Questões de Concursos - UNIFAP - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - UNIFAP - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


A educação profissional de nível técnico destina-se à:

O trabalho docente é parte integrante do processo educativo mais global, pelo qual os membros da sociedade devem ser oportunizados na conquista, pelo conhecimento, para participação e intervenção no contexto em que estão inseridos. Em outras palavras, a prática educativa se processa em suas relações com a sociedade mais geral. Atualmente parece existir certo consenso a respeito de que a prática educativa não se limita à transmissão e à apreensão do conhecimento. Nesse contexto, podemos afirmar que

A oferta de educação pelo poder público municipal deve cobrir, com prioridade,

A educação profissional de nível técnico está regulamentada com as seguintes características, exceto:

De modo especial, entre os docentes, é presente um mal-estar: o mal-estar docente. Recente trabalho de pesquisa feito no Brasil investiga a síndrome do Burnout entre os professores: uma síndrome de desistênc ia, motivada pelo cansaço e pela exaustão emocional. Tais crises, da escola e do educador, acontecem no meio de uma crise mais ampla, captada inicialmente como crise da cultura moderna e posteriormente segundo Morin, como crise planetária. Diante desta aná lise podemos destacar como papel do pedagogo no contexto escolar, no tocante à formação do aluno em meio a estas crises:

As instituições de educação profissional de nível tecnológico estão integradas em território brasileiro através do "Sistema Nacional de Educação Tecnológica", o qual tem sua coordenação centrada no:

O Brasil possui diversos biomas, tais como: floresta tropical, cerrado e caatinga. O termo Bioma pode ser entendido como

A avaliação está presente em toda a vida escolar, além de marcar as práticas pedagógicas e as relações sociais. Como parte do processo de ensinoaprendizagem, ela se torna relevante quando apreendida no contexto escolar em que ocorre. Segundo Juan Manuel Alvarez Mendes (2002) a avaliação que faz alusão à necessária participação de todos os sujeitos que se vêem afetados, principalmente professor e aluno, não como meros expectadores ou sujeitos passivos "que respondem", mas que reagem e participam das decisões que são adotadas e que lhes afetam. Neste sentido, o autor está referindo-se à avaliação:

O câncer é uma grave doença que afeta todos os seres humanos. É resultante de células que não respondem aos mecanismos de controle que fazem uma célula dividir-se e parar de se dividir de acordo com as necessidades do organismo.
 
Sobre o ciclo celular é correto afirmar que

Na organização do currículo escolar brasileiro observa-se que:

I. Cada sistema de ensino e suas respectivas escolas têm ampla liberdade para definir seus componentes integradores. Orientação essa que firma o princípio da flexibilidade curricular propugnada pela LDB e confirma a tendência contemporânea de diversificação das fontes do currículo.

II. Língua Estrangeira Moderna é componente obrigatório em toda a extensão da educação básica, o que se justifica pelo crescente processo de planetarização das relações internacionais, seja no âmbito econômico, seja no âmbito cultural.

III. Mediante ajuste da proposta pedagógica da disciplina Educação Física à faixa etária da população escolar, a mesma passa a ser de caráter obrigatório aos cursos noturnos.