Questões de Pedagogia para Concursos

Resolva Questões de Pedagogia para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 11 - Questão 58947 - Pedagogia - Nível Médio - Cuidador - SEDUC RO - IBADE - 2016
  • A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que avança em relação à ideia de equidade formal ao contextualizar a produção da exclusão dentro e fora da escola e que tem como valores inseparáveis:
  • 12 - Questão 57352 - Pedagogia - Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador - Nível Médio
  • Ao afirmamos que “nossas crianças têm direito à brincadeira” significa desconsiderar que:
  • 13 - Questão 56868 - Pedagogia - A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem - Nível Médio
  • Segundo Travaglia (2003), o ensino de língua portuguesa nas escolas brasileiras foi, durante muito tempo, baseado na concepção de aplicação das normas ditadas pela gramática da língua culta e amparado nos renomados autores de textos literários. Após a publicação dos PCNs de Língua Portuguesa, no entanto, constatou-se a existência de outras “gramáticas”, que começaram a ser adotadas nas salas de aula de Português. Partindo dessa constatação, numere a coluna da direita, relacionando o tipo de gramática à definição correspondente elaborada por Travaglia (2003).

    1. Gramática de uso.
    2. Gramática reflexiva.
    3. Gramática teórica.
    4. Gramática normativa.  

    ( ) É explícita e expõe uma sistematização a respeito da língua.
    ( ) É de bom uso da língua, para falar e escrever bem.
    ( ) É não consciente, implícita e liga-se à gramática internalizada do falante.
    ( ) É de explicitação e surge com base no conhecimento intuitivo dos mecanismos da língua. 

    Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo. 
  • 14 - Questão 56909 - Pedagogia - Gestão da Aprendizagem - Nível Médio - CESPE
  • No que se refere ao planejamento e aos seus elementos constitutivos (objetivos e conteúdos de ensino; métodos e estratégias; multimídia educativa e avaliação educacional), julgue o item que se segue.

    A tipologia dos conteúdos defende que para que os conteúdos a serem ensinados em sala de aula se diferenciem da forma tradicional, é preciso pensar em um conjunto de aprendizagens que sejam designadas como factuais, conceituais, procedimentais e atitudinais. Os conteúdos conceituais relacionam-se com conceitos propriamente ditos e referem-se ao conjunto de fatos, objetos ou símbolos que possuem características comuns.
  • 15 - Questão 57520 - Pedagogia - A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil - Nível Médio
  • Considerando que o ambiente das instituições de educação infantil deve favorecer o desenvolvimento da criança, é correto afirmar que o ambiente estruturado para a criança deveria promover:

    1. a identidade pessoal.
    2. evitar o contato social, mantendo-se a privacidade.
    3. desenvolvimento de competências.
    4. oportunidades para o crescimento.
    5. transmitir sensações de confiança e segurança.

    Estão corretos apenas:
  • 16 - Questão 57024 - Pedagogia - Teorias e Práticas da Língua - Nível Médio
  • Teoricamente, existem três modelos básicos de leitura em nível de cognição: modelo ascendente, modelo descendente e modelo interativo, sendo este último uma combinação dos dois primeiros. Com base nesse pressuposto, considere a seguinte proposição de atividade de leitura:

    Em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, a professora de Língua Portuguesa trabalha a leitura de uma carta de leitor por etapas. Em primeiro lugar, ela pede que os alunos estejam atentos ao nome do autor e ao título da referida carta e façam previsões sobre o conteúdo a ser abordado ao longo do texto. Na sequência, pede que os alunos façam uma leitura pausada, atenta e silenciosa da carta, e que grifem todas as palavras cujos significados desconhecem. Por fim, a professora pede que eles, com base em seu conhecimento prévio sobre o tema e nas atividades realizadas anteriormente, confirmem, refutem ou reformulem as hipóteses já feitas e busquem um sentido para o texto.

    Com base nessa situação de sala de aula e nas teorias de leitura no ensino da língua materna, os modelos de leitura adotados pelo professor em sua sala de aula foram, respectivamente: 
  • 18 - Questão 45703 - Pedagogia - Nível Superior - Professor de Língua Espanhola - SEDF - QUADRIX - 2017
  • A organização didático-pedagógica pode ser entendida como o conjunto de decisões coletivas que orientam a realização das atividades escolares, visando garantir o processo pedagógico da escola. Acerca desse assunto, julgue o item que se segue. 

    A organização didático‐pedagógica da escola é o único instrumento orientador da construção do conhecimento em sala de aula que deve contemplar ações que permitam aos estudantes recriarem suas aprendizagens e se adaptarem às constantes mudanças do mundo atual.
  • 19 - Questão 51599 - Pedagogia - Legislação da Educação - Nível Médio - Supervisor Escolar - SED SC - ACAFE - 2017
  • Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, destacam-se três grandes eixos diretamente relacionados à construção do projeto pedagógico. Esses eixos são, exceto:

    Fonte: Progestão: como promover a construção coletiva do projeto pedagógico da escola? - na página 15. 
  • 20 - Questão 57586 - Pedagogia - O Processo de Socialização - Nível Médio
  • A noção de “socialização” guarda estreitas relações com a educação escolar e não escolar e pode ser entendida como