Questões de Concursos MPE GO

Resolva Questões de Concursos MPE GO Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 11 - Questão 49279.   História - Nível Fundamental - Secretário Auxiliar - MPE GO - 2017
  • A volta democrática de Getúlio Vargas ao poder, após ser eleito no ano de 1950, ficou caracterizada pelo presidente:
  • 12 - Questão 49284.   Geografia - Nível Fundamental - Secretário Auxiliar - MPE GO - 2017
  • A seguir estão descritas paisagens brasileiras cuja a caracterização é feita pela correlação de clima, vegetação e aproveitamento econômico.

    Uma não está corretamente caracterizada, identifique-a:
  • 13 - Questão 49283.   Geografia - Nível Fundamental - Secretário Auxiliar - MPE GO - 2017
  • Analisando a história econômica da região Centro-Oeste, poderiamos encontrar as seguintes fases:

    I. 1600 a 1700: avanço de bandeirantes e disputa dos territórios junto aos espanhóis; construção de fortificações.
    II. 1700 a 1750: breve período de exploração do ouro, atraindo populações de garimpeiros e escravos.
    III. 1750 a 1940: com o fim do garimpo, a criação de gado torna-se a atividade preponderante e a principal responsável pela ocupação do território.
    IV. 1940 a 1960: tentativa do governo federal de estabelecer colônias agrícolas com o intuito de efetivar a ocupação da região.
    V. 1960 a 1980: com a inauguração de Brasília, o Centro-Oeste passa a ser procurado para o avanço das frentes agrícolas pioneiras, com destaque para o plantio de soja.
    VI. a partir de 1980: crescimento econômico acelerado, apoiado no binômio indústria de bens de consumo duráveis/atividades minerais.

    Estão corretas:
  • 14 - Questão 49275.   Matemática - Nível Fundamental - Secretário Auxiliar - MPE GO - 2017
  • Em um vazamento de água, observa-se que, em 5 minutos, vazam 34 litros de água. O encanador foi chamado, mas deve demorar cerca de 1 hora e meia para chegar e iniciar o conserto. Nesse tempo (1 hora e meia), mantida a mesma vazão de água, a quantidade de litros que vazará é de:
  • 15 - Questão 49280.   História - Nível Fundamental - Secretário Auxiliar - MPE GO - 2017
  • Getúlio Vargas teve que enfrentar duas frentes principais de organização política durante o governo provisório. Uma delas era inspirada no fascismo italiano e no nazismo alemão, inclusive nos símbolos e rituais de cumprimento que os orientavam. Trata-se do:
  • 16 - Questão 49273.   Matemática - Nível Fundamental - Secretário Auxiliar - MPE GO - 2017
  • Para servir suco a alguns participantes de uma audiência, foram compradas duas garrafas de suco concentrado de uva com 1,5 litros cada uma. Como o suco era concentrado, foi feita uma diluição em água na seguinte proporção: 5 partes de suco para 3 partes de água. Depois de diluído, todo o suco foi servido em copos de 200 mL cada um. O número máximo de copos que puderam ser servidos foi:
  • 17 - Questão 49254.   Português - Interpretação de Textos - Nível Fundamental - Secretário Auxiliar - MPE GO - 2017
  •       “O termo serenidade costuma estar associado a mais de um significado, sendo que o primeiro deles tem a ver com a capacidade de lidar com docilidade e tolerância com as situações mais adversas. Muitas vezes perdemos a serenidade quando nos sentimos pressionados por expectativas que nós mesmos produzimos em relação aos nossos projetos; é preciso cautela para que nossos planos não se transformem em fontes de tensão. Os que fazem planos mais realistas sofrem menos e se aproximam mais da serenidade.

          A serenidade corresponde a um estado de espírito no qual nos encontramos razoavelmente em paz, conciliados com o que somos e temos, com nossa condição de humanos falíveis e mortais. É claro que isso depende de termos atingido uma razoável evolução emocional e mesmo moral: não convém nos compararmos com as outras pessoas, não é bom nos revoltarmos com o fato de não sermos exatamente como gostaríamos: conformados com nossas limitações, podemos usufruir das potencialidades que temos.

          O momento presente é sempre uma ficção: vivemos entre as lembranças do passado e a esperança de acontecimentos futuros que buscamos alcançar. A regra é que estejamos indo atrás de objetivos, perseguindo-os com mais ou menos determinação. A maior parte das pessoas sente-se mal quando está sem projetos, apenas usufruindo dos prazeres momentâneos que suas vidas oferecem. Somos pouco competentes para vivenciar o ócio. Essa condição emocional que os filósofos antigos consideravam como muito criativa é algo gerador de um estado de alma que chamamos de tédio.

          De certa forma, fazemos tudo o que fazemos a fim de fugir do ócio e do tédio que o acompanha. Mesmo nos períodos de férias temos que nos ocupar. Por outro lado, perseguir objetivos com obstinação e aflição de alcançá-los o quanto antes também subtrai a serenidade. Assim, perdemos a serenidade quando andamos muito devagar, perto da condição do ócio, que traz o tédio e a depressão, e também quando nos tornamos angustiados pela pressa de atingirmos nossas metas. Mais uma vez, a sabedoria, a virtude, está no meio, naquilo que Aristóteles chamava de temperança: cada um de nós parece ter uma velocidade ideal, de modo que, se andar abaixo dela, tenderá a se deprimir, ao passo que, se andar acima dela, tenderá a ficar ansioso. Interessa pouco comparar nossa velocidade com a dos outros, visto que só estaremos bem quando estivermos em nosso ritmo, qualquer que seja ele ”.

    (Adaptado de Flávio Gikovate).
  • Expressa noção de finalidade o segmento que se encontra em
  • 18 - Questão 49266.   Informática - Nível Fundamental - Secretário Auxiliar - MPE GO - 2017
  • Assinale, entre as alternativas abaixo, aquela que descreve corretamente o procedimento a ser realizado no Windows 7 para a escolha do programa que será utilizado para abrir o arquivo selecionado.
  • 19 - Questão 49268.   Informática - Nível Fundamental - Secretário Auxiliar - MPE GO - 2017
  • Considere as seguintes afirmações em relação as teclas de atalho utilizadas em formatação de caracteres no Microsoft Word 2007.

    I - As teclas SHIFT+F3 alternam as letras entre minúsculas, primeira letra maiúscula em cada palavra e maiúsculas.
    II - As teclas CTRL+SHIFT+A formatam todas as letras como maiúsculas.
    III - As teclas CTRL+N aplicam negrito.

    Quais estão corretas?
  • 20 - Questão 49265.   Português - Nível Fundamental - Secretário Auxiliar - MPE GO - 2017
  • Marque a alternativa cujas palavras traz e trás estejam empregadas corretamente: