Questões de Concursos IBGE

Resolva Questões de Concursos IBGE Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas Online com Gabarito.

  • Questão 23073.   Conhecimentos Específicos - Engenharia Agronômica - Nível Superior - Analista Censitário de Geoprocessamento - IBGE - CESGRANRIO - 2014
  • Para realizar análises espaciais complexas na estrutura vetorial, os sistemas de informações geográficas requerem que as relações topológicas, extraídas a partir da posição de um objeto em relação a outros, sejam explicitadas.

    Dentre as relações topológicas existentes, a de contingência é definida
  • Questão 251.   Conhecimentos Gerais - Nível Médio - Agente de Pesquisa - IBGE - NCE
  • O MST, importante movimento social surgido nos últimos anos no país, tem como objetivo prioritário:
  • Questão 52486.   Português - Nível Fundamental - Recenseador - IBGE - FGV - 2014
  • Texto 1 – A ORIGEM DA VIDA NO UNIVERSO
    Uma descoberta anunciada na semana passada joga mais luz sobre a origem da vida no universo. Em um artigo publicado na revista Nature – uma das mais importantes publicações científicas do mundo –, pesquisadores ingleses relatam a identificação de microfósseis de bactérias que teriam surgido entre 4,2 bilhões de anos e 3,7 bilhões de anos atrás. Se for confirmado, será o mais antigo registro de vida na Terra. 

    “...pesquisadores ingleses relatam a identificação de microfósseis de bactérias que teriam surgido entre 4,2 bilhões de anos e 3,7 bilhões de anos atrás. Se for confirmado, será o mais antigo registro de vida na Terra”.

    Em função da forma verbal “teriam surgido”, os leitores tomam conhecimento de que a informação da descoberta é: 
  • Questão 52500.   Matemática - Nível Fundamental - Recenseador - IBGE - FGV - 2014
  • Fernando teve três filhos em três anos seguidos. Quando ele fez 39 anos reparou que essa sua idade era igual à soma das idades dos seus três filhos.

    Nesse dia, o seu filho mais velho tinha: 
  • Questão 52492.   Português - Nível Fundamental - Recenseador - IBGE - FGV - 2014
  • Texto 3 – “Silva, Oliveira, Faria, Ferreira... Todo mundo tem um sobrenome e temos de agradecer aos romanos por isso. Foi esse povo, que há mais de dois mil anos ergueu um império com a conquista de boa parte das terras banhadas pelo Mediterrâneo, o inventor da moda. Eles tiveram a ideia de juntar ao nome comum, ou prenome, um nome.
    Por quê? Porque o império romano crescia e eles precisavam indicar o clã a que a pessoa pertencia ou o lugar onde tinha nascido”. (Ciência Hoje, março de 2014) 

    “Porque o império romano crescia e eles precisavam indicar o clã a que a pessoa pertencia ou o lugar onde tinha nascido”.
    Nesse segmento do texto 3 há o emprego correto do termo “que” precedido da preposição “a” em razão de estar na mesma oração o verbo “pertencer”, que exige essa preposição.

    A frase abaixo que está correta nesse mesmo aspecto é: 
  • Questão 23172.   Informática - Redes de Computadores - Nível Superior - Analista - IBGE - CESGRANRIO - 2013
  • A arquitetura de protocolos da Internet prevê, em uma de suas camadas, a utilização de um protocolo que define uma comunicação fim a fim confiável e orientada à conexão, na qual erros ou perdas ocorridas na entrega dos pacotes pelo nível inferior são corrigidos pela retransmissão efetuada pelo terminal de origem para o destino.

    O protocolo mencionado corresponde ao
  • Questão 23152.   Economia - Nível Médio - Agente de Pesquisas por Telefone - IBGE - CESGRANRIO - 2014
  • Em uma disputa envolvendo os maiores grupos de infraestrutura do país, o governo festeja os bons resultados do Leilão [...]

    Revista Veja. São Paulo: Abril. edição 2349, ano 46, no 48, 27 nov. 2013, p.98.

    A frase acima está contida no subtítulo de uma matéria jornalística da revista e a disputa mencionada atraiu as maiores construtoras do país e grupos estrangeiros com experiência em terminais.

    Considerando-se a participação da ANAC, a medida faz parte do Programa de Concessões do Governo Federal visando à melhoria do setor
  • Questão 23099.   Conhecimentos Específicos - Gestão de Pessoas - Nível Superior - Supervisor de Pesquisas - IBGE - CESGRANRIO - 2014
  • A abordagem motivacional em desenho do trabalho sugere que a adequação das características dos trabalhos às necessidades e aos interesses das pessoas que os executam proporciona crescimento pessoal, desenvolvimento e satisfação. Com base nessa premissa, o trabalho de um escriturário de uma companhia de seguros que consistia apenas em revisar processos foi estendido pelo acréscimo de tarefas de preenchimento e de atendimento telefônico.

    Foi utilizado, nesse caso, um método de desenho de trabalho embasado na abordagem motivacional denominado