Está correta a reescrita do trecho “... em que todos têm o mesmo ...

Veja os comentários para essa questão de Português.


Questão publicada em Simulado TRE MG - Português - Analista Judiciário - 2013

  • Questão 9967 - Português - Nível Superior - Analista Judiciário - TRE MG - CONSULPLAN - 2013
  • O auge da vida democrática é o momento do voto. A democracia, regime em que a maioria escolhe os governantes, é também o regime da igualdade, em que todos têm o mesmo valor, sejam ricos ou pobres, integrados ou excluídos. Por isso, tenho sustentado que ela é o regime mais ético que existe. Melhor dizendo, é o único regime que hoje podemos considerar ético. As formas de governo que a teoria antigamente chamava de monarquia ou aristocracia, considerando-as legítimas, atualmente apenas podem ser chamadas de ditaduras. Uma ditadura, em nossos dias, é ilegítima. Só a democracia é legítima.
          [...]
          O mínimo, numa democracia, é ter dois lados opostos, divergentes, mas, respeitados. Porém, se eu aplicar o modelo da Ética à Política, entenderei que um lado é o bem, e o outro, o mal; e portanto, tentarei impedir “o mal” até mesmo de concorrer. Assim, foi a perseguição ao comunismo, no Brasil, mesmo quando não tínhamos uma ditadura escancarada. Assim foi a perseguição aos partidos liberais nos regimes comunistas. [...]
          Há saída? O mais óbvio é: a Ética é um pré-requisito. Queremos, de todos os candidatos, que sejam honestos. Que não sejam antiéticos. E, entre os postulantes decentes, optaremos por critérios políticos. [...] É preciso grandeza de espírito para sair dessa incapacidade de pensar o que desejamos construir. Porque propor a Política é formular o futuro.
    (Ribeiro, Renato Janine. Filosofia. Setembro de 2012. Adaptado.)
  • Está correta a reescrita do trecho “... em que todos têm o mesmo valor, sejam ricos ou pobres, integrados ou excluídos.”, sem que haja prejuízo do valor semântico, em

Comentários Questão

    F.Manier
    Por fman em 25/12/2016 às 18:03:30

    Galera, a razão pela qual a B é a corrreta, e não a D:
    Pode-se sempre substituir "onde" por "em que", mas nem sempre podemos substituir "em que" por "onde". Onde, sendo um pronome relativo ou um advérbio de lugar, indica um lugar permanente.

    Rodrigo Mendonça Caldas
    Por rodrigocaldas em 03/05/2015 às 19:57:43

    eduardodudu essa parte final que vc está dizendo que ta errado é a mesma do enunciado, vou ficar com a letra D mesmo.

    Demetrius Augusto Figueiredo
    Por demetriusfig em 09/02/2015 às 19:52:37

    Também concordo

    eduardo cesar da silva
    Por eduardodudu em 13/01/2015 às 16:01:14

    "em que". letra B.

    eduardo cesar da silva
    Por eduardodudu em 13/01/2015 às 16:00:55

    podemos substituir pelo em ou por onde pois ambos indicam lugar na oração. o correto é a letra b. pois na letra d, por causa da conjunção ou temos uma exclusão na explicação dando a entender que só pode ser um ou outro e não os quatro tipos: rico, pobre, integrados e excluídos.

Comentar Questão

Para comentar é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!