Questões de Concursos Agente Público

Resolva Questões de Concursos Agente Público Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Q39515.   Direito Administrativo - Nível Superior - Agente Público - TCE BA - FGV - 2013
  • Em  relação  ao  poder  de  polícia  de  que  goza  a  Administração  Pública, assinale a afirmativa correta.
  • 2 - Q39538.   Contabilidade Pública - Nível Superior - Agente Público - TCE BA - FGV - 2013
  • Quanto  à  NBC  T  16.9  –  Depreciação,  Amortização  e  Exaustão,  analise as afirmativas a seguir. 

    I.  Sem prejuízo da utilização de outros métodos de cálculo dos  encargos  de  depreciação,  podem  ser  adotados  os  seguintes  métodos:  quotas  constantes;  somas  dos  dígitos;  unidades  produzidas. 
    II.  Valor  residual  compreende  o  valor  do  bem  registrado  na  Contabilidade,  em  determinada  data,  deduzido  da  correspondente  depreciação,  amortização  ou  exaustão  acumulada.
    III.  A depreciação de bens  imóveis deve ser calculada com base, exclusivamente, no custo de construção, deduzido o valor dos terrenos. 

    Assinale:
  • 3 - Q39527.   Administração - Nível Superior - Agente Público - TCE BA - FGV - 2013
  • Entre as novas tecnologias gerenciais e organizacionais aplicadas ao setor público, aquela que redesenha os processos, propondo uma mudança radical, objetivando a redução de custos, tempo de execução e a melhoria na qualidade de serviços é denominada
  • 4 - Q39507.   Raciocínio Lógico - Nível Superior - Agente Público - TCE BA - FGV - 2013
  • Caetano sai de casa todo dia à mesma hora e vai de bicicleta até a  escola.  Quando  vai  a  uma  velocidade média  de  12  km/h,  chega  cinco  minutos atrasado. 

    Quando  vai  a  uma  velocidade média  de  18  km/h,  chega  cinco  minutos adiantado. 

    A distância da casa de Caetano até a escola, em km, é de:
  • 5 - Q39531.   Administração Pública - Nível Superior - Agente Público - TCE BA - FGV - 2013
  • Assinale a alternativa que apresenta uma característica comum à  gestão pública e à gestão privada.
  • 6 - Q39497.   Português - Nível Superior - Agente Público - TCE BA - FGV - 2013
  • A festa cristão

         A Igreja Católica denuncia a amoralidade e o materialismo pelo vazio espiritual da moderna civilização. A decomposição das famílias, a violência, a corrupção, as drogas, a dissolução dos costumes e a falta de solidariedade com os menos afortunados seriam sintomas de um mundo sem fé.
         “Ao lado do racionalismo grego, nada influenciou tanto a história do Ocidente quanto o cristianismo" , registra o filósofo Karl Popper. “O cristianismo foi o principal ingrediente do pensamento europeu. Mesmo sob ataque, manteve seus críticos em sua órbita. São ainda condenados a esgrimir com a ética e a moralidade cristã até mesmo os ateus" , observa o historiador Fernand Braudel. Humanistas prisioneiros de métodos científicos, desamparados pela fé, celebram também com o Papa Francisco “o Natal como anúncio de alegria, esperança e ternura".
         O historiador Paul Johnson argumenta que “a ascensão cristã não foi acidental, mas sim o atendimento de uma ampla, urgente e mal formulada necessidade de um culto monoteísta no mundo grego. As divindades tribais não forneciam mais explicações satisfatórias para uma sociedade cosmopolita em expansão, com crescentes padrões de vida e pretensões intelectuais" . Era a versão mediterrânea da globalização derrubando deuses locais.
         O mesmo pode ser dito da contaminação viral das ideias socialistas. A “morte" de Deus e o “desencantamento" do mundo exigiram uma nova religião secular e universal. O marxismo e suas pretensas bases científicas revelaram‐se não apenas um formidável equívoco intelectual mas também um trágico experimento político, social e econômico. Mas disseminaram‐se por seu apelo a nossos ancestrais instintos de solidariedade e altruísmo, heranças da moralidade dos pequenos bandos e das grandes religiões. Pois, afinal, “a predisposição à crença religiosa é a mais complexa, poderosa e provavelmente irremovível força da natureza humana" , considera o biólogo Edward Wilson.
         Por outro lado, apesar de criticados por sua impessoalidade e incompreendidos pelas massas, os mercados globais formam uma extensa rede de cooperação social abrangendo bilhões de indivíduos. “Nossas dificuldades resultam de que precisamos ajustar nossas vidas, pensamentos e emoções a esses dois mundos diferentes" , diagnostica o economista Friedrich von Hayek.

