← Início

Questões de Concursos - Química - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Química - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Em relação à Metrologia Dimensional pode-se afirmar que

O íon cloreto pode ser determinado por titulação coulométrica, em que se emprega um titulante gerado eletroliticamente por um eletrodo ativo a corrente constante. Em uma das aplicações, íons prata são produzidos no anodo. A corrente é precisa e cuidadosamente mantida constante, em um valor conhecido, por meio de um amperostato. O produto da corrente, em ampéres, e o tempo, em segundos, necessário para atingir o ponto final da reação gera o número de coulombs proporcional à quantidade do analito envolvido na eletrólise.

 Tendo o texto acima como referência, julgue os itens a seguir, no que se refere a titulação coulométrica.

A vantagem do método de titulação coulométrica em relação aos processos volumétricos clássicos é a eliminação de problemas associados com a preparação, a padronização e o armazenamento de soluções-padrão.

Graças a atraentes propriedades como grande versatilidade, baixo custo de processamento, resistência térmica, mecânica e química, além de transparência e brilho, o poliéster, mais conhecido como politeraftalato de etileno (PET) vem sendo utilizado, de forma crescente, nos mais diversificados segmentos. Construção civil, indústria têxtil, vasilhame para refrigerantes e medicina são alguns poucos exemplos dos segmentos que empregam esse polímero. Os reagentes utilizados na fabricação do PET são:

HOOCC6H4COOH e HOCH2CH2OH

             ( I )                          ( II )

Os nomes dos monômeros I e II são, respectivamente:

Os fungos e bactérias são os grupos mais representativos dentre aqueles que causam alterações nos alimentos. Dentre as características que propiciam a proliferação destes organismos nos alimentos, um fator é primordial. Este é representado por:

Qual a concentração de DBO nos esgotos de uma estação de tratamento de uma comunidade que gera uma renda per capita de DBO de 54 g/hab.dia e uma concentração per capita de esgotos de 270 l/hab.dia?

A Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE) é um método muito utilizado pela perícia, principalmente na identificação e quantificação de misturas contendo cocaína, lidocaína, cafeína e benzocaína. Sobre esse método é INCORRETO afirmar que:

O carvão ativo é uma material aplicado na redução de cor de produtos alimentícios e bebidas. O fenômeno que permite utilizar o carvão ativo para descolorir soluções é denominado

O método de Kjeldahl remonta ao século XIX e ainda hoje é o método de escolha para a determinação de nitrogênio total. Nele, a amostra é tratada com H2SO4 concentrado, na presença de um catalisador, para converter o nitrogênio — orgânico e(ou) inorgânico — a NH4 +. Esse processo é denominado digestão. A solução é tornada fortemente alcalina para converter o íon NH4 + em amônia, que é então destilada e coletada em um frasco que contém uma solução de concentração conhecida de um ácido padronizado. O ácido que não reagiu com a amônia é titulado com uma solução padronizada de uma base. Julgue os itens a seguir, acerca do método de Kjeldahl e de titulometria de neutralização.

É impossível se determinar o conteúdo de proteínas em uma amostra usando o método de Kjeldahl, já que, além do nitrogênio, as proteínas são compostas de carbono, hidrogênio, oxigênio e enxofre, que não são determinados por esse método.

Considere os mais simples orbitais atômicos s, p, d e f (1s, 2p, 3d e 4f). A soma total do número de planos nodais existentes nesses quatro orbitais é:

Com relação à distribuição da água na natureza, julgue os itens seguintes.

Sendo a água uma substância química essencial para a manutenção da vida, tem-se que, de 0,8% da água doce disponível para consumo humano, 97% são de águas superficiais e 3%, de águas subterrâneas.