Questão 478: Fragmentos do artigo Pela busca do desenvolvimento, de F...

Responda abaixo: Fragmentos do artigo Pela busca do desenvolvimento, de Fernando Cardim de Carvalho (Folha de São Paulo, 18/10/2003), foram adaptados para compor os itens a seguir. Ordene-os de acordo com a seq...

Questão 478 | Português, Analista Judiciário, TRT, ESAF, Ensino Superior

Fragmentos do artigo Pela busca do desenvolvimento, de Fernando Cardim de Carvalho (Folha de São Paulo, 18/10/2003), foram adaptados para compor os itens a seguir. Ordene-os de acordo com a seqüência em que, pela coerência e coesão, formam um texto.

I. E nesse processo, cada lado tenta mostrar sua posição como mais forte do que realmente é, tentando convencer o oponente de sua própria fraqueza.
II. Formalmente, qualquer processo de negociação envolve questões de duas naturezas: uma de princípios, outra de eficiência.
III. Na prática, essas duas dimensões se confundem. Muitas vezes a busca de uma estratégia eficiente de negociação acaba sendo apenas um véu a cobrir a incapacidade de defender princípios.
IV. Já a eficiência diz respeito aos modos de negociação, já que tal processo raramente é de modo transparente.
V. Na primeira, define-se o que se almeja obter, mas também, e principalmente, os limites do aceitável, do que se pode oferecer.

A seqüência correta é