    (Paulo Guedes, O Globo, 23/12/2013)
  • Os  adjetivos  indicam  qualidades,  características,  estados  e  relações. 

    Assinale a alternativa que apresenta o adjetivo que mostra uma  qualidade, ou seja, é fruto da opinião do enunciador.
  • 7 - Q39504.   Raciocínio Lógico - Nível Superior - Agente Público - TCE BA - FGV - 2013
  • A casa de Mônica está situada a 500m a nordeste da igreja matriz  de  sua  cidade  e,  a  de  Jacinto,  a  1200m  a  noroeste  da mesma  igreja.

    A distância entre a casa de Mônica e a de Jacinto é de:
  • 8 - Q39521.   Direito Administrativo - Nível Superior - Agente Público - TCE BA - FGV - 2013
  • No que concerne à classificação dos atos administrativos, a respeito do ato modificativo assinale a afirmativa correta.
  • 9 - Q39511.   Legislação Estadual - Nível Superior - Agente Público - TCE BA - FGV - 2013
  • Segundo a Lei n. 6.677/94, a pena de demissão será aplicada nos  casos de 

    I.  reincidência em faltas punidas com advertência. 
    II.  inassiduidade habitual. 
    III.  incontinência pública e conduta escandalosa. 

    Assinale:
  • 10 - Q39492.   Português - Nível Superior - Agente Público - TCE BA - FGV - 2013
  • A festa cristão

         A Igreja Católica denuncia a amoralidade e o materialismo pelo vazio espiritual da moderna civilização. A decomposição das famílias, a violência, a corrupção, as drogas, a dissolução dos costumes e a falta de solidariedade com os menos afortunados seriam sintomas de um mundo sem fé.
         “Ao lado do racionalismo grego, nada influenciou tanto a história do Ocidente quanto o cristianismo" , registra o filósofo Karl Popper. “O cristianismo foi o principal ingrediente do pensamento europeu. Mesmo sob ataque, manteve seus críticos em sua órbita. São ainda condenados a esgrimir com a ética e a moralidade cristã até mesmo os ateus" , observa o historiador Fernand Braudel. Humanistas prisioneiros de métodos científicos, desamparados pela fé, celebram também com o Papa Francisco “o Natal como anúncio de alegria, esperança e ternura".
         O historiador Paul Johnson argumenta que “a ascensão cristã não foi acidental, mas sim o atendimento de uma ampla, urgente e mal formulada necessidade de um culto monoteísta no mundo grego. As divindades tribais não forneciam mais explicações satisfatórias para uma sociedade cosmopolita em expansão, com crescentes padrões de vida e pretensões intelectuais" . Era a versão mediterrânea da globalização derrubando deuses locais.
         O mesmo pode ser dito da contaminação viral das ideias socialistas. A “morte" de Deus e o “desencantamento" do mundo exigiram uma nova religião secular e universal. O marxismo e suas pretensas bases científicas revelaram‐se não apenas um formidável equívoco intelectual mas também um trágico experimento político, social e econômico. Mas disseminaram‐se por seu apelo a nossos ancestrais instintos de solidariedade e altruísmo, heranças da moralidade dos pequenos bandos e das grandes religiões. Pois, afinal, “a predisposição à crença religiosa é a mais complexa, poderosa e provavelmente irremovível força da natureza humana" , considera o biólogo Edward Wilson.
         Por outro lado, apesar de criticados por sua impessoalidade e incompreendidos pelas massas, os mercados globais formam uma extensa rede de cooperação social abrangendo bilhões de indivíduos. “Nossas dificuldades resultam de que precisamos ajustar nossas vidas, pensamentos e emoções a esses dois mundos diferentes" , diagnostica o economista Friedrich von Hayek.

    (Paulo Guedes, O Globo, 23/12/2013)
  • As ideias socialistas são apresentadas de forma negativa no texto,  o que se pode ver por um conjunto de vocábulos e expressões.  Assinale  a  alternativa  que  apresenta  a  expressão  que  não  faz  parte dessa visão negativa.