Questões de Concursos EsFCEx

Resolva Questões de Concursos EsFCEx Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 11 - Questão 52880 - Português - Nível Superior - Capelão Evangélico - EsFCEx - EB - 2016
  • Qual é o tempo verbal utilizado quando “nos transportamos mentalmente a uma época passada e descrevemos o que então era presente” (Bechara)? 
  • 12 - Questão 52879 - Português - Nível Superior - Capelão Evangélico - EsFCEx - EB - 2016
  • Ordene os fragmentos de modo que constituam um parágrafo coerente e coeso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

    ( ) Um olhar mais aprofundado, porém, revela que a somatização é um reflexo de como corpo e mente estão interligados.
    ( ) Especialista em psicossomática, área que busca a compreensão dos processos mentais envolvidos no adoecimento físico, a autora relata casos clínicos de somatização que observou em sua experiência clínica.
    ( ) São comuns casos de pacientes que apresentam sintomas clínicos de doen­ças que não aparentam ter nenhuma causa orgânica.
    ( ) Essa relação é discutida pela neurologista Suzanne O’Sullivan em Isso é coisa da sua cabeça.
    ( ) E o que o senso comum chama equivocadamente de “doença psicológica”, subentendendo que a origem do sofrimento é inexistente.

    (Fonte: htto://www2.uol.com.br/vivermente/noticias/mente e corno interligados.html. Acesso em 19 de maio de 2016).
  • 13 - Questão 52878 - Português - Nível Superior - Capelão Evangélico - EsFCEx - EB - 2016
  • Assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas abaixo, respectivamente:

    “A família e a escola devem caminhar juntas para apoiar o desenvolvimento dos alunos.________ essa afirmação seja quase um consenso entre os profissionais da educação, a aproximação entre ambos os lados ainda é um desafio. ________ diretores e professores se queixam da falta de envolvimento da família na educação, pais ou responsáveis dizem não encontrar espaços de participação dentro da escola”.

    (Fonte: http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/aproximacao-da-familia-comescola-apoia-o-aluno-e-transforma-educacao/. Acesso em 19 de maio de 2016)
  • 14 - Questão 52877 - Português - Nível Superior - Capelão Evangélico - EsFCEx - EB - 2016
  • São palavras cognatas:
    I - “fugir” e “fugaz”
    II - “digital” e “dedal”
    III - “feroz” e “feracidade” 
  • 15 - Questão 52875 - Português - Nível Superior - Capelão Evangélico - EsFCEx - EB - 2016
  • Assinale a alternativa em que todos os vocábulos apresentam divisão silábica em acordo com os padrões normativos. 
  • 16 - Questão 52874 - Português - Nível Superior - Capelão Evangélico - EsFCEx - EB - 2016
  • Os termos em destaque no texto abaixo poderíam ser substituídos, respectivamente, sem prejuízo de valor por:
    Espaço Além - Marina Abramovic e o Brasil pode resultar surpreendente. A artista sérvia transita pela linguagem por vezes peculiar hermética das performances. Contudo no caso do filme de Marco Del Fiol, com estreia na quinta 19, as performances servem a uma experiência pessoal da protagonista, que a partir de 2012 empreendeu uma viagem mística pelo país.

    (Fonte: Revista Carta Capital, Ano XXII, n° 901. 18 de maio de 2016). 
  • 17 - Questão 52873 - Português - Nível Superior - Capelão Evangélico - EsFCEx - EB - 2016
  • De acordo com as regras ortográficas, é correto afirmar que: 
  • 18 - Questão 52872 - Teologia - Nível Superior - Capelão Evangélico - EsFCEx - EB - 2016
  • A ideia de Logos no Evangelho de João ocupa uma posição importante na Teologia Bíblica do Novo Testamento. Durante a História da Igreja muitas interpretações foram dadas por teólogos cristãos, objetivando chegar a uma visão mais clara do “conteúdo teológico e filosófico” dessa palavra. Alguns entenderam que não seria possível interpretar adequadamente essa expressão sem recorrer à filosofia. Um judeu, conforme afirma Ladd, empreendeu a tarefa de “casar a religião judaica com a filosofia helenística”. O nome dele é: 
  • 19 - Questão 52871 - Teologia - Nível Superior - Capelão Evangélico - EsFCEx - EB - 2016
  • Para Goppelt, “Lei (nomos, Tora), não é apenas um coletivo que designa a totalidade dos mandamentos, mas um conceito teológico que expressa uma concepção genérica a respeito dos mandamentos. A quem é atribuído o ensino, conforme Goppelt, deste princípio: “Não faças ao teu próximo o que não te agrada. Isso é toda a Tora, o mais é sua interpretação”. 
  • 20 - Questão 52870 - Teologia - Nível Superior - Capelão Evangélico - EsFCEx - EB - 2016
  • Analise os itens que podem ser considerados problemas antropológicos e que dificultam a relação dos preceitos do Antigo Testamento com os dias de hoje. A seguir, assinale a alternativa que apresenta as proposições corretas.

    I. Não se pode fazer paralelos entre os Estados Teocrático e Monárquico do Antigo Testamento e os sistemas da maioria dos Estados contemporâneos, onde o sistema de leis submete tanto os governantes quanto o povo a um pacto social laico e não a uma regula religiosa, nem tampouco elegendo pessoas tabu (ungidas por Deus).
    II. E difícil relacionar o modelo vetero-testamentário tanto da versão javista quanto sacerdotal da criação com a exigência atual de igualdade entre os sexos.
    III. No Antigo Testamento a questão da individualidade não tinha tanto valor quanto na dualidade. Diferente dos tempos atuais, nos quais o vínculo familiar e o senso de coletividade parecem não possuir tanta importância na identificação e situação social do indivíduo.
    IV. Os paralelos entre o contexto político e as relações dos homens da polis vetero-testamentária com os dias de hoje são de valia plena, posto que o homem continua o mesmo, independente do ambiente em que vive.