Questões de Concursos Legislação Estadual do Piaui

Resolva Questões de Concursos Legislação Estadual do Piaui Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 11 - Questão 17369 - Legislação Estadual - Legislação Estadual do Piaui - Nível Superior - Agente de Policia - Polícia Militar PI - NUCEPE - 2012
  • Analise os itens abaixo e marque a opção INCORRETA.
  • 12 - Questão 17368 - Legislação Estadual - Legislação Estadual do Piaui - Nível Superior - Agente de Policia - Polícia Militar PI - NUCEPE - 2012
  • O Conselho de Disciplina, criado pela Lei Estadual 3.729, de 27 de maio de 1980, é um processo administrativo disciplinar militar destinado às praças estáveis ou da inatividade que cometerem conduta irregular prevista nessa lei. Sobre ele, marque a opção CORRETA.
  • 13 - Questão 17367 - Legislação Estadual - Legislação Estadual do Piaui - Nível Superior - Agente de Policia - Polícia Militar PI - NUCEPE - 2012
  • Excedente é a situação transitória a que, automaticamente, passa o Policial Militar que, EXCETO.
  • 15 - Questão 17365 - Legislação Estadual - Legislação Estadual do Piaui - Nível Superior - Agente de Policia - Polícia Militar PI - NUCEPE - 2012
  • O sentimento do dever, o pundonor Policial Militar e decoro da classe impõe a cada um dos integrantes da Polícia Militar, conduta moral e profissional irrepreensíveis, com observância dos seguintes preceitos da ética Policial Militar, EXCETO.
  • 16 - Questão 17364 - Legislação Estadual - Legislação Estadual do Piaui - Nível Superior - Agente de Policia - Polícia Militar PI - NUCEPE - 2012
  • Com fundamento no Estatuto dos Policiais Militares do Piauí (Lei nº 3.808, de 16/07/1981), coloque V para as afirmativas VERDADEIRAS e F para as FALSAS, e assinale, em seguida, a alternativa com a sequência CORRETA.

    ( ) Os Cabos e Soldados são, essencialmente, utilizados no serviço administrativo da PMPI, mas poderão ser empregados, caso haja necessidade, na execução do policiamento ostensivo.

    ( ) Ao Policial Militar será concedido obrigatoriamente, 30 (trinta) dias consecutivos de férias, não sendo necessário a elaboração de qualquer plano de férias pela OPM.

    ( ) Somente em casos de interesse de Segurança Nacional, de manutenção da ordem, de extrema necessidade do serviço ou de transferência para a inatividade, o Comandante-Geral poderá interromper ou deixar de conceder na época prevista, o período de férias a que tiverem direito, registrando-se então o fato em seus assentamentos.

    ( ) A concessão da licença especial é regulada pelo Comandante da Organização Policial Militar (OPM) onde está lotado o PM, de acordo com o interesse do mesmo.

    ( ) Em hipótese alguma será autorizado a interrupção da licença especial ou de licença para tratar de interesse particular, conforme prevê a legislação vigente.
  • 17 - Questão 17363 - Legislação Estadual - Legislação Estadual do Piaui - Nível Superior - Agente de Policia - Polícia Militar PI - NUCEPE - 2012
  • Tendo como referência o Estatuto dos Policiais Militares do Piauí (Lei nº 3.808, de 16/07/1981), coloque V para as afirmativas VERDADEIRAS e F para as FALSAS, e, em seguida, assinale a alternativa com a sequência CORRETA.

    ( ) A cada cargo Policial Militar corresponde um conjunto de atribuições, deveres e responsabilidade que se constituem em obrigações do respectivo titular.

    ( ) Os cargos Policiais Militares são providos pelo pessoal da Polícia Militar do Piauí, sendo de livre nomeação do Comandante Geral da PMPI, não estando atrelado a grau hierárquico ou qualificação para seu desempenho.

    ( ) Função Policial Militar é o exercício das obrigações inerentes ao cargo policial- militar.

    ( ) A subordinação não afeta, de modo algum a dignidade pessoal do Policial Militar e decorre, exclusivamente, da estrutura hierárquica da Polícia Militar.

    ( ) Os Subtenentes e Sargentos auxiliam e completam as atividades dos Oficiais, quer no adestramento da tropa e no emprego dos meios, quer na instrução e na administração, bem como no comando de frações de tropa, mesmo agindo isoladamente, nas atividades de policiamento ostensivo peculiares à Polícia Militar.
  • 20 - Questão 16407 - Legislação Estadual - Legislação Estadual do Piaui - Nível Médio - Oficial Bombeiro Militar - Bombeiro Militar PI - UESPI - 2014
  • Com relação à transferência definitiva de Policiais Militares do Estado do Piauí para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí e de Bombeiros Militares do Estado do Piauí para a Polícia Militar do Estado do Piauí, é correto afirmar que: