Questões de Concursos - Farmacodinâmica - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Farmacodinâmica - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Quimioterapia é o termo utilizado para descrever tanto os fármacos que são seletivamente tóxicos para os microrganismos invasores como os fármacos que têm como alvo os tumores. Considerando os aspectos relacionados aos fármacos utilizados no tratamento do câncer, que é a segunda causa de mortalidade no Brasil, julgue os itens que se seguem. A bleomicina é um antibiótico glicopeptídico capaz de quelar metais e causar a degradação do DNA pré-formado. Seu principal efeito adverso é a fibrose pulmonar.
Em 2003, havia aproximadamente oitenta antibióticos, nove antifúngicos e dezesseis antivirais à disposição no Brasil para o tratamento de doenças infecciosas hospitalares. Em contrapartida, as bactérias adquiriram resistência aos novos antibióticos, de forma proporcional à quantidade desses agentes anti-infecciosos utilizados na prática hospitalar. Em conformidade com essas informações, julgue os próximos itens. Um dos efeitos adversos observados durante a utilização do cloranfenicol é a depressão severa da medula óssea, causando uma pancitopenia no paciente.
A respeito dos sistemas efetores dos receptores e de mensageiros secundários, assinale a opção correta.

O padrão da absorção de fármacos varia consideravelmente de substância para substância, assim como entre as diferentes vias de administração. As formas farmacêuticas são projetadas para ceder o fármaco em uma forma que se ajuste à absorção, a partir de cada via de administração selecionada. Com relação a esses temas, julgue os itens a seguir.

A atividade terapêutica de um profármaco depende, em geral, da sua transformação na forma farmacologicamente ativa antes ou no momento de atingir o seu local de ação.

Os anticoagulantes têm sido indicados também para pacientes que receberam próteses mecânicas de válvulas cardíacas, com o objetivo de impedir a formação de coágulos após o contato do sangue com esses materiais não biológicos. Um anticoagulante importante é a heparina, administrada por via endovenosa em hospitais, utilizada para diferentes tipos de patologias. A respeito dos anticoagulantes, julgue os itens a seguir.

Para se avaliar o potencial de perigo do uso de um medicamento, devem ser consideradas a farmacodinâmica desse medicamento, a dose necessária para atingir esse efeito, as informações sobre o indivíduo que foi exposto e a farmacocinética do medicamento nesse organismo.

A afinidade de uma droga por um receptor na superfície de uma célula e as atividades celulares decorrentes dessa interação estão ligadas à estrutura química da droga. A configuração espacial e a disposição da molécula determinam a especificidade e o encaixe com o receptor. No que se refere às interações entre as drogas e os receptores, julgue os seguintes itens. A resposta biológica é geralmente proporcional ao grau de ocupação.

Sobre o paracetamol, podemos dizer que:

I – Apresenta alto efeito sobre as plaquetas, causando alterações no tempo de sangramento.

II- Em sua toxicidade ocorre elevação plasmática das transaminases (AST e ALT) e moderada bilirrubinemia.

III – A N-acetilcisteína é a droga de escolha para o tratamento de intoxicação.

IV Para crianças menores de 12 anos, deve-se administrar doses isoladas de 40mg a 750mg, a depender do peso e da idade em proporção em torno de 10 a 15mg/kg.

Estão corretas as disposições:

Os fármacos antimicrobianos são utilizados nos tratamentos e nas profilaxias de infecções por microrganismos. No que concerne a essa classe de medicamentos, julgue os itens a seguir. A concentração inibitória mínima representa indiretamente o grau de sensibilidade e resistência das cepas de bactérias.
Os glicocorticoides são esteroides produzidos pelas glândulas da suprarrenal e têm diferentes usos clínicos, como na terapia de reposição em pacientes com a doença de Addison, tratamento da doença de Hodgkin ou no tratamento anti-inflamatório de diversas doenças. Com relação aos fármacos utilizados nas patologias inflamatórias, julgue os itens subsequentes. A prednisona é um fármaco inativo até ser rapidamente metabolizada em prednisolona pelo fígado.

Com relação aos fármacos atuantes no sistema cardiovascular, julgue os itens seguintes.

Verapamil e diltiazem são fármacos diuréticos que bloqueiam os canais de cálcio.