Questões de Concursos INMET

Resolva Questões de Concursos INMET Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 11 - Questão 45620 - Meteorologia - Nível Superior - Meteorologista - INMET - CETRO - 2006
  • As leis de Boyle e Gay Lussac descrevem a relação entre temperatura, pressão e volume.

    1 – Numa transformação isotérmica, a pressão e o volume de um gás são inversamente proporcionais 
    2 – Numa transformação isobárica, o volume e a temperatura absoluta de um gás são diretamente proporcionais 
    3 – Numa transformação isocórica, a pressão e a temperatura absoluta de um gás são diretamente proporcionais 

    Conforme as afirmações descritas acima, é correto afirmar que:
  • 12 - Questão 45624 - Meteorologia - Nível Superior - Meteorologista - INMET - CETRO - 2006
  • A natureza meridional do escoamento de verão é resultado direto do forte aquecimento da superfície com liberação de calor sensível e de calor latente. Este aquecimento produz uma célula de circulação direta forçada termicamente com ar quente e úmido subindo sobre o continente e ar seco descendo sobre as áreas oceânicas adjacentes. O ar ascendente desta circulação que se forma sobre o oeste da Amazônia provoca intenso desenvolvimento de nuvens convectivas e altas precipitações pluviométricas, com até 6mm dia -1 na região Amazônica. Parte da subsidência desta circulação zonal, no caso da América do Sul, estende-se desde o leste da Amazônia até o oeste da África, incluindo o Nordeste do Brasil e é chamada de:
  • 13 - Questão 45619 - Meteorologia - Nível Superior - Meteorologista - INMET - CETRO - 2006
  • A medição da radiação solar, tanto a componente direta quanto a componente difusa na superfície terrestre, é importante para estudos das influências das condições climáticas e atmosféricas. Sua medição pode ser feita utilizando-se instrumentos adequados, tais como: 

    1. Piranômetros - Os piranômetros medem a radiação global. Este instrumento caracteriza-se pelo uso de uma termopilha que mede a diferença de temperatura entre duas superfícies, uma pintada de preto e outra pintada de branco igualmente iluminada. A expansão sofrida pelas superfícies provoca um diferencial de potencial que, ao ser medida, mostra o valor instantâneo da energia solar. 
    2. Pireliômetros - Os pireliômetros são instrumentos que medem a radiação direta e caracteriza-se por apresentar uma pequena abertura de forma a "visualizar" apenas o disco solar e a região vizinha denominada circunsolar. O instrumento segue o movimento solar onde é constantemente ajustado para focalizar melhor a região do sensor. 
    3. Heliógrafo - Instrumento que registra a duração do brilho solar. A radiação solar é focalizada por uma esfera de cristal de 10cm de diâmetro sobre uma fita que, pela ação da radiação é enegrecida. O cumprimento desta fita exposta à radiação solar mede o número de horas de insolação. 
    4. Actinógrafo - Instrumento usado para medir a radiação global. Este instrumento é composto de sensores baseados na expansão diferencial de um par bimetálico. Os sensores são conectados a uma pena que, quando de sua expansão, registram o valor instantâneo da radiação solar.
  • 14 - Questão 45606 - Português - Nível Superior - Meteorologista - INMET - CETRO - 2006
  • Leia com atenção e assinale a alternativa correta. 

    Consertam-se máquinas fotográficas e faz-se carimbos. A frase acima apresenta um erro de concordância verbal; para fazer a correção, devemos substituir:
  • 15 - Questão 45630 - Meteorologia - Nível Superior - Meteorologista - INMET - CETRO - 2006
  • O texto abaixo foi desenvolvido considerando-se a teoria de Sutcliffe.

    A situação padrão para o desenvolvimento de um ciclone em superfície, apresenta um cavado em 500mb com vorticidade absoluta negativa no Hemisfério Sul, tendo em vista a curvatura do escoamento. Logo, a leste do eixo do cavado deve haver advecção de vorticidade __________ e a oeste_________. A intensificação ou formação de um ___________ na superfície é equivalente a tornar a vorticidade absoluta mais negativa e o contrário para o caso do ____________. 

    Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas do texto.
  • 17 - Questão 45602 - Português - Nível Superior - Meteorologista - INMET - CETRO - 2006
  • O presidente da Bolsa de Tóquio, Takuo Tsurushima, pediu demissão nesta terça-feira depois do escândalo pelo incrível erro de digitação que provocou um caos monumental e perdas de 280 milhões de euros (cerca de R$ 800 milhões) no mercado no começo do mês. A saída de Tsurushima já era esperada. No dia 8 de dezembro, os computadores da Bolsa de Tóquio não detectaram nem bloquearam uma transação errada de um operador da empresa Mizuho Securities. O operador se equivocou em uma operação vinculada à entrada na Bolsa de uma pequena empresa, J-Com. Ao invés de vender uma ação da J-Com por 610 mil ienes, ele colocou 610 mil ações da J-Com a um iene a unidade. O erro provocou o caos no mercado de Tóquio e a Mizuho Securities calculou que o engano custaria à empresa quase 40 bilhões de ienes (280 milhões de euros).

    Segundo o texto, é incorreto afirmar que:
  • 18 - Questão 45605 - Português - Nível Superior - Meteorologista - INMET - CETRO - 2006
  • Leia as orações abaixo para responder a esta questão:

    I. Toda essa nebulosidade é formada pelo acoplamento de uma frente fria que está no litoral de São Paulo. 
    II. Uma extensa faixa de nuvens, a qual está carregada, estende-se desde o Paraná até o Acre. 
    III. Nuvens tropicais formadas pelo tempo quente e úmido causam várias pancadas de chuva no Amazonas, no Pará, em Roraima e no Amapá.
    IV. A permanência dessa junção por pelo menos cinco dias, define a Zona da Convergência do Atlântico Sul (ZCAS)
  • 19 - Questão 45621 - Meteorologia - Nível Superior - Meteorologista - INMET - CETRO - 2006
  • Praticamente todos os procedimentos de rotina usados para analisar a estabilidade da atmosfera são manipulações do método da parcela. Na teoria desse método supõe-se que uma diminuta parcela de ar modifica adiabaticamente sua temperatura, quando é deslocada verticalmente de sua posição de origem. Se a parcela não for saturada, sua temperatura virtual se modifica ao longo de uma adiabática seca, porém se a parcela for saturada a modificação se dará ao longo de uma adiabática úmida. Supondo que a parcela não afeta nem é afetada pela atmosfera por onde se desloca temos:

    1) Se após o deslocamento vertical a parcela tiver uma temperatura virtual (Tv) menor do que a atmosfera ambiente, ela estará sujeita a uma força que aumentará sua aceleração para cima, e a parcela tenderá a se afastar cada vez mais de sua posição original, caracterizando uma atmosfera instável. 
    2) Se sua Tv se tornar menor do que a do meio ambiente, a parcela será menos densa do que o ar ambiente, e o seu movimento será retardado, caracterizando uma condição de atmosfera estável. 
    3) Se a parcela deslocada tiver a mesma densidade que o meio estará em equilíbrio neutro. 

    Com base no exposto:
  • 20 - Questão 45610 - Português - Nível Superior - Meteorologista - INMET - CETRO - 2006
  • Em todas as alternativas, a expressão destacada pode ser substituída pelo pronome lhe, exceto em: