Questões de Concursos - Toxicologia - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Toxicologia - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


A tríade coma, pupilas puntiformes e depressão respiratória sugere intoxicação por:

Entre os ensaios analíticos utilizados na confirmação da presença de substâncias tóxicas, está a espectrometria de massa. A respeito dessa técnica, assinale a opção correta.

A respeito de identificação médico-legal, de aspectos médico-legais das toxicomanias e lesões por ação elétrica, de modificadores da capacidade civil e de imputabilidade penal, julgue o item que se segue.

O ácido lisérgico pode causar no usuário distúrbios de percepção e aguçamento dos sentidos: seus efeitos atingem o pico no prazo de duas a quatro horas do uso e podem durar até doze horas.

Considere os seguintes itens relacionados à toxicidade dos diuréticos:

I - Acidose metabólica hiperclorêmica.

II - Cálculos renais.

III - Cefaléia.

IV - Retenção renal de potássio.

Desses itens, são corretos, somente:

As chamadas natural, herbal ou legal highs pertencem a uma nova geração de drogas fabricadas em laboratório a partir de substâncias sintéticas que reproduzem os efeitos de maconha, cocaína, ecstasy e LSD, mas que não contêm nenhum componente proibido pela legislação. Os seus usuários já compram e utilizam estas substâncias psicoativas sem infringir a lei, uma vez que seus princípios ativos são substituídos por compostos sintéticos lícitos e, posteriormente, misturados a ervas naturais. Sobre as toxicomanias e legislação atual sobre drogas, marque a alternativa correta.

A relação álcool-volante revela facetas cruéis. Em aproximadamente 75% dos acidentes com vítimas fatais nas ruas e rodovias do Brasil, existe um motorista alcoolizado envolvido. O balanço oficial da Operação Natal divulgado no final de 2007 pela Polícia Rodoviária Federal comprovou uma alta participação de motoristas embriagados nos acidentes de trânsito. Julgue os próximos itens, acerca da influência do etanol no organismo de um indivíduo saudável.

O grau de alteração do sistema nervoso central (SNC) provocado por uma droga tem relação com o tempo necessário para a produção de dependência física por essa droga.

A história da toxicologia acompanha a própria história da civilização, pois, desde o início da humanidade, já se conheciam os efeitos tóxicos dos venenos dos animais e de várias plantas. Na Idade Média, Paracelso postulou que toda substância tem potencial tóxico, porém o que diferencia um veneno de um remédio é a dose administrada. A respeito dos principais conceitos dessa ciência tão antiga, assinale a opção correta.

Nos garimpos da região Norte do Brasil, foram relatados inúmeros casos de contaminação de mercúrio, que é utilizado na purificação do ouro, formando o amálgama de ouro. Nessas situações, o mercúrio aquecido é inalado pelo garimpeiro, entra em contato com a pele durante o manuseio ou é ingerido junto com as plantas e animais que foram contaminados no ambiente. A respeito desse tema, julgue os itens que se seguem, acerca dos processos de intoxicação por mercúrio.

A toxicidade de um agente químico pode ser definido por métodos analíticos.

Os resultados da avaliação dos Indicadores Biológicos de Exposição (IBE), em trabalhadores de indústrias de baterias, indicam:

Paul Ehrlich (1854-1915) teve uma atuação destacada no avanço do conhecimento humano pela sua contribuição no entendimento dos mecanismos de ação de substâncias tóxicas (toxicodinâmica) e fármacos (farmacodinâmica), propondo que as substâncias biologicamente ativas teriam receptores no organismo, nos quais ocorreriam as interações com o sistema biológico. Em relação à toxicodinâmica, analise as seguintes afirmativas:

1. As toxicidades provocadas por xenobióticos podem ser classificadas em agudas e crônicas, conforme o número e a persistência de contato do sistema biológico com o agente.

2. Experimentalmente, a avaliação da toxicidade aguda de xenobióticos é feita utilizando pelo menos cinco espécies animais, sendo uma não roedora.

3. Os parâmetros mais utilizados para expressar o grau de toxicidade aguda de substâncias químicas são a DL50 (dose letal 50%) e a DL10 (dose letal 10%).

4. Os valores das doses letais (DL) são calculados estatisticamente a partir de dados obtidos experimentalmente, correlacionando às doses das substâncias com as mortalidades dos animais.

Estão corretas: