Questão 8441

Veja aqui os comentários que usuários fizeram para essa questão de Português.

  • Questão 8441.   Português - Pronomes - Nível Médio - BD
  • Assinale a alternativa que completa a frase: “ O garoto ______ cobra picou, passa bem.”

Questão publicada em Simulado Pronomes - Exercícios com Gabarito - Português

Comentários Questão

    eduardo cesar da silva
    Por eduardodudu em 02/10/2014 às 10:34:35

    RESPOSTA LETRA A.
    "O garoto A QUEM cobra picou, passa bem.

    Gislaine Andrade Ockner
    Por gi14 em 05/01/2015 às 15:50:07

    A alternativa apresentada como correta não completa corretamente a frase, pois haverá a falta do artigo a.

    nabote aguiar
    Por nabote em 20/01/2015 às 20:51:49

    a alternativa "a" não combina com a frase, pois falta um artigo .

    Vanessa Costa
    Por vanessamariah em 21/01/2015 às 16:41:06

    O gabarito deve estar errado porque para usar esta opção deveria haver um artigo antes da palavra cobra.

    HUGO LEONARDO JOSE SENA FONSECA
    Por hugoslavia em 30/01/2015 às 01:13:23

    Não vem artigo depois da palavra cujo. Portanto, não existe expressões CUJO O , CUJA A, por se tratar de um pronome relativo.

    O "cujo" será pronome relativo se puder ser substituído pela palavra "que".

    Jaqueline Pires Dos Santos
    Por jackjaqueline em 14/03/2015 às 09:06:52

    Para que esteja correta a alternativa A, o artigo A deve vir imediatamente antes da palavra cobra:
    - O garoto a quem a cobra picou, passa bem.
    Sem o artigo, a correta é a alternativa B: O garoto tinha uma cobra, a cobra do garoto o picou. Então ficaria assim:
    - O garoto cuja cobra picou, passa bem.
    Tá explicado por que só 5 pessoas gabaritaram!

    Ana Paula Freitas
    Por paulaf17 em 05/04/2015 às 17:12:27

    Fiquei em dúvida entre a B e a E, mas achei estranho CUJA A, porque CUJA, CUJO não necessita de artigo. Então só podia ser a B. Até porque as demais alternativas só cabem com um artigo no final.

    Joel Santos Ferreira Barbosa
    Por joel290 em 07/04/2015 às 15:02:22

    Essa questão cabe anulação,cade o artigo na opção a?

    Edineia Alves de Sousa
    Por edineia006 em 07/04/2015 às 20:42:54

    Não concordo com o gabarito, a a opção mais cabível é a letra B.

    Ana Cláudia Cobério Barroso
    Por anacb em 06/05/2015 às 16:37:59

    Claro que é CUJA. O pronome está entre dois substantivos e não aceita artigo

    thiago silva pereira rocha
    Por thiago99030685 em 30/05/2015 às 20:58:29

    O garoto cujo a cobrá picou. =correta O garoto a quem cobrá picou =errada sem concordância nenhuma. Apesar de poder mudar o gênero de garoto pra garota era mais bonito se colocarem o garoto o qual a cobrá picou .era mais convincente.

    Weslei Araujo
    Por wesleii em 06/06/2015 às 20:06:04

    O PRONOME RELATIVO CUJO (REFLEXÃO) INDICA IDEIA DE POSSE E CONCORDA COM O TERMO POSSUÍDO. NÃO ACEITA --ARTIGO-- NEM ANTEPOSTO, NEM PROPOSTO. REGRA MUITO CLARA !

    Daiane Santos Souza
    Por dayane1803 em 11/06/2015 às 12:33:13

    O gabarito ta errado, colequei cuja, e aqui ta falando que a resposta certa é a A.

    Sergio Fritz de Andrade
    Por serfritz em 17/06/2015 às 21:06:57

    Também assinalei alternativa "B".
    cuja.

    Acredito estar errado o gaba.
    Onde entramos com recurso?

    Joélcio Moreira Gomes Pinto
    Por joelciocgs em 21/06/2015 às 22:13:02

    O pronome cuja é um pronome relativo possessivo, ou seja, ele é usado quando se tem a ideia de posse. o que não ocorre na letra B.

