Questões de Concursos Analista de Política Econômica e Monetária

Resolva Questões de Concursos Analista de Política Econômica e Monetária Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 12 - Questão 21506 - Economia - Nível Superior - Analista de Política Econômica e Monetária - BACEN - CESPE - 2013
  • No que diz respeito à política monetária e à política fiscal, julgue o item subsequente.

    Considere que, em determinado ano, a inflação anual tenha sido de 14%. Nessa situação, de acordo com “a crítica de Lucas”, o crescimento da moeda nominal, a inflação esperada e a inflação efetiva podem ser reduzidas no ano subsequente, sem que haja recessão.
  • 13 - Questão 21505 - Economia - Nível Superior - Analista de Política Econômica e Monetária - BACEN - CESPE - 2013
  • No que diz respeito à política monetária e à política fiscal, julgue o item subsequente.

    Considere que o banco central de determinado país objetive promover a valorização cambial da moeda local, sem provocar impactos indesejáveis no mercado interno, mantendo constantes as demais variáveis econômicas não afetadas diretamente pela atuação do banco central. Nessa situação, o banco central poderá atuar no mercado de câmbio, vendendo determinado montante de suas reservas cambiais e comprando o montante equivalente de sua própria moeda, desde que compre títulos no mercado aberto interno em valor correspondente à operação cambial.
  • 14 - Questão 21504 - Economia - Nível Superior - Analista de Política Econômica e Monetária - BACEN - CESPE - 2013
  • No que diz respeito à política monetária e à política fiscal, julgue o item subsequente.

    O superávit primário, como proporção do PIB requerida para estabilizar a relação entre a dívida pública e o PIB, é uma função direta da relação entre a dívida pública/PIB e a taxa de juros e, ainda, uma função inversa do crescimento real da economia, para certa taxa de inflação e de senhoriagem.
  • 17 - Questão 21501 - Economia - Nível Superior - Analista de Política Econômica e Monetária - BACEN - CESPE - 2013
  • Julgue o item abaixo, a respeito das hipóteses do modelo de Black-Scholes-Merton.

    Com base nas hipóteses de construção do modelo Black-Scholes-Merton, é correto afirmar que a transação do ativo financeiro ocorre em tempo contínuo, sem possibilidade de arbitragem e de pagamento dos dividendos durante o tempo de vida da opção de investimento.
  • 19 - Questão 21499 - Economia - Nível Superior - Analista de Política Econômica e Monetária - BACEN - CESPE - 2013
  • No que se refere aos aspectos regulatórios e de cálculo relacionados aos riscos de crédito, liquidez e cambial, julgue o item a seguir.

    Na estimação da alocação de capital por meio do VaR paramétrico, se as condições de mercado se movimentam de uma situação de baixa volatilidade para outra de maior volatilidade relativa, então o capital alocado apresentará viés, sendo insuficiente para atender as condições do regulador.