Questões de Enfermagem para Concursos

Resolva Questões de Enfermagem para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 11 - Questão 61328 - Enfermagem - Tuberculose - Nível Superior - Enfermeiro - DEPEN - CESPE - 2015
  • Julgue o próximo item com relação às ações de vigilância epidemiológica voltadas a tuberculose.

    Um sistema de informação confiável é a base essencial da vigilância e do controle da tuberculose, tanto do ponto de vista epidemiológico quanto operacional.
  • 12 - Questão 40507 - Enfermagem - Nível Médio - Enfermeiro - FHS SE - CESPE - 2009
  • A enfermagem de emergência deve estar preparada para estabelecer prioridades, trabalhar de forma integrada com as equipes internas e externas de atendimento pré-hospitalar, monitorar e avaliar continuamente principalmente os pacientes agudamente doentes, supervisionar a equipe de saúde e ensinar os pacientes e famílias acerca dos cuidados em situações de risco de morte. Acerca dos cuidados e intervenções em situação de pronto-atendimento, julgue o item a seguir.

    Os cuidados a vítima de inalação de gases tóxicos incluem a remoção da vítima do local onde ocorreu a inalação e a administração de oxigênio.
  • 13 - Questão 58377 - Enfermagem - Calendário Vacinal - Nível Médio
  • Um surto de sarampo no Brooklyn, principalmente entre crianças judias ortodoxas, fez com que a cidade de Nova York declarasse uma emergência de saúde pública nesta terça -feira (9 de abril), exigindo que moradores não vacinados das áreas afetadas tomem a vacina ou paguem multas. O maior surto do vírus, antes praticamente erradicado na cidade desde 1991, está basicamente contido na comunidade judaica ortodoxa do bairro de Williamsbu rg, com 285 casos confirmados desde outubro, disse o prefeito Bill de Blasio em coletiva de imprensa. O número representa um salto acentuado dos apenas dois casos registrados em todo o ano de 2017. O surto faz parte de um reaparecimento mais amplo do vírus nos Estados Unidos, com 465 casos registrados em 19 estados até agora neste ano, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA.

    Disponível em: https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2019/04/09/nova-york-declara-emergencia-devido-asurto-de-sarampo.ghtml. Acesso em: Acesso em: 04 abr. 2019. 

    Apesar dos grandes avanços obtidos, os surtos de sarampo continuam ocorrendo mesmo em países que apresentam alta cobertura vacinal e, dentre os obstáculos à eliminação do sarampo nas Américas, a Organização Mundial da Saúde destaca:
  • 14 - Questão 1929 - Enfermagem - Nível Superior - Analista Judiciário - TRF - FCC - 2010
  • Ao supervisionar as ações do aplicador da sala de vacinas, o enfermeiro deve considerar que, de uma maneira geral,
  • 16 - Questão 58832 - Enfermagem - Cuidados de Enfermagem - Nível Médio - CESPE
  • Julgue o seguinte item, relativo à assistência em enfermagem de pacientes com disfunções musculoesqueléticas.

    Em pacientes submetidos à amputação, a dor cirúrgica pode ser efetivamente controlada com analgésicos opioides, prescrições não farmacêuticas ou evacuação do hematoma ou do líquido acumulado.
  • 17 - Questão 47714 - Enfermagem - Nível Médio - Agente de Saúde - Prefeitura de Bom Retiro SC - 2014
  • O Agente de Saúde por meio de uma visita domiciliar deve ser capaz de perceber os problemas, fazer amizades, conhecer novas pessoas, entretanto, o ACS não será capaz de:
  • 18 - Questão 58332 - Enfermagem - Medicação Intramuscular - Nível Médio
  • A administração de fármacos por via intramuscular (IM) é um procedimento realizado com frequência nos serviços de saúde e deve seguir algumas técnicas para a obtenção de resultados adequados. Sobre a aplicação de fármacos por essa via em adultos, é correto afirmar que:
  • 19 - Questão 40485 - Enfermagem - Nível Médio - Enfermeiro - FHS SE - CESPE - 2009
  • Uma mulher de 84 anos de idade iniciou quadro gradativo de esquecimento e perda de memória. Houve perda da capacidade de reconhecimento de familiares, e, após alguns meses, foi diagnosticada doença de Alzheimer, com uso regular de medicamentos para depressão; aos poucos, foi-se tornando cada vez mais dependente de ajuda de terceiros. Deu entrada em um pronto-socorro, acompanhada da filha, apresentando dificuldades respiratórias com quadro de pneumonia grave; está desorientada, agitada, repetindo frases e usando fralda, devido a incontinência urinária. A paciente tem certa limitação motora, mas, com ajuda, consegue deambular. Apresenta picos febris diários e a pele dela encontra-se seca.

    Considerando a assistência de enfermagem no caso hipotético acima, julgue o item.

    Devem-se oferecer líquidos orais para fluidificar as secreções respiratórias e controlar as infusões venosas prescritas, a fim de repor o volume de sangue circulante e melhorar a hidratação da paciente.
  • 20 - Questão 59560 - Enfermagem - Nível Superior - Enfermeiro - EBSERH - CESPE - 2018
  • A respeito da assistência à criança sadia, julgue o item que segue.

    A Organização Mundial de Saúde e o Ministério da Saúde recomendam que o aleitamento materno seja exclusivo nos primeiros seis meses de vida do bebê e complementado até os dois anos de vida ou mais.