Questões de Concursos - Administrador - Exercícios com Gabarito

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Sinergia é um termo utilizado comumente entre administradores e, sua abrangência é técnica tanto quanto humana, dada à forma como ocorre. Stoner (2000, p.34) explica que sinergia é:
As organizações e os administradores são necessários porque servem a sociedade, realizam objetivos, preservam o conhecimento e proporcionam carreira. (STONER, 2000, p.04). Neste sentido, por organizações entende-se:
O processo de administração na prática não envolve quatro conjuntos frouxamente relacionados de atividades, e sim um grupo de funções interativas (planejar, organizar, liderar e controlar). (STONER, 2000, p.07). No entanto, em suas ações os administradores são limitados por fatores internos como:
Eficácia é um conceito de desempenho que se relaciona com os objetivos e resultados. Entre seus significados está, portanto, o grau de coincidência dos resultados em relação aos objetivos (MAXIMIANO, 2000, p. 123).

Outro significado importante de eficácia é:
Qualquer forma associativa que articulem trabalhadores nos locais de trabalho frente a objetivos comuns, variando quanto a forma e objetivos, podem ser consideradas organizações dos trabalhadores nos locais de trabalho – OLT.(CATTANI, 2002, p.231) Cita-se como exemplo de experiências organizativas deste tipo:
No programa para a gestão de qualidade, é importante enfatizar alguns princípios que nortearam o desenvolvimento dos modelos de qualidade. Um dos influenciadores da qualidade foi Deming, que afirmou que a nova administração deveria “ajudar as pessoas a trabalhar de modo mais inteligente, e não a trabalhar mais”. (DEMING, 1990, p.6, apud CATTANI, 2002, p.249). Um dos princípios muito utilizado foi:
O modelo japonês é uma forma de designação imprecisa de um conjunto de técnicas de organização e do trabalho industrial, de práticas administrativas, relações de trabalho e princípios de gestão de empresa, surgidos na década de 80. (CATTANI, 2002, p.190-191) Há cinco focos freqüentes da atenção de quem evoca este modelo, e, entre eles estão:
Mintzberg desenvolveu o conceito de adhocracia que contrapõe-se à burocracia mecânica porque: (SANDRONI, 1996, p.12)
Alavancagem é um termo usado no mercado financeiro para designar a obtenção de recursos para realizar determinadas operações. (SANDRONI, 1996, p.15). Num sentido mais preciso, significa: (SANDRONI, 1996, p.15)
Estratégia empresarial é a denominação dada à forma de agir das empresas, dentro de uma perspectiva temporal e em decorrência de análise de uma determinada conjuntura. (SANDRONI, 1996, p.15). As estratégias adotadas podem ter várias classificações, entre as quais se destacam: