Explore questões

Questões de Concursos Arquiteto Urbanista

Resolva Questões de Concursos Arquiteto Urbanista Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 11 - Questão 16069 - Arquitetura - Nível Superior - Arquiteto Urbanista - Prefeitura de Florianópolis SC - FGV - 2014
  • Considerando-se que o solo age como uma superfície em que parte do som é absorvida e outra, refletida, alguns perfis topográficos se destacam como representativos das situações básicas ocorridas no entorno urbano: os perfis, plano; convexo e côncavo. Com relação a cada um desses perfis, analise as afirmativas a seguir.

    I. Para o perfil plano, a distribuição sonora tende a ser mais homogênea, porque o solo age como elemento refletor, conforme o tipo de cobertura, facilitando a chegada do som direto e refletido ao receptor.
    II. No perfil convexo, sua atuação como espelho refletor propicia a concentração sonora e, dependendo da curvatura, os raios são convergidos, possibilitando a sobreposição de sons.
    III. No caso do perfil côncavo do solo, o som se distribui diferencialmente, gerando duas regiões distintas; a região de reflexão acústica e a região de sombra acústica.

    Está correto o que se afirma em:
  • 12 - Questão 16068 - Conhecimentos Específicos - Nível Superior - Arquiteto Urbanista - Prefeitura de Florianópolis SC - FGV - 2014
  • O arquiteto e urbanista Vicente Del Rio propôs um enfoque metodológico no âmbito do desenho urbano, a partir da hipótese básica de esferas de vivência, classificadas como: 1. análise visual; 2. percepção do meio ambiente; 3. comportamento ambiental e 4. morfologia urbana.

    Correlacione cada classificação com seu respectivo objetivo:

    (  ) compreender a lógica da formação, evolução e transformação dos elementos urbanos e de sua interrelações, possibilitando a identificação cultural e social para a cidade;
    (  ) buscar através de uma compreensão das mensagens, dos relacionamentos e das emoções que nos transmitem, a lógica condicionada das qualidades estéticas urbanas;
    (  ) desenvolver uma compreensão sistemática e científica da visão de dentro para fora, para complementar o enfoque científico mais tradicional ou externo;
    (  ) informar sobre a dimensão urbana, através dos espaços imediatos aos conjuntos edificados e às praças ou ruas, para ajudar a compreender a cidade.

    A sequência correta é:
  • 13 - Questão 16067 - Conhecimentos Específicos - Nível Superior - Arquiteto Urbanista - Prefeitura de Florianópolis SC - FGV - 2014
  • De acordo com a NBR9050:2004, os rebaixamentos de calçadas para travessia construídos na direção do fluxo de pedestres deverão atender à seguinte prescrição:
  • 14 - Questão 16066 - Conhecimentos Específicos - Nível Superior - Arquiteto Urbanista - Prefeitura de Florianópolis SC - FGV - 2014
  • Uma das especificações para a construção de rampa em rotas acessíveis, estabelecida pela NBR9050:2004, que rege a acessibilidade a edificações, mobiliários, espaços e equipamentos urbanos é:
  • 15 - Questão 16065 - Conhecimentos Específicos - Nível Superior - Arquiteto Urbanista - Prefeitura de Florianópolis SC - FGV - 2014
  • Um tipo de área considerada, pela Lei no 16.342, de 21/01/2014, como APP – área de Preservação Permanente, em zonas rurais ou urbanas não consolidadas, é constituído por áreas:
  • 16 - Questão 16064 - Conhecimentos Específicos - Nível Superior - Arquiteto Urbanista - Prefeitura de Florianópolis SC - FGV - 2014
  • A Lei no 16.342, de 21/01/2014, que altera a Lei que institui o Código Estadual do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina, estabelece que “a recuperação ambiental constitui toda e qualquer ação que vise mitigar os danos ambientais causados, que compreendam, dependendo das peculiaridades do dano e do bem atingido”, determinadas modalidades. A modalidade reabilitação consiste na:
  • 17 - Questão 16063 - Conhecimentos Específicos - Nível Superior - Arquiteto Urbanista - Prefeitura de Florianópolis SC - FGV - 2014
  • De acordo com a Lei Complementar nº 482, de 17 de janeiro de 2014, que institui o Plano Diretor do Município de Florianópolis, no que se refere à Estratégia e às Políticas de Mobilidade e Acessibilidade, analise as afirmativas a seguir, considerando V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).

    ( ) O Município implementará políticas de desenvolvimento do transporte individual.
    ( ) O Município implementará políticas de reestruturação da malha viária, incluindo as ações de melhoria de fluxos.
    ( ) O Município implementará políticas de incremento da mobilidade com base na autopropulsão de pedestres e ciclistas.

    A sequência correta é:
  • 18 - Questão 16062 - Conhecimentos Específicos - Nível Superior - Arquiteto Urbanista - Prefeitura de Florianópolis SC - FGV - 2014
  • Com relação à Lei Complementar nº 006, de 28 de agosto de 2000, que institui o Código de Obras e Edificações de Florianópolis e dá outras providências, analise as afirmativas a seguir:

    I - A Prefeitura licenciará e fiscalizará a execução, utilização e manutenção das condições de estabilidade, segurança e salubridade das obras, edificações e equipamentos, responsabilizando-se por qualquer sinistro ou acidente decorrente de deficiências dos projetos, execução ou utilização.

    II - As obras de construção, reconstrução, ampliação, reforma, trasladação e demolição de qualquer edificação, ou alteração de uso, e ainda as obras de movimento de terra, como cortes, escavações e aterros, deve ter seu projeto aprovado e/ou licenciamento da obra pela Prefeitura.

    III - Concluída a construção, modificação ou acréscimo, a edificação só poderá ser utilizada após a obtenção do habite-se junto à municipalidade.

    Está correto o que se afirma em:
  • 20 - Questão 16060 - Conhecimentos Específicos - Legislação Municipal - Nível Superior - Arquiteto Urbanista - Prefeitura de Florianópolis SC - FGV - 2014
  • Em relação às licenças previstas no Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Florianópolis, é correto afirmar que: