Questões de Concursos IBGE

Resolva Questões de Concursos IBGE Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas Online com Gabarito.

  • Questão 57326.   Português - Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto - Nível Fundamental - Recenseador - IBGE - FGV - 2017
  • Texto 2 – AS DOZE BACTÉRIAS MAIS AMEAÇADORAS

    “Pela segunda vez em apenas cinco meses, a Organização Mundial de Saúde (OMS) veio a público para chamar a atenção do mundo a respeito da ameaça causada pelas bactérias super-resistentes à ação dos antibióticos. Na semana passada, a entidade divulgou uma lista com doze famílias de microorganismos considerados de alto risco e contra os quais as opções terapêuticas estão se esgotando.

    No documento dirigido aos governos, cientistas e indústrias, a organização enfatiza a necessidade de criação urgente de novos recursos para combater essas bactérias antes que seja tarde demais”.

    (Isto É, março de 2017)

    O objetivo do texto 2 é:
  • Questão 252.   Matemática - Nível Médio - Agente de Pesquisa - IBGE - NCE
  • Um número é formado por dois algarismos cuja soma é 8. Invertendo-se esses algarismos, obtém-se um novo número 36 unidades maior que o número original. A diferença entre os quadrados dos dois números é um número:
  • Questão 23080.   Conhecimentos Específicos - Engenharia Cartográfica e Cartografia - Nível Superior - Analista Censitário de Geoprocessamento - IBGE - CESGRANRIO - 2014
  • A imagem digital possui as seguintes formas de medidas que são descritas em termos de resolução: espacial, espectral, radiométrica e temporal.

    Em relação às resoluções, considere as afirmativas a seguir.

    I - A resolução radiométrica é medida pela intensidade de radiância da área de cada pixel.
    II - A resolução espacial utiliza o IFOV como métrica.
    III - A resolução radiométrica é a frequência de revisita dos sensores.
    IV - A resolução temporal é fundamental para acompanhar ou detectar a evolução ou mudanças que ocorrem na Terra.

    É correto o que se afirma em
  • Questão 23148.   História - Nível Médio - Agente de Pesquisas por Telefone - IBGE - CESGRANRIO - 2014
  • A abertura do caixão do ex-presidente João Goulart, morto em 1976, mostrou os restos mortais dele ainda com tecidos moles, 37 anos após a sua morte. A cena é triste. A surpresa é boa.

    Revista Carta Capital. São Paulo: Confiança. Ano XIX, n. 776, 27 nov. 2013, p.23.

    O texto faz referência à situação de uma boa surpresa porque isso permite
  • Questão 260.   Matemática - Nível Médio - Agente de Pesquisa - IBGE - NCE
  • João recebeu o seguinte problema: construa cartazes com quatro letras seguidas de três números. As letras pertencem ao conjunto {I, B, G, E} e podem ser usadas em qualquer ordem sem repetição. Os números devem ser pares e pertencentes ao conjunto {1, 2, 3, 4, 5, 6}, e também podem ser usados em qualquer ordem e sem repetição. O número de cartazes diferentes que João pode confeccionar é:
  • Questão 52500.   Matemática - Nível Fundamental - Recenseador - IBGE - FGV - 2014
  • Fernando teve três filhos em três anos seguidos. Quando ele fez 39 anos reparou que essa sua idade era igual à soma das idades dos seus três filhos.

    Nesse dia, o seu filho mais velho tinha: 
  • Questão 52501.   Matemática - Nível Fundamental - Recenseador - IBGE - FGV - 2014
  • João recebeu 32 relatórios verdes e 40 relatórios vermelhos. Ele deve colocar esses relatórios em envelopes da seguinte forma:

    • Todos os envelopes devem conter a mesma quantidade de relatórios.
    • Nenhum envelope pode misturar relatórios de cores diferentes.

    Cumprindo essas exigências, o menor número de envelopes que ele precisará utilizar é: 
  • Questão 57325.   Português - Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto - Nível Fundamental - Recenseador - IBGE - FGV - 2017
  • Texto 1 – A ORIGEM DA VIDA NO UNIVERSO

    Uma descoberta anunciada na semana passada joga mais luz sobre a origem da vida no universo. Em um artigo publicado na revista Nature – uma das mais importantes publicações científicas do mundo –, pesquisadores ingleses relatam a identificação de microfósseis de bactérias que teriam surgido entre 4,2 bilhões de anos e 3,7 bilhões de anos atrás. Se for confirmado, será o mais antigo registro de vida na Terra.

    “...pesquisadores ingleses relatam a identificação de microfósseis de bactérias que teriam surgido entre 4,2 bilhões de anos e 3,7 bilhões de anos atrás. Se for confirmado, será o mais antigo registro de vida na Terra”.

    Em função da forma verbal “teriam surgido”, os leitores tomam conhecimento de que a informação da descoberta é: