Questões de Concursos Prefeitura de Bom Jesus PI

Resolva Questões de Concursos Prefeitura de Bom Jesus PI Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 11 - Questão 47409 - Psicologia - Nível Superior - Psicólogo - Prefeitura de Bom Jesus PI - COPESE - 2016
  • Assinale a opção INCORRETA
  • 12 - Questão 47408 - Psicologia - Nível Superior - Psicólogo - Prefeitura de Bom Jesus PI - COPESE - 2016
  • Assinale a opção CORRETA.
  • 13 - Questão 47407 - Psicologia - Nível Superior - Psicólogo - Prefeitura de Bom Jesus PI - COPESE - 2016
  • Assinale a opção que NÃO expressa um conceito teórico de Vigotski.
  • 14 - Questão 47406 - Psicologia - Nível Superior - Psicólogo - Prefeitura de Bom Jesus PI - COPESE - 2016
  • Leia as proposições e assinale a opção CORRETA.

    I. As principais características da análise da zona de desenvolvimento próximo são: a criança como um todo; estrutura interna (relações entre funções psicológicas); desenvolvimento como uma mudança qualitativa nas relações estruturais, advinda das ações da criança na situação social de desenvolvimento (que reflete o que a criança percebe e pelo que se interessa), de modo que cada período etário tem uma atividade-guia/ contradição principal que organiza as ações da criança (no interior da qual operam interesses subjetivos) por meio das quais novas funções se desenvolvem;
    II. Para compreender a explicação de Vigotski sobre a existência da zona de desenvolvimento próximo, devese considerar seu conceito técnico de imitação, em torno do qual sua análise é construída. A habilidade de uma pessoa para imitar, tal como concebida por Vigotski, é a base para uma zona subjetiva de desenvolvimento próximo (A zona objetiva existe por meio da situação social de desenvolvimento);
    III. A interação ou colaboração com uma criança é utilizada para avaliar a zona de desenvolvimento próximo (subjetiva) de uma criança porque proporciona uma oportunidade para a imitação, que é a forma de identificar funções psicológicas em maturação que são ainda inadequadas para o desempenho independente.
  • 15 - Questão 47405 - Psicologia - Nível Superior - Psicólogo - Prefeitura de Bom Jesus PI - COPESE - 2016
  • Assinale o conceito que NÃO pertence à teoria da bioecologia do desenvolvimento humano de Bronfenbrenner.
  • 16 - Questão 47404 - Psicologia - Nível Superior - Psicólogo - Prefeitura de Bom Jesus PI - COPESE - 2016
  • Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira, considerando a teoria do desenvolvimento de Bronfenbrenner.

    (1) Microssistema
    (2) Mesossistema
    (3) Exossistema
    (4) Macrossistema
     
    ( ) Envolve a participação ativa da pessoa e a interação com outros ambientes, o que denota ser um sistema composto de sistemas menores.
    ( ) Configura-se como o mais amplo dos sistemas e engloba padrões de organização social, cultural e ideológica.
    ( ) Nele o indivíduo desenvolve um conjunto de papéis sociais primários com apreensão dos valores padronizados pela sociedade como base para o seu desenvolvimento.
    ( ) Constitui-se por ambientes fora do convívio familiar; contudo, a vivência da pessoa influencia os demais membros do grupo.
     
    A opção que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
  • 17 - Questão 47403 - Psicologia - Nível Superior - Psicólogo - Prefeitura de Bom Jesus PI - COPESE - 2016
  • Assinale a opção CORRETA.
  • 18 - Questão 47402 - Psicologia - Nível Superior - Psicólogo - Prefeitura de Bom Jesus PI - COPESE - 2016
  • Assinale a opção CORRETA.
  • 19 - Questão 47401 - Psicologia - Nível Superior - Psicólogo - Prefeitura de Bom Jesus PI - COPESE - 2016
  • Leia as proposições e assinale a opção CORRETA.

    I. A família, presente em todas as sociedades, é um dos primeiros ambientes de socialização do indivíduo, atuando como mediadora principal dos padrões, modelos e influências culturais. É também considerada a primeira instituição social que, em conjunto com outras, busca assegurar a continuidade e o bem-estar dos seus membros e da coletividade, incluindo a proteção e o bem estar da criança;
    II. No tocante ao exossistema do grupo familiar, esse engloba os contextos e as redes sociais que asseguram o sentimento de pertencer a um grupo especial, social ou cultural, tais como as relações mantidas por laços de consanguinidade ou casamento, vínculos de dependência ou autonomia financeira ou emocional;
    III. A combinação derivada do MESOSSITEMA tem como base as relações diádicas, isto é, como os genitores interagem, com destaque para o grau de intimidade: se o estilo de vida é compartilhado ou separado, se esta relação é considerada heterossexual ou homossexual, se há alteridade no poder ou não. Já aquelas influências provenientes do MICROSSISTEMA compreendem as relações com os filhos, ou seja, a sua presença ou ausência, se eles são biológicos ou adotivos e se moram com os pais ou não;
    IV. A escola é uma instituição social com objetivos e metas determinadas, que emprega e reelabora os conhecimentos socialmente produzidos, com o intuito de promover a aprendizagem e efetivar o desenvolvimento das funções psicológicas superiores: memória seletiva, criatividade, associação de ideias, organização e sequência de conhecimentos, dentre outras.

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