Questões de Concursos Polícia Militar SP

Resolva Questões de Concursos Polícia Militar SP Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas Online com Gabarito.

  • Questão 52535.   Legislação Estadual - Legislação Estadual de São Paulo - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar SP - VUNESP - 2018
  • O Regulamento Disciplinar da Polícia Militar do Estado de São Paulo prevê que as transgressões disciplinares decorrentes de ações ou omissões contrárias à disciplina policial-militar poderão ser consideradas graves se
  • Questão 2891.   Português - Nível Médio - Soldado PM voluntário - Polícia Militar SP - VUNESP
  • Texto anexado à questão Texto anexado à questão
  • Considere o trecho do texto.

    Segundo o IBGE, essa discrepância quantitativa não é geograficamente uniforme, alguns Estados do Brasil serão mais propícios do que outros para que as mulheres encontrem seu par do baralho.

    O termo em destaque pode ser substituído, sem alteração do sentido do texto, por
  • Questão 18039.   Direito Administrativo - Nível Superior - Tecnólogo de Administração - Polícia Militar SP - VUNESP - 2014
  • O princípio básico da Administração Pública, de observân­cia permanente e obrigatória, que objetiva aferir a compa­tibilidade entre os meios e os fins, de modo a evitar restri­ções desnecessárias ou abusivas por parte da Administração Pública, com lesão aos direitos fundamentais, também cha­mado de princípio da proibição de excesso, é o princípio da
  • Questão 53633.   Português - Nível Médio - Aspirante da Polícia Militar - Polícia Militar SP - VUNESP - 2017
  • – Bem dizia eu, que aquela janela…
    – É a janela dos rouxinóis.
    – Que lá estão a cantar.
    – Então, esses lá estão ainda como há dez anos – os mesmos ou outros – mas a menina dos rouxinóis foi-se e não voltou.
    – A menina dos rouxinóis? Que história é essa? Pois deveras tem uma história aquela janela?
    – É um romance todo inteiro, todo feito, como dizem os franceses, e conta-se em duas palavras.
    – Vamos a ele. A menina dos rouxinóis, menina com olhos verdes! Deve ser interessantíssimo. Vamos à história já.
    – Pois vamos. Apeiemos e descansemos um bocado.
    Já se vê que este diálogo passava entre mim e outro dos nossos companheiros de viagem. Apeamo-nos, com efeito; sentamo-nos; e eis aqui a história da menina dos rouxinóis como ela se contou.
    É o primeiro episódio da minha odisseia: estou com medo de entrar nele porque dizem as damas e os elegantes da nossa terra que o português não é bom para isto, que em francês que há outro não sei quê…
    Eu creio que as damas que estão mal informadas, e sei que os elegantes que são uns tolos; mas sempre tenho meu receio, porque, enfim, deles me rio eu; mas poesia ou romance, música ou drama de que as mulheres não gostem é porque não presta.
    Ainda assim, belas e amáveis leitoras, entendamo-nos: o que eu vou contar não é um romance, não tem aventuras enredadas, peripécias, situações e incidentes raros; é uma história simples e singela, sinceramente contada e sem pretensão.   
    Acabemos aqui o capítulo em forma de prólogo e a matéria do meu conto para o seguinte.

    (Almeida Garrett. Viagens na Minha Terra)

    Assinale a alternativa correta quanto à concordância nominal. 
  • Questão 53654.   Inglês - Nível Médio - Aspirante da Polícia Militar - Polícia Militar SP - VUNESP - 2017
  • Texto anexado à questão Texto anexado à questão
  • No trecho do terceiro parágrafo “Instead, they direct victims to the single ‘women’s police station’ in the state”, o termo em destaque equivale, em português, a
  • Questão 2880.   Geografia - Nível Médio - Soldado PM voluntário - Polícia Militar SP - VUNESP
  • Considere as seguintes características:

    I. vegetação predominante de floresta equatorial;
    II. presença de grande número de rios extensos e volumosos;
    III. recente ocupação através da expansão da fronteira agrícola;
    IV. envolta em polêmica devido à construção de três usinas
    hidrelétricas.

    As características apresentadas referem-se à Região
  • Questão 53623.   Português - Nível Médio - Aspirante da Polícia Militar - Polícia Militar SP - VUNESP - 2017
  • Leia o soneto para responder a questão.

    Disse ao meu coração: Olha por quantos
    Caminhos vãos andamos! Considera
    Agora, d’esta altura fria e austera,
    Os ermos que regaram nossos prantos…

    Pó e cinzas, onde houve flor e encantos!
    E noite, onde foi luz de primavera!
    Olha a teus pés o mundo e desespera,
    Semeador de sombras e quebrantos!

    Porém o coração, feito valente
    Na escola da tortura repetida,
    no uso do penar tornado crente,

    Respondeu: D’esta altura vejo o Amor!
    Viver não foi em vão, se é isto a vida,
    Nem foi demais o desengano e a dor.

    (Antero de Quental, Antologia)

    Nos versos “Porém o coração, feito valente / Na escola da tortura repetida, / E no uso do penar tornado crente, / Respondeu...”, o termo em destaque estabelece relação coesiva, cujo sentido é de
  • Questão 17943.   Português - Interpretação de Textos - Nível Médio - Oficial Administrativo - Polícia Militar SP - VUNESP - 2014
  • Texto anexado à questão Texto anexado à questão
  • Releia o seguinte trecho do texto para responder à questão.   
          Se as pessoas insistem em ignorar as conclusões de tais estudiosos e não se importam de reduzir suas mentes à condição de apêndice de um aparelho, talvez se assustem ao saber que o smartphone também as atinge em algo que ainda devem valorizar: o corpo.

    Assinale a alternativa que contém a expressão verbal flexionada no modo subjuntivo, indicando um fato incerto, uma possibilidade.
  • Questão 3795.   Português - Nível Médio - Soldado PM - Polícia Militar SP - VUNESP - 2010
  • Texto anexado à questão Texto anexado à questão
  • Assinale a alternativa correta quanto à concordância verbal.
  • Questão 17953.   Matemática - Nível Médio - Oficial Administrativo - Polícia Militar SP - VUNESP - 2014
  • Um atleta gasta 2 minutos e 15 segundos para dar uma volta completa em uma determinada pista de corrida. Após certo período de treinamento mais intenso, esse mesmo atleta fez essa volta completa em 2/3 do tempo anterior, o que significa que o novo tempo gasto por ele para dar uma volta completa nessa pista passou a ser de