Questões de Concursos - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Para que um medicamento seja comercializado, é necessária autorização dos órgãos sanitários, que averiguam sua eficácia e segurança mediante ensaios clínicos. A respeito desses ensaios, julgue os itens a seguir. Os ensaios clínicos de fase III antecedem a inclusão do medicamento no mercado, sendo, portanto, estudos multicêntricos de grandes proporções. Nessa fase, é necessário que o medicamento testado apresente mais vantagens terapêuticas que o já comercializado, para que, de fato, ele seja distribuído comercialmente.
Com relação às formas farmacêuticas sólidas, julgue os itens subsecutivos. Comprimidos são, em sua maioria, elaborados por compressão e podem ser administrados por diferentes vias de administração, como a vaginal, por exemplo.

Achado endoscópico de lesão na mucosa gastroduodenal aparece em 20% a 40% dos pacientes que utilizam anti-inflamatório não esteroidal (AINE), principalmente em adultos e idosos, nos quais os riscos de complicações e necessidade de internação são maiores. Acerca dos efeitos adversos de AINE, julgue os itens que se seguem.

Os coxibes apresentam menor gastrotoxicidade, entretanto aumentam o risco de eventos hemorrágicos devido ao seu efeito como antiagregante plaquetário.

As inspeções realizadas nas indústrias farmacêuticas constituem uma importante ferramenta para avaliação do cumprimento das boas práticas de fabricação. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem. As inspeções em boas práticas de fabricação enfocam vários aspectos que, direta ou indiretamente, possam afetar a qualidade do medicamento, como pessoal, instalações, armazenamento de matérias-primas, controle de qualidade, transporte de medicamentos e gerenciamento de resíduos.
Com relação a aspectos farmacotécnicos e farmacológicos de medicamentos, julgue os itens subsequentes. A anfotericina B, utilizada no tratamento da leishmaniose tegumentar americana, apresenta como mecanismo de ação a sua ligação aos ésteres presentes na membrana plasmática da leishmânia.

Considerando os riscos da exposição humana a substâncias tóxicas, julgue os itens seguintes.

Os altos níveis de mercúrio encontrados em peixes da região amazônica brasileira explicam-se, principalmente, pela intensa atividade garimpeira na região, na qual é utilizada a forma metálica do mercúrio para a purificação do ouro.

Em outubro de 2011, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária proibiu a venda dos inibidores de apetite derivados de anfetaminas, como anfepramona, femproporex e mazindol. O órgão manteve, em contrapartida, a permissão da venda da sibutramina, ainda que tenha incrementado os controles relacionados à sua prescrição. Acerca dessas substâncias e de seus aspectos farmacológicos, julgue os itens que se seguem.

A sibutramina é usada no tratamento da obesidade por sua ação no sistema nervoso central, que inibe a recaptação da serotonina e noradrenalina sem atividade de liberação e propicia a modulação da neurotransmissão bem como o aumento da saciedade.

Acerca dos antibióticos, julgue os itens subsequentes. As quinolonas inibem a síntese do DNA bacteriano, o que ocasiona a morte da bactéria.

Com relação aos efeitos farmacológicos dos fármacos, julgue os itens que se seguem.

A ciclofosfamida, uma mostarda nitrogenada, atua independentemente da fase do ciclo celular, embora as células em fase proliferativa sejam mais sensíveis a esse fármaco.

M. F., 33 anos, sexo feminino, está em tratamento de asma brônquica e chegou ao hospital com crise muito forte de tosse crônica, cianótica e com desconforto torácico. Assinale a alternativa que apresenta corretamente os medicamentos a serem utilizados para que a paciente saia do estado crítico da crise.