Questões de Concursos TJ SC

Resolva Questões de Concursos TJ SC Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 11 - Questão 64156 - Direito Administrativo - Nível Superior - Titular de Serviços de Notas e de Registros - TJ SC - IESES - 2019
  • É caso de inexigibilidade de licitação para aquisição de materiais, equipamentos ou gêneros:
  • 12 - Questão 64089 - Administração Financeira e Orçamentária - Nível Superior - Analista Administrativo - TJ SC - FGV - 2018
  • Na Administração Pública tem sido cada fez mais comum a formação de consórcios públicos para a realização de objetivos de interesse comum dos entes consorciados. Independentemente da finalidade das atividades a serem desenvolvidas, os consórcios públicos deverão elaborar seu orçamento próprio.

    Assim, uma receita recebida pelo consórcio do ente transferidor:
  • 13 - Questão 7558 - Informática - Nível Médio - Técnico Judiciário - TJ SC - 2011
  • OBSERVAÇÕES:

    1) A menos que seja explicitamente informado na questão, o termo “clicar” significa a operação de pressionar o botão esquerdo do mouse;
    2) Para todos os programas e acessórios mencionados nas questões, considere a configuração padrão em português do Brasil, quando existir.
  • Sobre a utilização de correio eletrônico (e-mail), analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:

    I Mensagens de e-mail só podem ser enviadas em horário comercial, que é o horário de funcionamento da internet no Brasil.

    II Caso seja enviada uma mensagem de e-mail para um destinatário que não possui acesso à internet, essa mensagem é automaticamente redirecionada para a agência dos correios mais próxima, que imprime o conteúdo e entrega pessoalmente a mensagem, através do serviço “Internet para Todos” do governo brasileiro.

    III Para criar uma conta de e-mail é necessário solicitar o serviço pessoalmente na Secretaria Estadual de Segurança Pública. Sem esse procedimento, não é possível enviar uma mensagem de e-mail.
  • 16 - Questão 64056 - Português - Nível Superior - Analista Administrativo - TJ SC - FGV - 2018
  • Texto 2:

    Inteligência e sabedoria não são a mesma coisa. Entretanto, na linguagem cotidiana, usamos os dois termos indistintamente. Vivemos em uma sociedade onde a eficiência e os resultados são valorizados. Aparentemente, apenas os mais inteligentes estão destinados a obter sucesso. No entanto, apenas os sábios conseguem uma felicidade autêntica. Eles são guiados por valores e preocupados em fazer uso da bondade, aplicando uma visão mais otimista à vida.

    Se procurarmos agora no dicionário o termo sabedoria, será encontrada uma definição simples: a faculdade das pessoas de agir de maneira sensata, prudente ou correta. Sendo assim, a primeira pergunta que vem à mente é: a inteligência não nos dá a capacidade de nos movimentarmos no nosso dia a dia da mesma maneira? Um QI médio ou alto não nos garante a capacidade de tomar decisões acertadas?

    É claro que sim. Também é claro que quando falamos de inteligência surgem diferentes nuances. Por isso, o tipo de personalidade e a maturidade emocional são fatores que influenciam mais concretamente as realizações das pessoas. Isso também é verdadeiro em relação à capacidade de investir mais ou menos em seu próprio bem-estar e no dos outros.

    Em vista disso, inteligência e sabedoria são dois conceitos interessantes. Assim, poderemos ter uma ideia mais precisa e útil do que realmente são. Afinal, se queremos algo, além de ter um alto QI, é necessário desenvolver uma sabedoria excepcional e moldar uma personalidade virtuosa. Isso vai um passo além do cognitivo e do emocional. “A verdadeira sabedoria está em reconhecer a própria ignorância.” Sócrates.

    Disponível em https:amentemaravilhosa.com.br/inteligencia-e-sabedoria/
  • “Em vista disso, inteligência e sabedoria são dois conceitos interessantes. Assim, poderemos ter uma ideia mais precisa e útil do que realmente são. Afinal, se queremos algo, além de ter um alto QI, é necessário desenvolver uma sabedoria excepcional e moldar uma personalidade virtuosa. Isso vai um passo além do cognitivo e do emocional”.

    Nesse segmento do texto 2, a palavra formada por processo de formação originalmente diferente dos demais é:
  • 17 - Questão 64106 - Direito Notarial e Registral - Direito Notarial e Registral - Nível Superior - Titular de Serviços de Notas e de Registros - TJ SC - IESES - 2019
  • Assinale a alternativa ERRADA referente ao nome civil da pessoa natural:
  • 18 - Questão 64130 - Direito Empresarial e Comercial - Titular de Serviços de Notas e de Registros - Nível Superior - Titular de Serviços de Notas e de Registros - TJ SC - IESES - 2019
  • Alvorada Negócios Imobiliários Ltda tem seu quadro societário composto por 4 sócios: (i) Alvaro que é titular de quotas correspondentes a 70% do capital social; (ii) João, Manoel e Lucas que titularizam quotas correspondentes a 10%, cada um. Lucas, que é administrador da sociedade, realizou vendas de alguns imóveis no exercício regular de gestão dos negócios. Todavia, entenderam os demais sócios que as vendas foram concretizadas por valor bem inferior ao de mercado e que tal conduta favorecia flagrantemente o adquirente, pessoa jurídica que tem como um dos seus sócios o cunhado de Lucas. Com fundamento em tal conduta, Alvaro, João e Manoel decidem excluí-lo da sociedade, chegando a impedir seu acesso à sede da sociedade. Considerando a situação exposta, seria acertado dizer que:

    I. Lucas só poderia ser excluído da sociedade por decisão judicial proferida em ação de dissolução parcial da sociedade, até mesmo para que Lucas tivesse a oportunidade de exercer o contraditório.
    II. Somente na hipótese de exclusão de Alvaro se faria indispensável intervenção judicial para exclusão de sócio por justa causa, mostrando-se, assim, perfeitamente possível a imediata expulsão de Lucas a partir da deliberação de João e Manoel.
    III. Se mostra válida a deliberação dos sócios pela exclusão de Lucas, desde que ele tenha sido cientificado, e oportunizado o direito de defesa, segundo previsto no contrato social.
    IV. A deliberação pela exclusão de Lucas, com alteração do contrato social, deve ser tomada por sócios que representem mais da metade do capital social, não necessitando de maioria qualificada de ¾.

    Analisando as proposições acima, assinale a alternativa correta: 
  • 19 - Questão 14100 - Português - Nível Superior - Assistente Social - TJ SC - FGV - 2015
  • Em manchete de janeiro de 2015, um jornal esportivo dizia o seguinte: “Vasco e Flamengo talvez joguem em São Paulo!”.

    A manchete traz ambiguidade por causa de um problema de construção, identificado como:
  • 20 - Questão 64159 - Direito Administrativo - Nível Superior - Titular de Serviços de Notas e de Registros - TJ SC - IESES - 2019
  • Acerca do processo administrativo é correto afirmar: