← Mais questões

Questão 367407: Um homem de 28 anos de idade buscou a unidade básica d...

Responda abaixo: Um homem de 28 anos de idade buscou a unidade básica de saúde por apresentar tosse persistente com expectoração há 4 semanas. Durante a consulta informou que associada à tosse também apresentou ...


Um homem de 28 anos de idade buscou a unidade básica de saúde por apresentar tosse persistente com expectoração há 4 semanas. Durante a consulta informou que associada à tosse também apresentou febre, perda de peso e anorexia. Foram colhidos exames laboratoriais e diagnosticada tuberculose pulmonar basilífera. No teste de Mantoux foi reator forte. O paciente relata estar desempregado e mora em condições precárias com mais cinco pessoas. Atualmente, o paciente não fuma, ingere álcool pelo menos uma vez ao dia. O paciente nunca se submeteu à quimioterapia antituberculosa.

Acerca dessa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.

Deve-se explicar ao paciente a necessidade de tomar os medicamentos na hora correta e seguir o tratamento no tempo previsto, a fim de se evitar a persistência bacteriana e o desenvolvimento de resistência às drogas. Dessa maneira, é importante o acompanhamento supervisionado.