Questões de Concursos EBAL

Resolva Questões de Concursos EBAL Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 11 - Questão 34346 - Atualidades - Nível Superior - Bibliotecário - EBAL - CEFET BA - 2010
  • Segundo Márcia N. Tornello, “o mundo que amplia as redes de transportes e derruba barreiras à circulação de mercadoria ergue muros contra o livre trânsito de pessoas”.

    Sobre os muros e as barreiras atuais, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.

    ( ) O muro construído por Israel, na Cisjordânia, território unicamente palestino, tem sido apoiado por todos os países do mundo, pois o governo judeu alega questões de segurança antiterrorista.
    ( ) A legislação contra o imigrante, na UE, tenta frear o fluxo humano, dentre outras formas, com detenções e repatriamentos de imigrantes ilegais.
    ( ) O avanço do muro que separa os EUA do México, aliado aos efeitos da crise econômica, foi capaz de conter, definitivamente, a imigração ilegal de mexicanos em território norte-americano.

    A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a
  • 12 - Questão 34345 - Atualidades - Nível Superior - Bibliotecário - EBAL - CEFET BA - 2010
  • O nome BRIC foi criado pelo economista americano Jim O’Neill, do grupo Goldman Sachs, para designar
  • 13 - Questão 34344 - Atualidades - Questão Ambiental e Sustentabilidade - Nível Superior - Bibliotecário - EBAL - CEFET BA - 2010
  • Quanto à escassez da água para utilização humana, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.

    ( ) O cenário de escassez de água deve-se apenas à irregularidade na sua distribuição, pois o aumento das demandas e a degradação da qualidade da água constituem uma questão de mau gerenciamento do seu uso.
    ( ) A disputa pela água escassa tem feito surgir situações hidroconflitivas, especialmente no Oriente Médio, onde a competição pelo controle do vale do rio Jordão é um dos pontos da explosiva questão palestina.
    ( ) O Brasil é um dos poucos países do mundo a não enfrentar o estresse hídrico em decorrência de fatores, como a baixa densidade demográfica, a elevada pluviosidade e a reduzida contaminação dos mananciais.

    A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a
  • 14 - Questão 34343 - Atualidades - Questão Ambiental e Sustentabilidade - Nível Superior - Bibliotecário - EBAL - CEFET BA - 2010
  • O conceito de biodiversidade envolve o conhecimento da variedade de seres vivos num território, assim como seu material genético.

    Sobre a questão da biodiversidade no planeta, pode-se afirmar:
  • 15 - Questão 34342 - Atualidades - Questão Ambiental e Sustentabilidade - Nível Superior - Bibliotecário - EBAL - CEFET BA - 2010
  • A 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas teve como principal resultado o Acordo de Copenhague.

    A partir dessa informação, é correto afirmar:
  • 16 - Questão 34341 - Atualidades - Questão Ambiental e Sustentabilidade - Nível Superior - Bibliotecário - EBAL - CEFET BA - 2010
  • Mais da metade da população mundial já vive nas cidades e os problemas decorrentes desse fato tendem a se agravar, principalmente nos países pobres, onde o crescimento é muito mais acelerado.
    As informações contidas no texto e os conhecimentos em relação aos problemas enfrentados pelas grandes cidades do mundo permitem afirmar:
  • 18 - Questão 34339 - Atualidades - Política - Nível Superior - Bibliotecário - EBAL - CEFET BA - 2010
  • A respeito da censura política na internet, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.

    ( ) Todos os países de regime autoritário controlam o acesso de seus cidadãos à internet com o propósito de preservar sua cultura.
    ( ) A censura política pela internet passou a ser adotada pelo MERCOSUL, após a entrada da Venezuela, país de regime autoritário, nesse bloco.
    ( ) A restrição à internet visa, dentre outros fatores, bloquear o acesso a informações referentes aos direitos humanos, como é o caso da China.

    A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a
  • 19 - Questão 34338 - Atualidades - Política - Nível Superior - Bibliotecário - EBAL - CEFET BA - 2010
  • O governo de Manoel Zelaya foi derrubado por golpe militar, em junho de 2009, e o presidente do Congresso, Roberto Micheletti, foi nomeado presidente interino. Houve protestos contra os militares e a suspensão das liberdades civis, além da condenação ao golpe pela comunidade internacional.

    O texto se refere a um acontecimento recente, ocorrido

Gostou? Compartilhe!

ícone WhatsApp ícone facebook ícone twitter ícone email ícone de erro!