    A frase : o garoto cuja cobra picou, passa bem.

    Para saber se ocorre a posse, você inverte esse trecho da frase: garoto cuja cobra , por cobra do garoto, se o cuja der ideia de posse , ele será o pronome a ser usado.

    veja esse exemplo: A casa cujas janelas eram de madeiras. Substituindo: As janelas da casa eram de madeiras .

    Nesse exemplo, com certeza o pronome cujas foi usado corretamente. Veja que na resposta da letra B, soou estranho a substituição garoto cuja cobra , por cobra do garoto.

    Espero ter ajudado.

    Doane Daya
    Por ddaya em 22/06/2015 às 21:58:42

    Onde entramos com recurso foi fodaaa ... kkkk
    Também acho que é a letra B.

    davi
    Por davisj1 em 23/06/2015 às 11:38:00

    usar o pronome relativo cujo está errado,pois o cujo só é usado quando indica posse de algo.

    Hozelia oliveira santos
    Por zely em 23/06/2015 às 18:12:04

    também acho que é a B

    Availdo dos santos silva
    Por availdo25 em 19/07/2015 às 20:27:58

    esse gabarito deve está errado,não faz nenhum sentido a letra a. a alternativa correta é a letra b.

    andre luis simao de melo
    Por andrenipponflex em 16/08/2015 às 20:47:14

    a palavra cujo e colocado para se relacionar entre dois substantivos nesse caso, garoto e cobra.

    edneia nascimntoe
    Por y9 em 19/08/2015 às 19:47:58

    esta questao pode esta errada.CUJA a é a certa

    Verica Matos
    Por verica em 23/08/2015 às 15:23:32

    Para que esteja correta a alternativa A, o artigo A deve vir imediatamente antes da palavra cobra:
    - O garoto a quem a cobra picou, passa bem.
    Sem o artigo, a correta é a alternativa B: O garoto tinha uma cobra, a cobra do garoto o picou. Então ficaria assim:
    - O garoto cuja cobra picou, passa bem.

    Cinthia Andrade
    Por cinthi em 22/09/2015 às 23:43:06

    Não gabaritei por causa dessa questão.

    Ana Paula Cordeiro moreira
    Por apcordeiro em 24/09/2015 às 09:34:31

    Tbm não gabaritei por causa dessa. A resposta correta é a letra B.

    Luciana Taques Hekavei
    Por luciana2804 em 29/09/2015 às 10:15:06

    A resposta apontada como sendo a correta, não está completa, pois faltou o artigo "a" para dar sentido à frase.

    jonatas schmitz
    Por jonatass em 12/10/2015 às 08:11:08

    também discordo pois falta o artigo "a"

    Hilda Maria Camargo sos Santos
    Por hilda5 em 19/10/2015 às 16:20:08

    Faltou o artigo "a" para dar sentido à frase.

    Ana Paula Pereira Santos
    Por paulabom em 20/10/2015 às 20:49:44

    Discordo desse gabarito, pois falta o artigo "a"

    MATEUS VIEIRA BRITO
    Por mateus012 em 20/12/2015 às 21:25:00

    tmb acho que nao pode ser cuja,pois o cuja ou a cuja é sempre empregado quando há sentido de posse.

    antonio alison dos santos
    Por alison777 em 23/01/2016 às 12:25:15

    PRONOME RELATIVO *QUEM* É CONHECIDO POR TER CARÁTER PERSONATIVO, OU SEJA, REFERE-SE A PESSOAS OU SERES. (seres de caráter personativo).
    Dessa forma, a letra *A* é a correta.
    *A QUEM* - refere-se ao garoto que sofreu a picada.

    Felipe dos Santos Iwata
    Por felipez13 em 23/01/2016 às 13:08:13

    Apesar do pronome cuja, que está na alternativa B, caracterizar sentido de posse e deixar a frase com uma semântica esquisita, não significa que a alternativa A esteja correta pois faltou o artigo A para fazer a concordância com o substantivo cobra.

