Questões de Concursos FHS SE

Resolva Questões de Concursos FHS SE Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 11 - Questão 40478.   Enfermagem - Nível Médio - Enfermeiro - FHS SE - CESPE - 2009
  • Quanto à liderança em enfermagem, julgue o item seguinte.

    Um administrador eficiente deve unir as habilidades de realizar suas funções administrativas às de um líder, sendo fundamental adotar estilo de liderança caracterizado pela ênfase no grupo, na ausência de críticas, no baixo poder de controle e na busca de motivação do grupo.
  • 12 - Questão 40573.   Conhecimentos Gerais - Nível Médio - Enfermeiro - FHS SE - CESPE - 2009
  • A vida política nacional vem sendo marcada por certa transferência de decisões do Legislativo e até mesmo do Executivo para os tribunais. A respeito desse tema, julgue o item a seguir.

    As medidas provisórias do Poder Executivo geram trancamento de pauta e paralisia decisória no Poder Legislativo, naquilo que tange à criação de pauta própria do Congresso Nacional.
  • 13 - Questão 40541.   Direito Sanitário - Nível Médio - Enfermeiro - FHS SE - CESPE - 2009
  • Com relação ao sistema de saúde brasileiro e o seu arcabouço legal, julgue o item a seguir.

    A Lei n.º 8.080/1990 dispõe sobre as condições para a organização e a execução das ações e serviços de saúde, de caráter permanente ou eventual, no âmbito de todo o território nacional. Ou seja, ficam submetidos a essa lei a União, os estados, o Distrito Federal (DF) e todos os municípios brasileiros.
  • 14 - Questão 40502.   Enfermagem - Nível Médio - Enfermeiro - FHS SE - CESPE - 2009
  • O resultado de uma droga no organismo depende muito do modo como foi introduzida. As drogas, normalmente, são administradas por acessos venosos centrais ou periféricos. Com relação aos cuidados de enfermagem na administração de medicamentos, julgue o item a seguir.

    As causas de erros no preparo e na administração de medicamentos, associadas a fatores humanos, incluem imperícia, imprudência, negligência, erro de cálculo, cansaço, sono, situações intimidatórias, complacência e medo.
  • 15 - Questão 40530.   Enfermagem - Nível Médio - Enfermeiro - FHS SE - CESPE - 2009
  • Acerca da enfermagem em situações de emergência, julgue o item.

    São considerados pacientes terminais no serviço de emergência aqueles que possuem diagnóstico de doença terminal mas que não têm consciência acerca do prognóstico da doença em questão.
  • 16 - Questão 40567.   Conhecimentos Gerais - Nível Médio - Enfermeiro - FHS SE - CESPE - 2009
  • Julgue o item a seguir, no que diz respeito ao tema da integração no entorno sul-americano do Brasil.

    O Brasil, país mais interessado na integração sul-americana como meio de fazer expandir o capitalismo brasileiro na região e facilitar a internacionalização da indústria brasileira, assiste momento de desafio à sua posição central nesse processo.
  • 17 - Questão 40501.   Enfermagem - Nível Médio - Enfermeiro - FHS SE - CESPE - 2009
  • O resultado de uma droga no organismo depende muito do modo como foi introduzida. As drogas, normalmente, são administradas por acessos venosos centrais ou periféricos. Com relação aos cuidados de enfermagem na administração de medicamentos, julgue o item a seguir.

    Em unidade de terapia intensiva, a injeção intramuscular é o método mais confiável de administração de medicamentos.
  • 18 - Questão 40520.   Enfermagem - Nível Médio - Enfermeiro - FHS SE - CESPE - 2009
  • Por meio da Portaria GM 1.863/2003, o governo brasileiro instituiu a Política Nacional de Atenção às Urgências, a ser implantada em todas as unidades federadas, respeitadas as três esferas de gestão. Com relação à Política Nacional de Atenção às Urgências, julgue o item subsequente.

    A implementação dessa política deverá contemplar as diretrizes de regionalização da atenção às urgências, mediante a adequação criteriosa da distribuição dos recursos assistenciais, implantando sistemas estaduais, regionais e municipais e suas respectivas redes de atenção.
  • 19 - Questão 40526.   Enfermagem - Nível Médio - Enfermeiro - FHS SE - CESPE - 2009
  • Acerca de urgência e emergência hospitalar e da administração de enfermagem, julgue o item seguinte.

    O sistema de informação em saúde e enfermagem contribui, como instrumento organizacional e de comunicação, para o planejamento, aperfeiçoamento e tomada de decisão nas diversas instâncias de gestão dos serviços de saúde e enfermagem.
  • 20 - Questão 40534.   Enfermagem - Nível Médio - Enfermeiro - FHS SE - CESPE - 2009
  • A infecção adquirida durante a hospitalização, que não estava presente nem em período de incubação por ocasião da admissão do paciente, é denominada infecção hospitalar. Geralmente, aparecem de 48 horas a 72 horas após a internação. Acerca da prevenção de infecção em procedimentos de risco, julgue o item que se segue.

    O risco de exposição a agentes infecciosos veiculados pelo sangue é mais elevado entre os profissionais dos serviços de unidades clínicas quando comparado aos profissionais das unidade de emergência.