Questões de Concursos Biomedicina com Gabarito

Resolva Questões de Concurso Público Grátis Biomedicina com Gabarito. Teste seus conhecimentos com perguntas e respostas em exercícios online.

A bacterioscopia muitas vezes, auxilia grandemente no diagnóstico das doenças bacterianas e fúngicas, bem como na elucidação de suas causas. Na leitura de lâmina de escarro, corada pelo técnico de laboratório, usando o método de Ziehl-Neelsen, foram observados 5 bacilos por campo em 50 campos analisados. O resultado deverá ser reportado da seguinte forma:
No controle de qualidade microbiológico dos produtos naturais, consideramos alguns parâmetros também exigidos para produtos de origem farmacêutica. Nestes casos, o técnico do laboratório deve avaliar o BIOBURDEN.

Verificamos nesse caso a:
Na detecção Laboratorial da resistência bacteriana aos antimicrobianos são empregadas várias metodologias. Tais métodos nem sempre são os mais eficazes, porém são os que o laboratório possui condição de realizar devido ao custo e disponibilidade de técnicas mais avançadas. Com base nesta realidade, considere as frases a seguir:

I- Os halos de inibição por disco-difusão são plenamente confiáveis.
II- Todos os antimicrobianos devem ser testados por microdiluição.
III- As metodologias automatizadas possuem algumas limitações dependendo do micro-organismo analisado e do antimicrobiano testado.
IV- Alguns antimicrobianos não difundem adequadamente no ágar.
V- A microdiluição é um método rápido, de baixo custo e de fácil execução para a rotina laboratorial.

Sobre as afirmativas acima podemos dizer que estão corretas:
Em relação à principal diferença entre a membrana citoplasmática das células eucarióticas e procarióticas, podemos afirmar que as últimas NÃO possuem:
Um paciente após assepsia correta, coletou a 1ª urina da manhã por jato médio e enviou no gelo ao laboratório. Devemos considerar como mínimo indicativo de infecção urinária a seguinte contagem em placa após semeadura de 0,1mL da diluição 1/100:
Nas diarreias bacterianas, os sintomas relatados pelo paciente durante a anamnese e descritos na solicitação, auxiliam o técnico de laboratório desde o momento da escolha dos meios até na hora do diagnóstico, minimizando o trabalho da coprocultura. Com base nisso complete corretamente as frases abaixo:
A síndrome coleriforme possui um mecanismo................ com ................ resultando em .................... . Um exemplo de bactéria causadora deste quadro é a (o) ................... .
- Por outro lado a síndrome disenteriforme possui mecanismo ................ com .................... resultando em .................. . Um exemplo de bactéria causadora deste quadro é a(o) .................... .

A sequência correta é:
Em caso de suspeita de infecção no trato respiratório superior por Corynebacterium diphtheriae, considere as afirmativas abaixo:

I. A doença possui prevenção pela vacina.
II. O diagnóstico final só é válido a partir da confirmação da toxigenicidade bacteriana.
III. No método de Fontana tribondeau esta bactéria aparece com corpúsculos metacromáticos.
IV. Trata-se de um bastonete Gram positivo.
V. A coleta do material é realizada retirando parte da membrana do sítio de infecção.
VI. O tratamento exige administração rápida de antibiótico para a cura do paciente.

Das afirmativas acima, estão corretas somente:
Para avaliação da atividade antimicrobiana de um extrato pelo método de microdiluição, utilizou-se inicialmente a concentração de 2mg/mL de extrato que foi diluída serialmente em 1:2 até o décimo tubo. Foi introduzido o inóculo bacteriano em turvação correspondente à escala 0,5 de MacFarland e incubado em estufa bacteriológica a 35ºC   1ºC por 24h. A leitura foi realizada e a turbidez apareceu a partir do quinto poço. Tendo em mãos estas informações, podemos afirmar que a CIM do extrato frente à cepa bacteriana testada é de:
Extratos vegetais são preparações líquidas ou em pó, obtidas da retirada dos princípios ativos das drogas vegetais por diversas metodologias. São realizados de acordo com a composição química da planta por diversos solventes e diferentes métodos, sendo os principais a maceração e percolação e a turbólise. Ao final de tempos diversos obtém-se a tintura ou o extrato fluido podendo posteriormente ser evaporado pelo técnico, para eliminação do solvente e obtenção do extrato seco. Com base nos seus conhecimentos sobre o tema, leia as frases abaixo e responda a letra que corresponde às respostas corretas (C) e erradas (E):

I- Na extração vegetal, além dos princípios ativos da planta, obtemos quantidades variadas de excipientes como amido, carboximetilcelulose entre outros. ( )
II- Como as possibilidades de extração são diversas, resultam produtos distintos em qualidade e concentração de ativos, como resultados terapêuticos igualmente variáveis. ( )
III- A turbólise promove rompimento drástico das paredes celulares e, por isso, é recomendada quando se trata de materiais de elevada dureza, propiciando a ação de solventes. ( )
IV- Na maceração, o vegetal é deixado em contato com o líquido usado para dissolver o princípio bioativo, como a água, álcool ou óleo, em temperatura ambiente por tempo variável. ( )
V- Na percolação o líquido extrator é que passa pela planta moída, possibilitando assim, uma das formas mais eficientes de extração. ( )

As afirmativas de I a V são, respectivamente:
No processo para cultura de uma amostra biológica, o tempo entre a coleta e a semeadura do material clínico é crítico para a qualidade do exame. Para minimizar as alterações no resultado utilizamos meios de transporte como Amies e Stuart. Sobre estes meios podemos afirmar que:

I- podem conter carvão ativado para neutralizar os ácidos graxos.
II- o meio de Stuart foi elaborado a partir do meio de Amies melhorando sua performance.
III- o cloreto de sódio no meio de Amies possibilita a melhor conservação de Neisseria gonorrhoeae.
IV- é preciso controlar a qualidade destes meios a fi m de evitar problemas analíticos.

Das afirmativas acima, estão corretas: