Segundo estudos de Lopes e Macedo (2011), no livro intitulado Teorias de Currículo, a noção de currículo integrado tem perpassado a história dos movimentos de currículo, obedecendo denominações diversas, tais como currículo global, interdisciplinar, currículo transversal e metodologia de projetos. Mediante essas denominações, os princípios para essa base de integração vinculam-se a três modalidades, a saber:
a) Integração das competências e habilidades a serem formadas nos alunos; integração de conceitos das disciplinas, mantendo-se a lógica dos saberes disciplinares de referência; integração via interesses dos alunos, buscando referência nas demandas sociais e, eventualmente, nas questões políticas.
b) Integração via interesses dos alunos e buscando referência nas questões sociais e políticas mais amplas (via disciplinas escolares); integração por modalidades de ensino integral; integração por interesse de produção e controle de habilidades.
c) Integração pluridisciplinar e legitimidade das disciplinas; integração das políticas mais amplas, com respaldo em demandas sociais; integração por modalidades de ensino integral.
d) Integração de conceitos das disciplinas, mantendo-se a lógica dos saberes disciplinares de referência; integração pluridisciplinar e legitimidade das disciplinas; integração por alternativas curriculares emancipatórias, considerando estudos com o cotidiano.
e) Integração pelas competências e habilidades a serem formadas nos alunos; integração pluridisciplinar e legitimidade das disciplinas; integração por projetos inovadores.