Questões de Concursos CEV UFMT

Resolva Questões de Concursos CEV UFMT Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 12 - Questão 32244.   Direito Administrativo - Nível Fundamental - Auxiliar do Serviço de Trânsito - Detran MT - CEV UFMT - 2015
  • A posse e a conquista da estabilidade em cargo público na Administração Pública dependem do cumprimento prévio de uma série de formalidades previstas na Constituição Federal Brasileira. Sobre o assunto, analise as afirmativas.

    I - São estáveis, após três anos de efetivo exercício, os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.
    II - O servidor público estável poderá perder o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado.
    III - O servidor em estágio probatório passará por avaliações de desempenho, que poderão resultar em exoneração.
    IV - Se o cargo público em que o servidor inicialmente tomou posse for extinto, este será exonerado da Administração.

    Estão corretas as afirmativas 
  • 13 - Questão 32241.   Conhecimentos Específicos - História e Geografia de Estados e Municípios - Nível Fundamental - Auxiliar do Serviço de Trânsito - Detran MT - CEV UFMT - 2015
  • As áreas urbanas do estado de Mato Grosso se consolidaram de diferentes formas durante o processo de expansão da fronteira agrícola. Sobre o assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

    ( ) Até o início dos anos 1970, o perímetro urbano de Cuiabá não tinha sofrido alterações significativas; apenas nas décadas seguintes, e para suportar a explosão demográfica e a pressão da população residente e migrante, o poder público delimitou áreas urbanas e de expansão.
    ( ) A transformação do aspecto urbano de Várzea Grande, nos anos 1970 e 1980, foi possível em face da disponibilização de lotes urbanos, antigas terras devolutas municipais e do aumento do número de loteamentos.
    ( ) Cáceres se destacou durante os anos 80 do século XX, pelos avanços na produção de grãos na fronteira agrícola e pelo expressivo aumento da área urbana, o que acarretou demandas na infraestrutura como saneamento básico e habitação.

    Assinale a sequência correta.  
  • 14 - Questão 32237.   Conhecimentos Específicos - História e Geografia do Estado do Mato Grosso - Nível Fundamental - Auxiliar do Serviço de Trânsito - Detran MT - CEV UFMT - 2015
  • Pela forma como se deu o crescimento econômico e demográfico de Mato Grosso no século XX, surgiu a situação inusitada de existirem duas regiões distintas no mesmo Estado, com pouca articulação econômica entre si e “duas capitais”, dificultando as relações políticas internas e extravasando para o cenário nacional.

    (ARAUJO, V. de C. Paz sob fogo cerrado. (1945-2002). Cuiabá: EdUFMT, 2012.)

    O problema de que trata o texto foi enfrentado por grupos políticos de Mato Grosso e por agências federais em meados da década de 70 do século XX. Como consequência, ocorreu
  • 15 - Questão 32246.   Conhecimentos Específicos - Estatuto dos Servidores Públicos do Estado de Mato Grosso - Nível Fundamental - Auxiliar do Serviço de Trânsito - Detran MT - CEV UFMT - 2015
  • Conforme dispõe a Lei Complementar Estadual N.º 04/1990 acerca da posse em cargo público, assinale a afirmativa correta. 
  • 18 - Questão 32239.   Conhecimentos Específicos - História e Geografia de Estados e Municípios - Nível Fundamental - Auxiliar do Serviço de Trânsito - Detran MT - CEV UFMT - 2015
  • Sobre aspectos da Geografia Física do estado de Mato Grosso, assinale a afirmativa INCORRETA
  • 19 - Questão 32253.   Legislação de Trânsito - Normas Gerais de Circulação e Conduta - Nível Fundamental - Auxiliar do Serviço de Trânsito - Detran MT - CEV UFMT - 2015
  • Sobre a conduta do condutor, conforme dispõe a Lei N.º 9.503/1997, Código de Trânsito Brasileiro (CTB), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

    ( ) O condutor deverá, a todo o momento, ter domínio de seu veículo, dirigindo-o com atenção e cuidados indispensáveis à segurança do trânsito.
    ( ) Todo condutor, ao efetuar a ultrapassagem, deverá indicar com antecedência a manobra pretendida, acionando a luz indicadora de direção do veículo ou por meio de gesto convencional de braço.
    ( ) O condutor manterá acesos os faróis do veículo, utilizando luz alta durante a noite e, durante o dia, nos túneis providos de iluminação pública.
    ( ) O condutor de veículo não poderá usar a buzina para fazer as advertências necessárias a fim de evitar acidentes.
    ( ) O condutor não deverá abrir a porta do veículo, deixá-la aberta sem antes se certificar de que isso não constitui perigo para ele e para outros usuários da via.

    Assinale a sequência correta. 
  • 20 - Questão 32250.   Legislação Estadual - Legislação Estadual do Mato Grosso do Sul - Nível Fundamental - Auxiliar do Serviço de Trânsito - Detran MT - CEV UFMT - 2015
  • Conforme dispõe a Lei Complementar Estadual N.º 537/2014, assinale a afirmativa correta.