    Mariana Carrasco
    Por mari290688 em 01/03/2016 às 11:35:20

    Sem o artigo A na frase fica difícil!

    verusa maciel
    Por ibgeconcurso em 20/03/2016 às 17:43:49

    Não concordo com esse gabarito..

    rafael gil v. de aguiar
    Por rafaelgil27 em 26/04/2016 às 21:58:59

    Partindo do verbo Picar que pode ser Transitivo Indireto veremos que quem pica, pica em algo ou em alguma coisa, como se trata de uma oração subordinada adjetiva usamos um pronome relativo para estabelecer uma conexão entre as orações,pensando assim sem o pronome ficaria a oração desta maneira O GAROTO FOI PICADO PELA COBRA,O GAROTO PASSA BEM para tornar mais eloquente esta oração pode se usar O GAROTO A QUEM COBRA PICOU,PASSA BEM
    pela analise sintática a alternativa A está correta, pois temos nas Orações:

    O sujeito --- a cobra
    Verbo T.indireto. -- picar
    passa bem -- oração subordinada adjetiva do objeto indireto
    O garoto -- objeto indireto
    a quem -- pronome relativo

    OK

    EVANS DE BRITO GONÇALVES
    Por britoevans em 08/09/2016 às 17:06:08

    A ALTERNATIVA A PARECE TER ERRO DE CONCORDÂNCIA, NÃO FALTOU O ARTIGO " A "?

    matheus santos ferreira
    Por tststs em 20/12/2016 às 15:03:27

    a frase em si , não tem sentido . Precisa-se de um artigo antes da palavra cobra . para que fosse o gabarito "a" o correto seria " o garoto a quem a cobra picou , passa bem ".

    matheus santos ferreira
    Por tststs em 20/12/2016 às 15:05:28

    leninha2010 , não existe artigo após o pronome cujo e suas variações

    jean michael da silveira
    Por jeanecheila em 04/05/2017 às 00:40:58

    a palavra CUJA concorda com o termo anterior garoto e o termo seguinte cobra, não necessitando de artigo, portanto correta seria a B

    Leonardo Almeida
    Por leonardo1808 em 30/06/2017 às 11:15:29

    gabarito errado por causa da falta do artigo,opção correta letra B

    Estevão Souza Santos
    Por estevao007 em 14/09/2017 às 18:00:09

    cabe recurso!!

    renata lopes
    Por renatapopy em 24/09/2017 às 19:13:10

    Fica totalmente sem sentido a oração, ficaria se tivesse acompanhado de um artigo.

    karine andrade
    Por confussedy em 25/10/2017 às 23:07:29

    Nnnnn horrível

    itaynara bernardina da silva
    Por ithaynara27 em 20/11/2017 às 19:15:47

    nada a ver

    FRANCIELLY EDUARDA MAZONI
    Por 100613 em 18/01/2018 às 18:44:09

    Na questão é a preposição a + quem.Vejamos pq.
    Sempre que eu fazer uso do pronome RELATIVO "quem", esse tem duas exigências:quando o antecedente for pessoa e SEMPRE acompanhar a preposição "a". Quando não tiver a preposição "a" coladinho no quem, esse não é P.relativo.
    Quem pica, pica algo,alguém.O verbo não pede preposição. Mas como o antecedente do lugar vago na oração é "O garoto" e é pessoa, neste caso mesmo o verbo não pedindo preposição devo colocar ela.
    resposta correta A

    Alexandre Froteric Scarlet
    Por concurseiroleigo em 03/02/2018 às 23:21:14

    Por que não b) cuja; c) o qual; d) em quem; e) cuja a;???

    Raquel Ventura
    Por rv25 em 25/09/2018 às 16:43:00

    Eu também senti que faltou o artigo, por isso fui no cuja quando vi essa questão pela primeira vez. Alguém sabe dizer se essa questão foi anulada?

    Valdirene Pereira da silva
    Por dyrene em 26/06/2019 às 18:59:05

    Deve ter elaborado a pergunta errada, porque falta o artigo para completa a frase.


Comentar Questão

Para comentar é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples e rápido!

Não elaboramos as questões, apenas as transcrevemos de provas já aplicadas em concursos públicos anteriores.