Questões de História para Concursos

Resolva Questões de História para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas Online com Gabarito.

Aviso legal: Resolva as questões por simulado. Por lá você tem estatísticas de resolução.

  • Questão 9038.   História - Nível Médio - Soldado Bombeiro Militar - Polícia Militar PR - FAFIPA - 2013
  • A respeito da formação política e econômica do Estado do Paraná, assinale a alternativa correta.
  • Questão 6076.   História - Nível Médio - Soldado PM - Polícia Militar PI - UESPI - 2010
  • “Se você observar a Inglaterra no século XVI, verá que é uma potência de segunda
    classe (...). Mas já no começo do século XVIII a Inglaterra é a maior potência do mundo.
    Logo, alguma coisa aconteceu no meio disso. E eu creio que o que houve no meio foi a
    Guerra Civil e a Revolução, que tiveram efeitos fundamentais”. (HILL, Christopher. O caráter da
    Revolução Inglesa. Folha de São Paulo. 10 ago. 1988, p. E-14).

    Segundo Christopher Hill, a Revolução Inglesa teve efeitos fundamentais sobre o desenvolvimento político-econômico
    inglês. Sobre as Revoluções Inglesas do século XVII, podemos afirmar CORRETAMENTE:
  • Questão 17455.   História - História do Brasil - Nível Superior - Oficial da Polícia Militar - Polícia Militar PA - UEPA - 2012
  • Num sentido amplo, define-se a Cabanagem como:
  • Questão 54158.   História - Antiguidade - Nível Médio
  • (PUC-DF) Sabemos que os poderosos têm medo do pensamento, pois o poder é mais forte se ninguém pensar, se todo mundo aceitar as coisas como elas são, ou melhor, como nos dizem e nos fazem acreditar que elas são. Para os poderosos de Atenas, Sócrates tornara-se um perigo, pois fazia a juventude pensar (Chauí, M. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 1994, p. 38). Segundo essa afirmação, podemos concluir que:
  • Questão 25041.   História - História do Brasil - Nível Médio - ENEM - INEP - 2014
  • TEXTO I

    O presidente do jornal de maior circulação do país destacava também os avanços econômicos obtidos naqueles vinte anos, mas, ao justificar sua adesão aos militares em 1964, deixava clara sua crença de que a intervenção fora imprescindível para a manutenção da democracia.

    Disponível em: http://oglobo.globo.com. Acesso em: 1 set. 2013 (adaptado).

    TEXTO II

    Nada pode ser colocado em compensação à perda das liberdades individuais. Não existe nada de bom quando se aceita uma solução autoritária.

    FIC O , C. A educação e o golpe de 1964. Disponível em: www.brasilrecente.com. Acesso em: 4 abr. 2014 (adaptado).

    Embora enfatizem a defesa da democracia, as visões do movimento político-militar de 1964 divergem ao focarem, respectivamente:
  • Questão 23148.   História - Nível Médio - Agente de Pesquisas por Telefone - IBGE - CESGRANRIO - 2014
  • A abertura do caixão do ex-presidente João Goulart, morto em 1976, mostrou os restos mortais dele ainda com tecidos moles, 37 anos após a sua morte. A cena é triste. A surpresa é boa.

    Revista Carta Capital. São Paulo: Confiança. Ano XIX, n. 776, 27 nov. 2013, p.23.

    O texto faz referência à situação de uma boa surpresa porque isso permite
  • Questão 42742.   História - Nível Médio - Soldado do Corpo de Bombeiro - Bombeiro Militar AP - FUNIVERSA - 2012
  •       A terra é meio de produção fundamental na economia rural. A concentração da propriedade da terra é um dos traços marcantes da economia rural brasileira, cujas origens se encontram no modelo de colonização aplicado à América portuguesa. Esse padrão concentrador serviu como base para a configuração da moderna agricultura brasileira.

    Demétrio Magnoli. Projeto de ensino de geografia. São Paulo: Moderna, 2009.

    A respeito do assunto do texto, assinale a alternativa correta
  • Questão 18136.   História - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar ES - CESPE - 2009
  • Texto anexado à questão Texto anexado à questão
  • Sob o ponto de vista econômico, a Revolução Industrial inaugura a história contemporânea.
  • Questão 18911.   História - Nível Superior - Oficial do Exército - EsFCEx - EB - 2014
  • Analise as afirmativas sobre a economia colonial da América Portuguesa e marque a opção correta.

    I. É possível afirmar que o crescimento da capitania de São Paulo só se tornou possível, no início do século XVII, em consequência da descoberta das minas de prata pelos bandeirantes.
    II. Ao longo do século XVII, em consequência das entradas em busca de índios, ganhou expressão a produção de gado e de gêneros de subsistência na capitania de São Paulo.
    III. A trajetória econômica da São Paulo colonial, distanciada dos mercados externos, deveu-se à proibição do plantio da cana de açúcar na região.
  • Questão 52527.   História - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar SP - VUNESP - 2018
  • No Brasil pós 1930, a relação entre intelectuais e os valores autoritários que emanavam do Estado não deve ser vista como passiva, com homens letrados e artistas “bem-intencionados” tornando-se vítimas das manipulações de políticos espertalhões. As soluções autoritárias para a “questão nacional” ou para o campo cultural, sobretudo aquelas que envolviam a educação das massas e a imposição de valores nacionalistas às elites regionais, eram compartilhadas por vários intelectuais ideologicamente distintos entre si, como liberais, fascistas, católicos e positivistas.

    (Napolitano, M. História do Brasil República: da queda da Monarquia ao fim do Estado Novo. São Paulo: Contexto, 2016. Adaptado)

    À época, os intelectuais passaram a ver no Estado