Questões de Pedagogia para Concursos

Resolva Questões de Pedagogia para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 11 - Questão 30047.   Pedagogia - Nível Superior - Pedagogo - CONDER - FGV - 2013
  • Guiomar Namo de Mello (2003), no livro Magistério de 1º grau,   apresenta uma discussão acerca do fracasso escolar da criança “carente" e suas razões, concluindo que as razões do fracasso encontram‐se divididas em fatores intra e extra‐escolares.

    Na pesquisa que fez com professores, revela que, em média, os docentes apresentam três respostas para explicar o fracasso dos alunos “carentes":

    1) responsabilidade da escola;
    2) culpa da vítima;
    3) responsabilidade da pobreza e do desinteresse da família.

    Assinale a alternativa que apresenta apenas causas relacionadas à resposta 2.
  • 12 - Questão 57044.   Pedagogia - Interdisciplinaridade e Contextualização - Nível Médio - CESPE
  • Um projeto educativo calcado na perspectiva de interdisciplinaridade envolve a necessidade, no campo científico e pedagógico, de superação da visão fragmentada da produção de conhecimento e de articulação entre as inúmeras partes que compõem os conhecimentos da humanidade.
  • 13 - Questão 57683.   Pedagogia - A Pesquisa Qualitativa e o Trabalho Educativo - Nível Médio
  • A pesquisa educacional compreende investigação em diferentes disciplinas e áreas do conhecimento e refere-se à coleta e compilação de informações necessárias para tomar decisões a respeito da estrutura da educação. Envolve estudos sobre como ocorre a aprendizagem, como as instituições de ensino funcionam, como os professores ensinam, como os contextos culturais e econômicos influenciam a educação. Os resultados de tais pesquisas fornecem subsídios importantes que permitam definir novas práticas e políticas educacionais. Assinale a alternativa correta com relação à pesquisa em educação.
  • 15 - Questão 57105.   Pedagogia - PCNs: Parâmetros Curriculares Nacionais e Temas Transversais - Nível Médio
  • A avaliação prevista nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) é compreendida como:
  • 16 - Questão 57238.   Pedagogia - Tendências Pedagógicas - Nível Médio
  • As transformações do cenário histórico da educação brasileira atingem todos os sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Mesmo que possuam suas características próprias, podemos ponderar que o cotidiano escolar é permeado pelas tendências pedagógicas. As quais, nenhuma dessas correntes esgotou-se, pois de certo modo estão articuladas às práticas educativas até hoje. Ao analisar sobre as tendências pedagógicas, tais reflexões nos apresentam um vasto campo de relações com a didática, com a prática pedagógica e docente no contexto educativo nas escolas. Tão logo o professor busca nos métodos de ensino concepções para a construção tanto do ensino quanto da aprendizagem. (LIBÂNEO, 1994).

    De acordo com o excerto apresentado acima sobre as tendências pedagógicas, relacione a primeira coluna com a segunda coluna, correspondente com o que cada tendência apresenta sobre os métodos de ensino: 

    I - Escola nova.
    II - Tecnicista.
    III - Libertadora.
    IV - Histórico-crítica.

    ( ) Valorização do aspecto psicológico (tentativa experimental, teste de inteligência). Pesquisa, descoberta, desenvolvimento mental. As técnicas de ensino utilizadas exigem o uso de muitos recursos didáticos.
    ( ) Técnicas, instruções, programa sequencial. Não se preocupa com o processo mental do aluno, mas sim com o produto desejado. Modeladora do comportamento humano. Discussões, reflexões e debates são desnecessários.
    ( ) Grupo de discussão, professor animador, temas geradores, problematização, saber popular, método ativo, dialogal e crítico. O conhecimento considerado mais importante é o que resulta das experiências vividas no grupo.
    ( ) Coerente à significação humana social.

    Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de cima para baixo: 
  • 17 - Questão 10022.   Pedagogia - Nível Superior - Supervisor Escolar - SEE SP - CETRO - 2008
  • Oliveira (2003), analisando a relação entre educação e planejamento como determinante na concepção da escola como núcleo da gestão educacional, afirma, entre outras, a idéia de que, a partir da década de 90,
  • 19 - Questão 10068.   Pedagogia - Nível Superior - Supervisor Escolar - SEE SP - CETRO - 2008
  • No processo de formação dos professores, há múltiplas facetas e prioridades e, de acordo com Sacristán (2000), algumas dessas prioridades são consideradas indispensáveis. Estas serão atendidas quando o processo de formação continuada dos professores estiver voltado para

    I. dotá-los de um saber nos níveis e nas áreas do currículo que vão desenvolver, oferecendo alternativas práticas diversas.
    II. ajudá-los a estabelecer uma fundamentação desses saberes práticos para justificar e analisar sua prática, em função da coerência das tarefas que realiza com um determinado modelo educativo e com o conhecimento aceito como válido num dado momento.
    III. ajudá-los a desenvolver a capacidade de analisar e questionar as condições que delimitam as práticas institucionalmente estabelecidas, analisando seus pressupostos e promovendo alternativas mais de acordo com modelos educativos adequados às necessidades dos alunos.
    IV. promovê-los funcionalmente, levando-os à especialização em área curricular demandada pelo sistema de ensino.

    Está de acordo com o autor o contido em
  • 20 - Questão 57587.   Pedagogia - O Processo de Socialização - Nível Médio
  • Analise o texto abaixo: A instituição de educação infantil deve tornar acessível a todas as crianças que a frequentam, indiscriminadamente, elementos......(1)..... que enriquecem o seu desenvolvimento ......(2)......

    Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas numeradas do texto.