Questões de Vestibular

Resolva Questões de Vestibular Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 11 - Questão 54363.   História - História da América - Nível Médio - Vestibular
  • (UFRRJ) Nas décadas de 60 e 70, os Estados Unidos foram responsáveis pelo financiamento de diversas ditaduras militares na América Latina. No Chile, a partir do final da década de 60, as esquerdas formaram a Unidade Popular, que elegeu, pela primeira vez no continente, um presidente socialista escolhido pelo voto. O amplo programa de reformas do presidente Salvador Allende entrou em choque com os interesses das Oligarquias chilenas e dos Estados Unidos. Os EUA passaram a bloquear os créditos externos para o Chile e a CIA começou a financiar greves que paralisaram os setores de transportes e combustíveis. Após este pseudo-caos social, os principais resultados foram:
  • 12 - Questão 54104.   Matemática - Geometria Espacial - Nível Médio - Vestibular
  • (UPF/2009) Um cone reto é obtido pela rotação, em torno do maior cateto, do triângulo retângulo cujos catetos medem 5cm e 12 cm. A área total do referido cone, em π cm2, é:
  • 15 - Questão 25127.   Conhecimentos Específicos - Literatura - Nível Médio - Vestibular - FUVEST - 2015
  •       Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d" África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o lazareto*. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
         Ele é mesmo nosso pai
         e é quem pode nos ajudar...
         Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros
    não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
         Ora, adeus, ó meus filhinhos,
         Qu"eu vou e torno a vortá...
         E numa noite que os atabaques batiam nas
    macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

    Jorge Amado, Capitães da Areia.

    *lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
  • Considere as seguintes afirmações referentes ao texto de Jorge Amado:

    I. Do ponto de vista do excerto, considerado no contexto da obra a que pertence, a religião de origem africana comporta um aspecto de resistência cultural e política.
    II. Fica pressuposta no texto a ideia de que, na época em que se passa a história nele narrada, o Brasil ainda  conservava formas de privação de direitos e de exclusão social advindas do período colonial.
    III. Os contrastes de natureza social, cultural e regional que o texto registra permitem concluir corretamente que o Brasil passou por processos de modernização descompassados e desiguais.

    Está correto o que se afirma em
  • 17 - Questão 54335.   História - Idade Contemporânea - Nível Médio - Vestibular
  • (PUC-SP) O período que separou a Primeira Guerra Mundial da Segunda Guerra Mundial caracteriza-se, entre outras coisas,
  • 18 - Questão 54207.   História - Hístória do Brasil - Nível Médio - Vestibular
  • (FUVEST-SP) O barroco no Brasil foi
  • 19 - Questão 54323.   História - Idade Contemporânea - Nível Médio - Vestibular
  • (Mackenzie-SP) No Japão moderno, o trabalho e a educação são supervalorizados. É normal que um cidadão japonês sinta-se humilhado porque está desempregado, estudou pouco ou, até mesmo, porque mudou de emprego. Os conglomerados industriais e financeiros possuem hino e bandeira e chegam a se constituir como a segunda família de seus empregados. As origens do Japão atual estão ligadas à Era Meiji que corresponde:
  • 20 - Questão 54245.   História - Idade Moderna - Nível Médio - Vestibular
  • (UFPE) Na Idade Moderna, o mercantilismo foi a política econômica: