Questões de Contabilidade Geral para Concursos

Resolva Questões de Contabilidade Geral para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 11 - Questão 53844.   Contabilidade - Contabilidade Geral - Nível Superior - Agente de Polícia - Polícia Federal - CESPE - 2018
  • No que se refere ao balancete de verificação contábil, julgue o item subsequente.

    Em um balancete de seis colunas, apresentam-se, inicialmente, os saldos existentes nas rubricas contábeis no final do período anterior, seguidos da letra D ou C, que indicam se o referido saldo é devedor ou credor, respectivamente.
  • 12 - Questão 53836.   Contabilidade - Contabilidade Geral - Nível Superior - Agente de Polícia - Polícia Federal - CESPE - 2018
  • Com relação à escrituração contábil nos livros das sociedades, julgue o item subsequente.

    A aquisição à vista de um veículo pelo valor de R$ 80.000, ainda que esse valor resulte de um desconto, negociado no momento da aquisição, no valor de R$ 4.000, representa-se por meio de um lançamento de primeira fórmula.
  • 13 - Questão 31635.   Contabilidade - Contabilidade Geral - Nível Médio - Assistente Administrativo Operacional - CRF PR - QUADRIX - 2016
  • Redes rápidas de comunicação de dados, programas computacionais e impressoras de última geração são usados no intuito de tentar produzir, de forma cada vez mais precisa e rápida, informações sobre as organizações para que com base nelas possam tomar decisões. Esse é o processo contábil.

    Julgue as definições a seguir.

    I. A contabilidade representa uma realidade econômica e sua comunicação aos interessados por essa informação.
    II. O responsável pela condução dos negócios de uma entidade é o usuário a quem mais a informação contábil interessa. Esse recebe o nome de administrador ou gestor, podendo ser o proprietário do negócio ou não.
    III. A contabilidade pode premiar os setores mais eficientes da empresa; auxiliar na determinação da política de preços; melhorar o processo produtivo.

    Pode-se afirmar que:
  • 15 - Questão 53832.   Contabilidade - Contabilidade Geral - Nível Superior - Agente de Polícia - Polícia Federal - CESPE - 2018
  • Considerando que a contabilidade é a ciência que estuda os fenômenos patrimoniais sob o aspecto da finalidade organizacional, julgue o item a seguir, no que se refere a conceitos, objetivos e finalidades da contabilidade.

    A contabilidade integra o rol das ciências exatas por estar dedicada à mensuração da riqueza do ente contábil.
  • 16 - Questão 30086.   Contabilidade - Contabilidade Geral - Nível Médio - Auxiliar Técnico Administrativo - Copergás PE - FCC - 2011
  • O valor do ativo é igual ao valor do patrimônio líquido quando na análise das demonstrações contábeis e financeiras
  • 18 - Questão 31637.   Contabilidade - Contabilidade Geral - Nível Médio - Assistente Administrativo Operacional - CRF PR - QUADRIX - 2016
  • À Contabilidade interessa representar todos os fatos que afetam a posição financeira da entidade, como a compra de produtos, a prestação de serviços, a receita e assim por diante.

    Analise as afirmativas seguintes.

    I. Podemos descrever a igualdade contábil da seguinte forma: Patrimônio Líquido = Ativo – Passivo. Por essa expressão, o patrimônio líquido é considerado como um ativo líquido.
    II. Uma entidade aumenta seu patrimônio líquido quando ocorre aumento de capital, ou seja, quando os acionistas/quotistas investem mais recursos na empresa, ou quando a entidade consegue obter receita acima da despesa.
    III. A receita geralmente aumenta o ativo de uma entidade, sem aumentar seu passivo, por meio da entrega de produtos ou serviços; já uma despesa corresponde ao inverso da receita, reduzindo o patrimônio líquido.

    Pode-se afirmar que:
  • 20 - Questão 53842.   Contabilidade - Contabilidade Geral - Nível Superior - Agente de Polícia - Polícia Federal - CESPE - 2018
  • No que se refere ao balancete de verificação contábil, julgue o item subsequente.

    O balancete de verificação é um resumo ordenado de todas as contas utilizadas pela contabilidade da entidade que o apresenta, destinando-se a detectar todos os possíveis erros de contabilização eventualmente ocorridos.