Questões de Concursos IFMS

Resolva Questões de Concursos Públicos Grátis IFMS . Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

Ao medir a tensão elétrica com o multímetro, qual deve ser o procedimento adequado na utilização deste instrumento:
Um motor elétrico funcionando com corrente acima da nominal é levado a trabalhar em regime de sobrecarga. Nesta situação, podemos afirmar que:
A Lei nº. 11.091/2005 que dispõe sobre a estruturação do plano de carreira dos cargos técnico-administrativos em educação, no âmbito das instituições federais de ensino vinculadas ao ministério da educação, em seu capítulo IV, referente à estrutura do plano de carreira dos técnico–administrativos em educação, em especial em seu Art. 8ª, especifica que são atribuições gerais dos cargos que integram o Plano de Carreira, sem prejuízo das atribuições específicas e observados os requisitos de qualificação:
Considere uma instalação industrial, onde se tem uma potência instalada de 30 kW e o fator de potência 0,6 atrasado. Será realizada uma ampliação com a instalação de uma potência de 20 kVA e fator de potência 0,8 atrasado. Após a ampliação, as potências ativa e reativa totais da instalação serão, respectivamente, de:
Sobre os conceitos básicos de eletricidade, assinale a alternativa CORRETA:
Leia o texto seguinte para responder a questão:

Aprenda a chamar a polícia
Luis Fernando Veríssimo

    Eu tenho o sono muito leve, e numa noite dessas notei que havia alguém andando sorrateiramente no quintal de casa. Levantei em silêncio e fiquei acompanhando os leves ruídos que vinham lá de fora, até ver uma silhueta passando pela janela do banheiro. Como minha casa era muito segura, com grades nas janelas e trancas internas nas portas, não fiquei muito preocupado, mas era claro que eu não ia deixar um ladrão ali, espiando tranqüilamente.
    Liguei baixinho para a polícia, informei a situação e o meu endereço.
    Perguntaram-me se o ladrão estava armado ou se já estava no interior da casa.
    Esclareci que não e disseram-me que não havia nenhuma viatura por perto para ajudar, mas que iriam mandar alguém assim que fosse possível.
    Um minuto depois, liguei de novo e disse com a voz calma:
    — Oi, eu liguei há pouco porque tinha alguém no meu quintal. Não precisa mais ter pressa. Eu já matei o ladrão com um tiro da escopeta calibre 12, que tenho guardada em casa para estas situações. O tiro fez um estrago danado no cara!
    Passados menos de três minutos, estavam na minha rua cinco carros da polícia, um helicóptero, uma unidade do resgate , uma equipe de TV e a turma dos direitos humanos, que não perderiam isso por nada neste mundo.
    Eles prenderam o ladrão em flagrante, que ficava olhando tudo com cara de assombrado. Talvez ele estivesse pensando que aquela era a casa do Comandante da Polícia.
    No meio do tumulto, um tenente se aproximou de mim e disse:
    — Pensei que tivesse dito que tinha matado o ladrão.
    Eu respondi:
    — Pensei que tivesse dito que não havia ninguém disponível.

Fonte: http://www.refletirpararefletir.com.br/4-cronicas-de-luis-fernando-verissimo

Sobre a estruturação global do enredo da história, marque a alternativa que numere a sequência correta da segunda coluna, levando em consideração os elementos da primeira.

( 1 ) Apresentação
( 2 ) Desenvolvimento 
( 3 ) Clímax 
( 4 ) Desfecho

( ) Não precisa mais ter pressa. Eu já matei o ladrão com um tiro da escopeta calibre 12...
( ) [...] numa noite dessas notei que havia alguém andando sorrateiramente no quintal de casa...
( ) Pensei que tivesse dito que tinha matado o ladrão...
( ) Liguei baixinho para a polícia, informei a situação e o meu endereço...
Em 16 de dezembro de 1990 foi assinado em Lisboa o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, por Portugal, Brasil, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e, posteriormente, por Timor Leste. No Brasil, o Acordo foi aprovado pelo Decreto Legislativo nº 54, de 18 de abril de 1995. Segundo o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa algumas palavras perderam o acento agudo. Assinale a opção que apresenta uma palavra que não é mais acentuada devido ao Acordo Ortográfico referido e que está em vigor desde 2013.
Segundo o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, algumas regras do uso do hífen foram alteradas. Assinale a opção que apresenta uma palavra corretamente grafada segundo o Acordo Ortográfico referido.
O pacote Libre Office, permite a utilização de teclas de atalho que facilita a edição e criação de documento. A tecla de atalho CORRETA para iniciar a apresentação do primeiro slide no Libre Office Impress, versão português, é: