Questões de Concursos - Geografia - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Geografia - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Segundo Jurandyr Ross (1996), os fatores que determinam a distribuição dos diversos organismos na Terra estão relacionados à disponibilidade e adaptação/tolerância destes à disponibilidade de luz, calor, umidade e nutrientes.

Ainda, para o autor, a importância dos solos para o desenvolvimento, distribuição, crescimento e produtividade dos variados conjuntos vegetacionais está associado a sua importância para

A aquisição de dados espaciais pode ser feita com base em imagens de satélite, que podem ser obtidas com diversos comprimentos de onda, dependendo da sua finalidade. No que se refere aos conceitos básicos que orientam a escolha das imagens de satélite adequadas, julgue os itens a seguir. O espectro eletromagnético contém o espectro visível, cujo intervalo de comprimento de onda está, aproximadamente, entre 700 nm (ultravioleta) e 400 nm (infravermelho).
A aquisição de dados espaciais pode ser feita com base em imagens de satélite, que podem ser obtidas com diversos comprimentos de onda, dependendo da sua finalidade. No que se refere aos conceitos básicos que orientam a escolha das imagens de satélite adequadas, julgue os itens a seguir. Os sistemas de radar são, geralmente, compostos por um transmissor, um receptor, um modulador e um processador.

Estudos demonstram evidências do aquecimento global por meio de observações de elevação das temperaturas médias globais, do degelo das calotas polares, de modificações dos índices pluviométricos em diversos lugares do mundo etc. Diante disso, sistemas naturais podem ser afetados devido à capacidade limitada de adaptação, podendo sofrer danos significativos e irreversíveis.

Nesse sentido, estudos sobre vulnerabilidade da biodiversidade brasileira frente às alterações do clima são realizados, apontando os possíveis impactos e a vulnerabilidade potencial dos ecossistemas, além de fazer algumas recomendações importantes para o futuro.

Sobre esses estudos, analise as seguintes afirmativas e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Devido à intensa mudança de uso da terra e à fragmentação de habitats nos ecossistemas brasileiros, espécies ameaçadas correm um risco maior de extinção. Nas próximas décadas isso poderá se agravar.

( ) Para evitar a perda de espécies, métodos de adaptação são implantados, como o estabelecimento de refúgios, parques e reservas. Mas o alto custo torna as tentativas limitadas.

( ) Apesar dos avanços alcançados nas pesquisas, a infraestrutura compartilhada de dados biológicos ainda é inicial e pouco organizada, dificultando o desenvolvimento de cenários de impacto e vulnerabilidade.

( ) O cerrado brasileiro teve, nos últimos 50 anos, perda significativa de biodiversidade devido ao aumento médio da temperatura de 2 graus Celsius. Isso foi agravado, pela mudança do uso da terra.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Com relação a sensoriamento remoto e técnicas de tratamento ou processamento numérico de imagens digitais, julgue os itens a seguir. A classificação digital permite a aplicação de correções de três tipos: radiométrica, geométrica e atmosférica.
O modelo de objetos representa o espaço geográfico como uma coleção de entidades distintas e identificáveis. Por exemplo, um cadastro espacial dos lotes de um município identifica cada lote como um dado individual, com atributos que o distinguem dos demais. Igualmente, poder-se-ia pensar como geo-objetos os rios de uma bacia hidrográfica ou os aeroportos de um estado. No que concerne à definição de modelo de aplicações em SIG, julgue os itens de 92 a 97. Uma das etapas para a definição de um modelo de aplicações em SIG consiste na definição das classes básicas do modelo e no estabelecimento de suas relações, de acordo com princípios de especialização, generalização e agregação.
No que concerne a sistemas de coordenadas e georreferenciamento, julgue os próximos itens. Para uma área, o modelo vetorial usa uma lista de coordenadas. A sequência em que essas coordenadas aparecem na lista equivale à ordem em que cada ponto deve ser desenhado no mapa ou utilizado em cálculos, o que permite um registro de direção a ser seguida.
O modelo de objetos representa o espaço geográfico como uma coleção de entidades distintas e identificáveis. Por exemplo, um cadastro espacial dos lotes de um município identifica cada lote como um dado individual, com atributos que o distinguem dos demais. Igualmente, poder-se-ia pensar como geo-objetos os rios de uma bacia hidrográfica ou os aeroportos de um estado. No que concerne à definição de modelo de aplicações em SIG, julgue os itens de 92 a 97. O universo conceitual permite mapear as diversas entidades formais para representação geométrica.
A respeito dos tipos de dados utilizados em geoprocessamento, julgue os itens de 56 a 60. Em geoprocessamento, o conceito de rede denota as informações associadas a serviços de utilidade pública, como água, luz e telefone, a redes de drenagem (bacias hidrográficas) e a rodovias. No caso de redes, cada objeto geográfico, como, por exemplo, cabo telefônico, transformador de rede elétrica e cano de água, possui uma localização geográfica exata e está sempre associado a atributos descritivos presentes no banco de dados.
A respeito de sensores óticos, julgue os itens que se seguem. Os sensores ópticos são classificados, em função do tipo de energia que detectam, como sensores termais e de energia refletida.