Questões de Criminologia para Concursos

Resolva Questões de Criminologia para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 11 - Questão 58026.   Conhecimentos Específicos - Criminologia - Nível Superior - Delegado de Polícia Substituto - Polícia Civil MG - FUMARC - 2018
  • “Por debaixo do problema da legitimidade do sistema de valores recebido pelo sistema penal como critério de orientação para o comportamento socialmente adequado e, portanto, de discriminação entre conformidade e desvio, aparece como determinante o problema da definição do delito, com as implicações político-sociais que revela, quando este problema não seja tomado por dado, mas venha tematizado como centro de uma teoria da criminalidade. Foi isto o que aconteceu com as teorias da ‘reação social’, ou labeling approach, hoje no centro da discussão no âmbito da sociologia criminal.”

    BARATTA, Alessandro. Criminologia Crítica e Crítica do Direito Penal. Introdução à sociologia do Direito Penal. 3. ed. Rio de Janeiro: Revan: Instituto Carioca de Criminologia. p. 86. (Coleção Pensamento Criminológico)

    Com base no excerto acima, referente ao paradigma do labeling approach, analise as asserções a seguir:

    I – O labeling approach tem se ocupado em analisar, especialmente, as reações das instâncias oficiais de controle social, ou seja, tem estudado o efeito estigmatizante da atividade da polícia, dos órgãos de acusação pública e dos juízes.

    PORQUE

    II – Não se pode compreender a criminalidade se não se estuda a ação do sistema penal, pois o status social de delinquente pressupõe o efeito da atividade das instâncias oficiais de controle social da delinquência.

    Está CORRETO o que se afirma em:
  • 13 - Questão 50834.   Direito Penal - Criminologia - Nível Superior - Promotor de Justiça - MPE SC - 2016
  • O Conselho Nacional de Justiça, através de seu Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário, publicou no ano de 2014 diagnóstico de pessoas presas no Brasil, posicionando-nos em terceiro lugar no ranking dos dez países com maior população prisional do mundo, com cômputo das pessoas que se encontram em prisão domiciliar no Brasil. Outras constatações relevantes e retratadas no referido diagnóstico foram o considerável déficit de vagas prisionais e o elevado número de mandados de prisão em aberto.
  • 14 - Questão 57952.   Conhecimentos Específicos - Criminologia - Nível Superior - Agente Policial - Polícia Civil SP - VUNESP - 2018
  • Em relação ao conceito e aos objetos de estudo da criminologia, é correto afirmar que
  • 16 - Questão 57953.   Conhecimentos Específicos - Criminologia - Nível Superior - Agente Policial - Polícia Civil SP - VUNESP - 2018
  • Em relação ao método da criminologia, é correto afirmar que
  • 17 - Questão 50833.   Direito Penal - Criminologia - Nível Superior - Promotor de Justiça - MPE SC - 2016
  • O minimalismo, enquanto movimento crítico ao sistema de justiça penal, foi concebido com a proposta de supressão integral do sistema penal por outras instâncias de controle social. Em sentido oposto, revelou-se o movimento “Lei e Ordem”, que reconhecia no direito penal máximo o instrumento primordial à resolução dos problemas que afligem a sociedade.
  • 18 - Questão 57954.   Conhecimentos Específicos - Criminologia - Nível Superior - Agente Policial - Polícia Civil SP - VUNESP - 2018
  • Os conceitos básicos de “desorganização social” e de “áreas de delinquência” são desenvolvidos e relacionados com o fenômeno criminal de modo preponderante, por meio da teoria sociológica da criminalidade, denominada como
  • 19 - Questão 57959.   Conhecimentos Específicos - Criminologia - Nível Superior - Agente Policial - Polícia Civil SP - VUNESP - 2018
  • Assinale a alternativa que apresenta corretamente tipos ou definições de vítimas, nos termos propostos por Benjamin Mendelsohn.
  • 20 - Questão 50835.   Direito Penal - Criminologia - Nível Superior - Promotor de Justiça - MPE SC - 2016
  • Em sua obra "O Novo em Direito e Política", José Alcebíades de Oliveira Júnior cita interessante trecho da doutrina de Luigi Ferrajoli: "a sujeição do juiz à lei já não é de fato, como no velho paradigma juspositivista, sujeição à letra da lei, qualquer que seja o seu significado, mas sim sujeição à lei somente enquanto válida, ou seja, coerente com a Constituição". A interpretação da frase em destaque nos remete ao conteúdo do modelo garantista.