Questões de Tipos de Planos de Ensino para Concursos

Resolva Questões de Tipos de Planos de Ensino para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 11 - Questão 57733.   Pedagogia - Tipos de Planos de Ensino - Nível Médio
  • Relacione os materiais do trabalho docente às suas características.

    1. Metodologia de Ensino
    2. Plano de Curso
    3. Planejamento Curricular

    ( ) Está relacionado ao como o docente irá desenvolver as atividades e os conteúdos propostos nos diferentes instrumentos de planejamento.
    ( ) É o processo de tomada de decisões sobre a dinâmica da ação escolar. É a previsão sistemática e ordenada de toda a vida escolar do aluno. Essa modalidade de planejar é o instrumento que orienta a ação educativa na escola, pois a preocupação é com a proposta geral das experiências de aprendizagem que a escola deve oferecer ao estudante.
    ( ) É o instrumento de trabalho que tem como objetivo referenciar os conteúdos, as metodologias, os procedimentos e as técnicas a serem utilizadas no processo de ensino-aprendizagem.

    Assinale a opção que mostra a relação correta, segundo a ordem apresentada.  
  • 12 - Questão 57724.   Pedagogia - Tipos de Planos de Ensino - Nível Médio - CESPE
  • No que se refere ao planejamento e aos seus elementos constitutivos (objetivos e conteúdos de ensino; métodos e estratégias; multimídia educativa e avaliação educacional), julgue o item que se segue.

    O objetivo geral expressa de forma exclusiva as expectativas do professor sobre o que ele deseja obter dos alunos no processo de ensino. Ao iniciar o planejamento, o professor deve analisar e prever quais resultados ele pretende obter com relação à aprendizagem dos alunos.
  • 13 - Questão 57731.   Pedagogia - Tipos de Planos de Ensino - Nível Médio
  • "Tem contribuído para o retorno do planejamento no cenário acadêmico a atuação do governo federal na coordenação da Política Nacional de Educação. A forma como o Ministério da Educação tem assumido a função normativa, redistributiva e supletiva, tal como definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n. 9394/1996), por meio dos Planos de Desenvolvimento da Educação e dos Planos de Ações Articuladas - PAR -, tem proporcionado uma perspectiva de planejamento fundamentada na resolução de problemas e compromissada com a execução de projetos na área da educação. Esses aspectos têm sido abordados por diversos autores na área, preocupados com as relações de cooperação entre os entes federativos, os pactos estabelecidos entre diferentes níveis da administração pública e a capacidade institucional de Estados e municípios para formular suas políticas e angariar recursos financeiros do governo federal." (FERNANDES e GENTILINI, 2014)

    Na perspectiva posta por Padilha (1998) o tipo de planejamento que acima está sendo descrito é:
  • 14 - Questão 57738.   Pedagogia - Tipos de Planos de Ensino - Nível Médio
  • O planejamento consiste em um instrumento fundamental de organização e deve encontrar-se presente em toda ação educativa. Ele se concretiza por meio de diversas dimensões. Com relação a esse tema, assinale a alternativa correta.
  • 16 - Questão 57734.   Pedagogia - Tipos de Planos de Ensino - Nível Médio
  • O plano de ensino é um instrumento para sistematizar a ação concreta do professor, a fim de que os objetivos do componente curricular sejam atingidos, ou seja, o plano de ensino nada mais é do que a previsão dos conhecimentos e conteúdos que serão desenvolvidos na sala de aula, com a definição dos objetivos específicos, assim como, a seleção dos melhores procedimentos e técnicas de ensino, como também, dos recursos humanos e materiais que serão usados para um melhor ensino em função da aprendizagem dos alunos. Diante da afirmativa, as principais características de um plano de ensino são:

    I. objetividade e realismo.
    II. funcionalidade.
    III. simplicidade.
    IV. flexibilidade.
    V. utilidade.

    Qual das alternativas a seguir está CORRETA?
  • 17 - Questão 57732.   Pedagogia - Tipos de Planos de Ensino - Nível Médio
  • Segundo Vasconcellos (2000), do ponto de vista educacional, o planejamento é um ato político-pedagógico porque revela intenções. "Segundo ele planejar é elaborar o plano de intervenção na realidade, aliando às exigências de intencionalidade de colocação em ação, é um processo mental, de reflexão, de decisão, por sua vez, não uma reflexão qualquer, mas grávida de intenções na realidade" (VASCONCELLOS, 2000, p.43). O planejamento na escola apresentar-se em tipos e níveis que são essenciais para a educação, dentre eles:
  • 18 - Questão 57735.   Pedagogia - Tipos de Planos de Ensino - Nível Médio
  • De acordo com os estudos de Lopes (1991), é muito comum notarmos que o planejamento, na prática, acaba reduzido a uma ação mecânica e burocrática do professor. Assinale a alternativa que corresponde a uma das funções primordiais do plano de aula.
  • 19 - Questão 57729.   Pedagogia - Tipos de Planos de Ensino - Nível Médio - CESPE
  • Acerca do planejamento participativo, julgue o item subsequente.

    O planejamento participativo é feito com base nas necessidades dos docentes, considerando-se as necessidades dos alunos apenas se os pais e responsáveis solicitarem explicitamente a inclusão destas no plano.
  • 20 - Questão 57726.   Pedagogia - Tipos de Planos de Ensino - Nível Médio - CESPE
  • Com relação à distinção entre planejamento e plano escolar, julgue o item subsequente.

    O planejamento educacional é um processo contínuo que estabelece metas e diretrizes, haja vista a situação educacional presente e as possibilidades futuras.