de 58 anos de idade, após queda da própria ...

Responda abaixo: Uma mulher de 58 anos de idade, após queda da própria altura, teve o membro inferior esquerdo imobilizado por 8 dias. Ela é fumante desde os 18 anos de idade, tem vida sedentária, obesidade, e, ...


Uma mulher de 58 anos de idade, após queda da própria altura, teve o membro inferior esquerdo imobilizado por 8 dias. Ela é fumante desde os 18 anos de idade, tem vida sedentária, obesidade, e, no décimo dia após o acidente, deu entrada no pronto socorro com dor na panturrilha direita, edema depressível intenso e sinal de Homans positivo. Outros sintomas gerais envolviam mal-estar, febre e taquicardia. Após avaliação médica e realização de exames, a mulher foi hospitalizada para tratamento de trombose venosa profunda (TVP).

Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os próximos itens.

O sinal de Homans positivo, forte indicador de TVP, é constatado colocando-se o paciente com a perna estendida sobre uma superfície e solicitando que ele eleve o membro. Na situação hipotética apresentada, a paciente relata dor na panturrilha e não consegue manter a elevação do membro afetado, o que confirma o sinal de Homans positivo.