Questões de Concursos Conselheiro Tutelar

Resolva Questões de Concursos Conselheiro Tutelar Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 14 - Questão 36656 - Direitos Humanos - Conhecimentos sobre Cidadania - Nível Superior - Conselheiro Tutelar - Prefeitura de Cravinhos SP - ASSESSORARTE - 2012
  • Consta dos estudos referentes à cidadania que ela é um referencial de conquista da humanidade, através daqueles que sempre lutam por mais direitos, maior liberdade, melhores garantias individuais e coletivas, e não se conformam frente às dominações arrogantes, seja do próprio Estado ou de outras instituições ou pessoas que não desistem de privilégios. Sendo assim, podemos afirmar que a cidadania:
  • 15 - Questão 36655 - Noções de Ética - Nível Superior - Conselheiro Tutelar - Prefeitura de Cravinhos SP - ASSESSORARTE - 2012
  • A maioria da população mundial continua a passar graves carências alimentares. Todos os anos morrem milhões de pessoas por subnutrição. Na hora de tomar uma decisão, cada um de nós, hierarquiza os valores de forma muito  diversa. Decidir tirar essa maioria destas condições corresponde a:
  • 16 - Questão 36654 - Noções de Ética - Nível Superior - Conselheiro Tutelar - Prefeitura de Cravinhos SP - ASSESSORARTE - 2012
  • A ética desperta muito interesse nos dias atuais, sobretudo porque diz respeito diretamente à nossa experiência cotidiana, levando-nos a uma reflexão sobre:
  • 17 - Questão 36653 - Noções de Ética - Nível Superior - Conselheiro Tutelar - Prefeitura de Cravinhos SP - ASSESSORARTE - 2012
  • Na prática, nos dias de hoje, verifica-se o poder político sujeito às pressões do poder econômico, em colisão com os direitos da cidadania e das condições de vida livre, saudável e digna mostrando:
  • 19 - Questão 36651 - Noções de Ética - Nível Superior - Conselheiro Tutelar - Prefeitura de Cravinhos SP - ASSESSORARTE - 2012
  • Do ponto de vista da Filosofia, a Ética:

    I - é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos;
    II - embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social;
    III - é a moral de um povo e de determinada cultura;
    IV - implica em um exame dos hábitos da espécie humana.
     
    Assinale a alternativa correta
  • 20 - Questão 36650 - Português - Nível Superior - Conselheiro Tutelar - Prefeitura de Cravinhos SP - ASSESSORARTE - 2012
  • Trabalho em Equipe
    Por Gabriela E. Possolli Vesce

        Estudos históricos não trazem dados que possam comprovar a origem da ideia de congregar pessoas, grupos  visando alcançar um objetivo comum. Porém pode-se afirmar que a prática do trabalho em equipe já existe há muito tempo. A partir do momento em que a humanidade começou a raciocinar sobre os processos de trabalho e passou a ponderar sobre as vantagens de se trabalhar em conjunto, inicia-se a estruturação de princípios para organizar o que hoje chamamos de trabalho em equipe. Desse modo, pode-se conceituar trabalho em equipe como sendo uma estratégia racional de organização criada para aprimorar a efetividade do trabalho e aumentar o contentamento do homem com o seu trabalho.
        A realização de trabalhos em equipe é cada vez mais valorizada, tanto em contexto de educação formal como na vida profissional. O trabalho em equipe ativa a criatividade e em grande parte das vezes produz resultados melhores do que o trabalho individual, isso quando sabe-se integrar, em caráter de complementaridade, as habilidades dos integrantes do grupo.
        Para fazer um trabalho em equipe é preciso ter paciência, uma vez que nem sempre é fácil entrar num acordo diante de opiniões diferentes. Desse modo, é essencial expor os posicionamentos de cada um de maneira moderada, procurando ouvir com boa vontade o que os outros querem expressar. É possível que surjam conflitos entre os componentes da equipe, porém é muito importante “ser profissional”, não deixando que isso impeça ou influencie negativamente no trabalho a ser realizado.
        Para que o trabalho em equipe faça sentido é preciso saber o que deve ser feito em conjunto e o que cada um pode fazer separadamente. Saber dividir tarefas é essencial, não partindo do princípio de que se é o único que sabe realizar uma determinada tarefa.
        Compartilhar informações e responsabilidades está diretamente ligado ao sucesso do trabalho, desse modo, cada integrante do grupo deve saber dar o melhor de si e ao mesmo tempo ajudar aos outros.
        Ao se realizar uma atividade em que várias pessoas trabalham juntas, é comum o surgimento de uma inclinação para a dispersão. Para que isso não ocorra, o planejamento e a organização são essenciais para que o trabalho em equipe seja produtivo. Durante o processo de produção deve-se constantemente fazer uma verificação entre os objetivos a que o grupo se propôs e o que está sendo alcançado.
        O trabalho em equipe também pode ser visto como uma oportunidade de socialização, pois acaba sendo um contexto de convivência em que as pessoas podem se conhecer e aprender juntas.

    (http://www.infoescola.com/educacao - Acesso em 15/09/12)
  • Na frase: “O trabalho em equipe também pode ser visto como uma oportunidade de socialização, pois acaba sendo um contexto de convivência em que as pessoas podem se conhecer e aprender juntas.” – a palavra em destaque é sinônimo de: