Questões de Concursos Prefeitura de Paulista PE

Resolva Questões de Concursos Prefeitura de Paulista PE Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 15145.   Agronomia - Nível Superior - Engenheiro Agrônomo - Prefeitura de Paulista PE - UPENET - 2014
  • Sobre os parâmetros de qualidade da água, identifique as afirmativas CORRETAS e dê sua soma ao final.

    (02) No valor da cor aparente, pode estar incluída uma parcela devido à turbidez da água. Quando esta é removida por centrifugação, obtém-se a cor verdadeira.

    (04) A alcalinidade é a capacidade da água em resistir às mudanças de pH causadas pelas bases. Ela decorre, principalmente, da presença de gás carbônico livre.

    (06) No meio aquático, o nitrogênio pode ser encontrado nas seguintes formas: nitrogênio molecular, escapando para a atmosfera, nitrogênio orgânico (dissolvido e em suspensão), amônia (livre NH3 e ionizada NH4+ ), nitrito e nitrato.

    (08) Uma grande parte dos micropoluentes inorgânicos, que se dissolvem na água, são tóxicos. Entre estes, possuem especial destaque os metais, como arsênio, cádmio, cromo, chumbo, mercúrio e prata.
  • 2 - Questão 11687.   Português - Nível Fundamental - Auxiliar de Serviços Gerais - Prefeitura de Paulista PE - UPENET - 2014
  • Saldo da Copa

    Não só de bola viveu o Mundial do Brasil. Gente, cores, festa, risos, lágrimas compuseram o cenário. Palavras também. Ao lado da redonda, a língua foi grande vedete. Olhos e ouvidos mantiveram-se atentos a grafias e pronúncias. Houve carinhos e pancadas – como os deixados pela Seleção verde-amarela. As carícias ganharam de goleada. Mas sete faltas doeram como os chutes alemães.

    Texto extraído do Diário de Pernambuco. 13 de julho de 2014.
  • Em qual das passagens abaixo, está registrada uma comparação realizada pelo autor do texto?
  • 3 - Questão 15138.   Raciocínio Lógico - Nível Superior - Engenheiro Agrônomo - Prefeitura de Paulista PE - UPENET - 2014
  • Numa eleição com 4200 eleitores na qual concorreram dois candidatos, 10% não votaram. Dos que votaram, 15% votaram em branco, 20% anularam o voto, e 35% votaram no candidato vencedor. A quantidade de votos obtidos pelo candidato vencedor e o oponente é, respectivamente, a seguinte:
  • 9 - Questão 15131.   Português - Interpretação de Textos - Nível Superior - Engenheiro Agrônomo - Prefeitura de Paulista PE - UPENET - 2014
  • TEXTO 01

    "Precisamos dar um sentido humano às nossas construções. E, quando o amor ao dinheiro, ao sucesso nos estiver deixando cegos, saibamos fazer pausas para olhar os lírios do campo e as aves do céu."
    (Érico Veríssimo)

    Analisando-se o verbo "dar", nesse contexto, é CORRETO afirmar que
  • 10 - Questão 15143.   Agronomia - Nível Superior - Engenheiro Agrônomo - Prefeitura de Paulista PE - UPENET - 2014
  • A utilização da cartografia pelo homem é muito antiga. Dos primeiros mapas conhecidos que eram bastante rudimentares até chegarmos ao Google Earth e ao GPS, muita coisa mudou. A tecnologia alterou processos e métodos utilizados para a elaboração de cartas e mapas. Nesse contexto, identifique as afirmativas CORRETAS e dê sua soma ao final.

    (01) O avanço das tecnologias: sensoriamento remoto, radares, fotos aéreas, dentre outras, permitiu que os mapas ficassem cada vez mais precisos, trazendo uma nova dimensão à cartografia.

    (02) Apesar de todas as inovações tecnológicas aplicadas à cartografia, vale destacar que não existe uma representação perfeita, que traduza fielmente o real. Toda representação em duas dimensões apresenta problemas técnicos, como distorção da área cartografada.

    (03) A projeção de Peters, elaborada pelo professor alemão Arno Peters no século XX (1973), por manter a proporcionalidade das áreas, passa, segundo alguns analistas, uma ideia de igualdade, valorizando as nações pobres e “quebrando” a visão de superioridade das nações ricas.

    (04) A projeção de Mercator valorizou as terras do continente europeu no momento da expansão mercantil e colonial europeia e, durante alguns séculos, serviu à visão da Europa como centro do mundo ou ao eurocentrismo. Por não apresentar distorções nas áreas, a projeção Mercator é a que representa fielmente o real.