Questões de Concursos Residência Médica

Resolva Questões de Concursos Públicos Grátis Residência Médica . Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

Paciente de 40 anos de idade submeteu-se à cirurgia de Wertheim-Meigs devido a carcinoma espinocelular do colo do útero, estadio FIGO Ib1, com preservação de ovários. O resultado anatomopatológico evidenciou, além do tumor cervical de 3 cm, infiltração de paramétrios laterais com margens cirúrgicas vaginais livres. Qual a conduta subsequente?
A respeito da aquisição da marcha e equilíbrio, qual a alternativa correta?
As cardiopatias congênitas representam as principais malformações congênitas na atualidade. As síndromes genéticas predispõem o embrião humano às malformações congênitas. O defeito do septo atrioventricular (DSAV) e a coarctação da aorta são defeitos característicos das seguintes síndromes genéticas, respectivamente:
Escolar do sexo feminino, sete anos de idade, apresenta atraso no desenvolvimento da fala, disfagia e epilepsia. Ao exame neurológico evidenciada síndrome pseudobulbar. A avaliação do quociente de inteligência resultou em 60. Qual o provável diagnóstico?
Cirurgião apresentou lesão pérfuro-cortante com agulha de fio de sutura durante ato operatório. Houve transfixação da luva. A conduta é avaliação dos fatores de risco do paciente, coleta de sangue do paciente e do médico e acompanhamento ambulatorial
Paciente de 26 anos de idade com queixa de caroço doloroso na região inguinal direita há um dia. Refere que antes do aparecimento desse caroço, notou uma “feridinha” na vulva que desapareceu sozinha. Ao exame físico, presença de linfoadenomegalia na região inguinal direita, com sinais flogísticos e um ponto de flutuação. Órgãos genitais externos sem outras lesões. Qual é o agente etiológico?
Mulher de 22 anos de idade com fratura de tíbia após acidente automobilístico, evolui durante a internação hospitalar com trombose venosa profunda. A paciente não vinha em uso de nenhuma medicação e não tem história familiar ou pessoal de TVP/TEP. A investigação para síndrome de hipercoagulabilidade mostrou-se negativa. Após a correção da fratura e início de anticoagulação, qual deve ser a duração da anticoagulação?
Tem grau de recomendação "A" (Recomenda-se que se ofereça o serviço, pois existe extrema certeza de que o benefício é substancial.) pelo United States Preventive Services Task Force (2010) e Ministério da Saúde do Brasil (2013) o rastreamento de
A bossa carpometacarpal está relacionada a inserção do tendão do músculo
Um lactente de 2 meses é trazido ao Pronto Socorro pela mãe devido ao quadro de choro intenso. Ela relata que a criança rolou da cama e caiu no chão. A tomografia de crânio revela hematomas subdurais e no exame físico observa hemorragia retiniana bilateral. Qual a hipótese diagnóstica?