Questões de Concursos CRSP PMMG

Resolva Questões de Concursos CRSP PMMG Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Q16965.   Português - Interpretação de Textos - Nível Médio - Auxiliar de Farmácia - Polícia Militar MG - CRSP PMMG - 2015
  • A mulher do vizinho 
    Fernando Sabino

    Contaram-me que na rua onde mora (ou morava) um conhecido e antipático general de nosso Exército morava (ou mora) também um sueco cujos filhos passavam o dia jogando futebol com bola de meia. Ora, às vezes acontecia cair a bola no carro do general e um dia o general acabou perdendo a paciência, pediu ao delegado do bairro para dar um jeito nos filhos do sueco.

    O delegado resolveu passar uma chamada no homem, e intimou-o a comparecer à delegacia.

    O sueco era tímido, meio descuidado no vestir e pelo aspecto não parecia ser um importante industrial, dono de grande fabrica de papel (ou coisa parecida), que realmente ele era. Obedecendo a ordem recebida, compareceu em companhia da mulher à delegacia e ouviu calado tudo o que o delegado tinha a dizer-lhe. O delegado tinha a dizer-lhe o seguinte:

    - O senhor pensa que só porque o deixaram morar neste país pode logo ir fazendo o que quer? Nunca ouviu falar numa coisa chamada AUTORIDADES CONSTITUÍDAS? Não sabe que tem de conhecer as leis do país? Não sabe que existe uma coisa chamada EXÉRCITO BRASILEIRO que o senhor tem de respeitar? Que negócio é este? Então é ir chegando assim sem mais nem menos e fazendo o que bem entende, como se isso aqui fosse casa da sogra? Eu ensino o senhor a cumprir a lei, ali no duro: dura lex! Seus filhos são uns moleques e outra vez que eu souber que andaram incomodando o general, vai tudo em cana. Morou? Sei como tratar gringos feito o senhor.

    Tudo isso com voz pausada, reclinado para trás, sob o olhar de aprovação do escrivão a um canto. O sueco pediu (com delicadeza) licença para se retirar. Foi então que a mulher do sueco interveio:

    -Era tudo que o senhor tinha a dizer a meu marido?

    O delegado apenas olhou-a espantado com o atrevimento.

    - Pois então fique sabendo que eu também sei tratar tipos como o senhor. Meu marido não e gringo nem meus filhos são moleques. Se por acaso incomodaram o general ele que viesse falar comigo, pois o senhor também está nos incomodando. E fique sabendo que sou brasileira, sou prima de um major do Exército, sobrinha de um coronel, E FILHA DE UM GENERAL! Morou?

    Estarrecido, o delegado só teve forças para engolir em seco e balbuciar humildemente:

    - Da ativa, minha senhora?
    E ante a confirmação, voltou-se para o escrivão, erguendo os braços desalentado:
    - Da ativa, Motinha! Sai dessa...

     
    Texto extraído do livro "Fernando Sabino - Obra Reunida - Vol.01", 
    Editora Nova Aguiar - Rio de Janeiro, 1996, pág. 872.
  • Considerando que as expressões “casa da sogra" e “vai tudo em cana", bem como as palavras “moleques", “morou" e “gringos" estão presentes no texto em contexto que marcam uma época, marque a alternativa CORRETA em relação ao uso dessas expressões e palavras no texto e em contexto diverso do texto:
  • 2 - Q17042.   Direito Penal - Nível Superior - Oficial da Polícia Militar - Polícia Militar MG - CRSP PMMG - 2013
  • Marque a alternativa CORRETA. Para que se possa concluir pelo concurso de pessoas, será preciso verificar a presença dos seguintes requisitos:
  • 3 - Q17146.   Noções de Saúde - Higiene Bucal - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar MG - CRSP PMMG - 2013
  • O Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) consiste em: 
  • 5 - Q16994.   Direito Processual Penal Militar - Nível Superior - Oficial da Polícia Militar - Polícia Militar MG - CRSP PMMG - 2014
  • Conforme o Código de Processo Penal Militar, analise as assertivas abaixo, marque ‘V’ se for verdadeira ou ‘F’ se for falsa. A seguir, marque a alternativa que contém a sequência de respostas CORRETA:

    (  ) Na audiência de instrução e julgamento de crime propriamente militar, estando presente o Conselho de Justiça, sob a presidência do Juiz de Direito, proceder- se-á à tomada de declarações do ofendido, à inquirição das testemunhas de acusação e de defesa, interrogando-se em seguida o acusado.
    (  ) No processo penal militar são admitidas todos os tipos de provas, contudo, de forma taxativa, não são permitidas, somente, as que atentem contra a moral, a saúde ou a segurança individual ou coletiva.
    (  ) A confissão é retratável e divisível, sem prejuízo do livre convencimento do juiz, fundado no exame das provas em conjunto.
    (  ) A perícia pode ser determinada pela autoridade policial militar, pela autoridade judiciária, pelo representante do Ministério Público, ou requerida pela defesa do acusado.
  • 6 - Q16983.   Direito Penal Militar - Nível Superior - Oficial da Polícia Militar - Polícia Militar MG - CRSP PMMG - 2014
  • Levando em consideração apenas os dispositivos contidos no artigo 9º do Código Penal Militar, Dec. 1001/69-CPM, no seu aspecto meramente formal, sem qualquer interferência de posicionamentos doutrinários e jurisprudenciais, analise as afirmativas abaixo e marque “V”, para as verdadeiras e “F”, para as falsas:

    (  ) O crime de homicídio culposo contra civil, praticado por militar estadual em serviço, será considerado crime militar.
    (  ) O crime de homicídio doloso contra civil, praticado por militar estadual em serviço, será da competência da justiça comum.
    (  ) O crime de homicídio doloso contra militar estadual, praticado por militar estadual em serviço, será considerado crime comum.
    (  ) O crime de homicídio culposo contra militar estadual, praticado por militar estadual em seu período de folga, descanso ou repouso, será considerado crime comum.

    Marque a alternativa que contem a sequência de respostas CORRETAS, na ordem de cima para baixo.
  • 7 - Q17037.   Música - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar MG - CRSP PMMG - 2013
  • Marque a alternativa CORRETA:
  • 8 - Q16950.   Farmácia - Nível Médio - Auxiliar de Farmácia - Polícia Militar MG - CRSP PMMG - 2015
  • Marque a alternativa CORRETA. Os cálculos matemáticos em farmacotécnica são uma ferramenta importante para as operações de manipulação. Dentre eles, estão as operações com porcentagem para expressar as concentrações em formulações farmacêuticas. Assim, para se preparar 30 gramas de creme de uréia a 15% p/p, qual a quantidade de uréia a ser pesada?
  • 10 - Q17136.   Informática - Nível Médio - Assistente Administrativo - Polícia Militar MG - CRSP PMMG - 2013
  • Marque a alternativa CORRETA. Utilizando o navegador internet, foi selecionado um texto contido de uma página que se deseja colar em um documento já previamente digitado no Word, mantendo a formatação do novo texto semelhante à do documento. Qual opção para realizar esse procedimento?